.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Deus tem um plano para nós-Helena Serpa


23 DE DEZEMBRO DE 2019

2ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo

1ª Leitura - Ml 3,1-4.23-24


Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4.23-24
Assim fala o Senhor Deus: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja
e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos,
como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata,
e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém,
como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra.'Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “somos mensageiros da reconciliação”
O homem, em todos os tempos, sempre esperou por Aquele que é capaz e tem poder para, libertá-lo da escravidão, da infelicidade, da tristeza, da miséria em que a teia do pecado o colocou. É inerente ao homem este desejo de libertação. Este tempo do Advento é propício para que mais uma vez nós nos apossemos desta “fome de felicidade” que é inseparável ao homem, como também das promessas de Deus que nos acena com o seu anjo que prepara em nós o caminho para que Ele se aposse do nosso coração. Jesus Cristo, é o Senhor, o dominador, o anjo da aliança que já veio para reatar a nossa amizade com o Pai. Quem poderá resistir-lhe? Quem poderá fazer-lhe frente e o que poderá impedi-lo de agir em nós? Ele vem para cada homem de boa vontade!  Ele vem para purificar os corações, agindo com o poder do fogo do Espírito Santo. Vem, para preparar um povo forte, purificado de suas mazelas e libertos da escravidão do mal. Vem, para reatar a amizade do homem com Deus, a fim de que ele possa viver a plenitude da promessa que é a sua felicidade interior. Só com o coração livre da injustiça e da maldade que o pecado lhe impõe, o homem poderá ofertar ao Senhor os frutos da sua vida, da sua luta e das suas conquistas.   É esta a salvação que Deus promete a cada um que o busca. Promete mandar mensageiros da reconciliação entre os homens e principalmente na célula que é a primeira comunidade humana: a família. E faz uma advertência: “o coração dos pais há de voltar-se para os filhos e o coração dos filhos para seus pais, e avisa: “para que eu não intervenha ferindo de maldição a vossa terra.”  
Pais e filhos constituem assim a primeira preocupação de Deus para salvar a terra, e nós somos estes mensageiros da reconciliação.  A família é o berço, é no berço que a criança é alimentada, cuidada e fortalecida. Precisamos, pois, como Elias e João Batista, preparar o caminho para que o Senhor entre e converta o coração dos pais e dos filhos. -  Em que você pode estar resistindo à chegada do Messias, do libertador do seu coração? – Como você está preparando o caminho para que Ele também entre no seio da sua casa, na sua família? – O que em você ainda precisa ser purificado (a)?

 

Salmo - Sl 24 (25), 4-5ab. 8-9. 10.14 (R. Lc 21,28)


R. Levantai vossa cabeça e olhai,
pois, a vossa redenção se aproxima!

4Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
5aVossa verdade me oriente e me conduza,
5bporque sois o Deus da minha salvação!R.

8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho.R.

10Verdade e amor são os caminhos do Senhor*
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
14O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.

Reflexão - Este salmo nos ensina a pedir ao Senhor que nos mostre os Seus caminhos e nos faça conhecer a Sua estrada. A estrada que o Senhor abriu para nós é o Plano de Amor que Ele já elaborou para que nós coloquemos em prática. Nesse projeto o Senhor imprimiu como alicerce a justiça que consiste na verdade e no amor. Para isso, Ele nos dá conhecer a Sua aliança, na medida em que mais íntimos (as) Dele, nós nos tornamos. É por meio da oração que nós interagimos com o Senhor e aprendemos a andar nos Seus caminhos.

Evangelho - Lc 1,57-66


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66
57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João.' 61Os outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!' 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: 'João é o seu nome.' 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: 'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele.
Palavra da Salvação.

Reflexão - “Deus tem um plano para nós
O Senhor cumpriu a promessa e, no tempo previsto, Isabel, mulher do sacerdote Zacarias, deu à luz um filho. O nome da criança foi suscitado pelo Espírito Santo, no coração de Zacarias e de Isabel demonstrando, assim, que havia entre eles uma unidade perfeita Zacarias, já podendo falar, abriu os lábios para louvar o Senhor e todos os presentes já pressentiam que aquele menino seria alguém diferente e indagavam entre si: “O que virá a ser este menino?” Ninguém imaginava, porém, que em João Batista as profecias se realizariam, pois ele viera preparar o caminho do Salvador e dar a sua colaboração para o plano de Deus.  Dentro do Seu Projeto para a humanidade Deus também tem um plano a realizar na vida de cada criança que vem ao mundo. Há sempre algo destinado a cada um de nós. Não importando as circunstâncias, o nascimento de uma criança é sempre motivo de alegria e de esperança.  Deus pensou em tudo para nós e, mesmo que os nossos pais tenham desejado  algo de muito especial para nós, nada se compara com o que o Pai planejou para a nossa felicidade. Portanto, no dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia realmente qual seria a nossa missão aqui na terra.    Somos também alguém como João Batista muito importante para o reino de Deus. Para nós também Deus tem um projeto especial e não podemos nos acomodar diante dos acontecimentos da história sem dar a nossa contribuição.  – Você já descobriu qual a missão específica que tem no plano de Deus? – Você acha que já está vivendo dentro deste plano?  - Você tem paz e serenidade em relação a quem você é e faz? - Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano Dele e como você poderá desempenhá-la.


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento23 de dezembro de 2019 às 05:27

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir