.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de dezembro de 2019

O homem prudente e o homem sem juízo-Helena Serpa


5 DE DEZEMBRO DE 2019

5a. FEIRA DA 1ª. SEMANA DO

ADVENTO

Cor roxo

1ª Leitura - Is 26,1-6


Leitura do Livro do Profeta Isaías 26,1-6
1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: 'Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo,
cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes. Palavra do Senhor.

 

Reflexão –  “O Senhor é a rocha eterna”
A profecia de Isaías prenuncia para aqueles que são justos, um tempo de grande segurança. O profeta, então, compara o povo justo, a uma cidade fortificada a quem o Senhor cercou de muros e antemuro. É aquele povo que é firme em seus propósitos, que cumpre a palavra e espera no Senhor, acalentado pela Sua paz. Seremos assim, também, considerados justos e amparados pelo Senhor, quando Nele esperarmos e O considerarmos a nossa rocha eterna. No entanto, a nossa justiça e predileção não poderão nos ensoberbecer e nos situar acima dos outros, porque aí estaremos sendo como a cidade orgulhosa a qual será deitada na terra e humilhada. Seremos amparados na medida em que nos conservarmos humildes e dependentes da proteção do Senhor. A cidade fortificada é a cidade sonhada e projetada por Deus para nós, portanto, a nossa confiança em Deus e nas Suas promessas nos manterão de pé em qualquer situação, mesmo nos momentos que estamos correndo perigo.  Atualizando esta profecia para o tempo em que vivemos, percebemos que todos desejam viver numa “cidade fortificada” e segura, no entanto, na medida em que o mundo se arma e se isola para se proteger, também crescem o desamor, a miséria e a violência. Quanto mais o mundo se moderniza e avança por causa da inteligência humana mais também ele fica refém do próprio homem. No entanto, a partir das nossas ações, mesmo dentro deste contexto, ainda poderemos acalentar a esperança de um mundo melhor, como prognostica o profeta: Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna!” – Você se sente como uma cidade fortificada por Deus ou desprotegida no mundo? – O que você entende ser um povo justo? – Você tem esperado com confiança no Senhor? – Você se acha privilegiado (a) porque sente a proteção de Deus? – O que você tem feito para levar esperança àqueles (as) que se sentem inseguros (as)?

 

Salmo - Sl 117 (118) 1.8-9. 19-21. 25-27a (R. 26a)

 

R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

Ou:Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'
8É melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que pôr no ser humano a esperança;
9é melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que contar com os poderosos deste mundo!' R.

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *
quero entrar para dar graças ao Senhor!
20'Sim, esta é a porta do Senhor, *
por ela só os justos entrarão!'
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *
e vos tornastes para mim o Salvador!R.

25Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!'
26Bendito seja, em nome do Senhor, *
aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos. *
27aQue o Senhor e nosso Deus nos ilumine!R

Reflexão - A misericórdia do Senhor é eterna por isso somente Ele nos compreende e nos dá abrigo, perdoa as nossas faltas e nos ama do jeitinho que somos. Ninguém, por melhor ou mais poderoso (a) que seja, pode nos oferecer a salvação e com ela a prosperidade, a paz e a segurança que o Senhor pode nos dar.  É justo aquele (a) que confia no amor e na misericórdia de Deus que estão de portas abertas para acolher a todos os que quiserem entrar. Ser justo (a) é acreditar nas promessas de Deus e acolher a Sua vontade.

 

Evangelho - Mt 7,21.24-27


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21.24-27
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 2lNem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática,
é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a  rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!' Palavra da Salvação.

Reflexão – “o homem prudente e o homem sem juízo”
Jesus nos abre os olhos a fim de que possamos ajuizar como estamos construindo a nossa casa no Reino dos Céus. Perante as Palavras de Jesus nós percebemos que existem dois alicerces sobre o qual podemos construir essa casa: sobre a rocha ou sobre a areia.  A Rocha é a Palavra de Deus com todos os ensinamentos e direcionamentos. A areia é a ilusão dos ensinamentos do mundo.

Assim sendo, Ele nos dá também duas probabilidades para que possamos observar a construção da nossa vida. Se estivermos pondo em prática a Palavra de Deus, e, consequentemente, fazendo a Sua vontade, somos como esse homem prudente que constrói a sua casa na Rocha. Se, ao contrário, estivermos vivendo à revelia de Deus e seguindo apenas a mentalidade que o mundo ensina, aí então, somos como o homem sem juízo que edifica a sua casa na areia. A casa é a nossa vida com os altos e baixos. A diferença entre o nosso modo de viver com Deus ou sem Deus, dará o tom para a nossa maneira de encarar as dificuldades e tribulações da vida: em pé, com confiança e esperança, ou desesperançados (as), no desespero e na revolta. Muitas vezes pensamos que estamos construindo um futuro promissor, porque estamos estudando, trabalhando, ganhando dinheiro, enfim, aproveitando a vida e isto tudo é muito válido. No entanto, precisamos verificar se tudo isso está dando sentido a nossa existência ou se estamos vivendo apenas uma utopia e na realidade, a nossa vida está cheia de senões. A Palavra de Deus nos direciona e nos dá subsídios para termos uma base firme. Somente permanecendo firmes na vivência da Palavra de Jesus, concretizando com as nossas ações o que proferimos com os nossos lábios, é que estaremos construindo a nossa história sobre a Rocha e a nossa casa não se abalará na hora das tempestades. – Você já parou para pensar como está construindo a sua vida aqui na terra em vista do Reino de Deus? – Em quem você tem colocado a sua confiança e esperança? – Como você tem enfrentado as dificuldades e as tribulações? – Você tem conseguido ficar em pé ou tem se desesperado? – O que você tem esperado da sua vida do jeito que você tem vivido?


3 comentários:

  1. bela reflexao para mudanças dea atitudes. DEUS SEJA LOUVADO E ADORADO PELO DOM DE NOSSS VIDAS.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento5 de dezembro de 2019 às 03:34

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir