.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

“EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO.”Olívia Coutinho


 Dia 18 Dezembro de 2019
 Evangelho de Mt1,18-24
O tempo se estreita e o nosso coração se alarga para acolher Jesus, que já está no meio de nós, mas que às vezes não o acolhemos como devíamos, não damos abertura  para Ele entrar na nossa vida! 
O Natal é de Jesus, mas a festa é de todos, é a festa da vida que será tanto maior quanto melhor, para aquele que preparou ao longo destes dias se espelhando em Maria que tão bem preparou para que o Natal do seu Filho  acontecesse na vida de todos. 
Mais do que uma festa em que partilhamos presentes, o Natal é a presença de Jesus em nós, sem Ele, não existe Natal!. 
O amor grandioso do Pai ultrapassou todos os limites, Deus se fez homem para resgatar o próprio homem, para trazê-lo  de volta ao seu convívio.
É através do próprio humano que Deus age em favor do humano! Foi vestindo da fragilidade humana, que Jesus  ensinou o humano, a ser forte! 
Em todos os anos, o Natal em si, é sempre o mesmo, novo, diferente, deve ser as nossas atitudes, o nosso olhar para a face humana de Jesus, estampada no rosto desfigurado de tantos irmãos esquecidos às margens do caminho. 
Deus se revelou na pessoa de Jesus, Jesus é modelo de humildade, do amor perfeito, Ele é o amor que une que promove que liberta, Ele é o amor que salva! 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, fala-nos da origem de Jesus, de uma história de amor que começou com o “sim” de Maria e que deu continuidade com a significante colaboração de José, um carpinteiro, que abriu mão de uma vida tranquila na  pacata na cidade de Nazaré, para assumir o grande desafio: ser  o pai adotivo  do Filho de Deus! 
A história de Jesus, o seu nascimento, não está distante da nossa história, afinal, Jesus, o Deus que se fez homem, nasceu de uma mulher, viveu numa família,  passou pelas mesmas  dificuldades que muitos de nós passamos. 
Olhando para Maria, a Mãe de Jesus, podemos ver uma mulher cheia de graça, uma jovem que abriu mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus! Na sua humildade, Maria não hesitou em se entregar por inteira à vontade de Deus, deixando tudo acontecer como Ele queria. 
Olhando para José, o pai adotivo de Jesus, podemos ver a figura de um homem bom, um homem simples, de pouca fala, mas que também, assim como Maria, acolheu na obediência a vontade de Deus: “José não tenhas medo de levar Maria para sua casa”... Confiante nos desígnios de Deus, José, sem hesitar, acolheu estas palavras proferidas pelo o anjo, em sonho, acolhendo Maria como sua esposa! E assim, o projeto de Deus começou a se desenvolver através do humano revestido do divino, foi o início da história da Salvação!  
Hoje, nós vivemos os frutos desta bela história de amor, uma história que teve início, mas que nunca terá fim! É no amor, no carinho, no serviço ao outro, que vamos dando continuidade a esta bela história de amor! É permitindo que Deus aja no mundo através de nós, como Maria e José permitiram, que vamos respondendo e correspondendo ao amor grandioso do Pai!  
Para dizer “Sim” a Deus, não precisamos saber exatamente o que Ele quer de nós, basta nos colocarmos a seu dispor, como fizeram Maria e José.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho 
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook: 
 

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir