.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

A genealogia de Jesus-Adélio Francisco


EVANGELHO DO DIA 17/12/2019
-(Mateus 1,1-17) 
3ª SEMANA DO ADVENTO-ano A
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
 – 1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. – Palavra da salvação.
-Reflexão:
" Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo." Mt 1,16
   O texto do evangelho de hoje fala da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi. O evangelista São Mateus nos apresenta as linhas gerais da genealogia de Jesus. Explica-nos o porquê dessa lista e qual a sua importância.
     É um trecho árido e monótono, mas que encerra muitas riquezas: citamos quatro delas: na primeira uma síntese da história da salvação; na segunda: Jesus, através da genealogia, é profundamente radicado num povo e na História dos homens; na terceira, é o herdeiro das bênçãos de Abraão; e na quarta, as mulheres insolitamente nomeadas na genealogia, em parte são pecadoras, Jesus se faz solidário com os pecadores, em parte são estrangeiras  (Jesus é salvador de todos).
     Para os judeus, constituía-se uma prova evidente da ancestralidade davídica e abraâmica de Jesus. Para todos nós, é uma lembrança da Encarnação e da humanidade de Cristo.
     Jesus, o homem, é parte de uma raça, de uma família, de uma cultura, com todas as suas implicações.
      Como filho de Abraão, Jesus é o herdeiro de suas bênçãos. O horizonte messiânico alarga-se e atinge os seus Confins, pois Deus ligou a Abraão a salvação de todos.
  Hoje dizemos de forma direta: Jesus é o filho de Deus, que se tornou um homem para viver entre nós e fazer- nos participantes de sua vida divina. O jeito antigo de dizer isso era diferente. Vimos que  Mateus apresenta uma lista de homens, Santos e pecadores, a grande família humana na qual se inseriu o filho de Deus. Não apenas para nos livrar do mal, mas para nos inserir na família da Trindade.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário