.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Aquele que batiza com o Espírito Santo-Helena Serpa


3 DE JANEIRO 2020

SEXTA FEIRA – TEMPO DE NATAL


 Cor - Branco

 
1ª. Leitura - I Jo 2,29 - 3,6

 

Leitura da Primeira Carta de São João 2,29 - 3,6
Caríssimos: 29Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado, comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu. Palavra do Senhor.


Reflexão - “pecar é uma opção nossa“
Nesta carta São João nos dá um sinal para que reconheçamos se podemos ou não ser chamados filhos de Deus: praticar a justiça! O critério para que saibamos se já nos apossamos desta filiação é a justiça praticada, isto é, o amor com que amamos o nosso próximo. Deus é amor, e justo é que como filhos e filhas nós nos amemos com o Seu amor.  Na verdade todos nós recebemos do Pai um grande presente de amor quando nos deu o Seu Filho para nos adotar como filhos de Deus e não apenas Suas criaturas! No entanto, precisamos nos conscientizar de que aquele que acolhe a filiação divina não é reconhecido pelo mundo, pois, o mundo não conhece o pai. Quem busca viver como filho de Deus, procura se assemelhar a Jesus, que é o Filho do Pai.  Por isso, a nossa caminhada aqui na terra deve nos levar a ter uma identidade com Jesus para que fiquemos parecidos com Ele, e assumamos a dignidade de filhos de Deus. É Jesus quem nos purifica do nosso pecado e, todo aquele que n’Ele espera, não peca, e caminha para a santidade. Todos nós somos pecadores, no entanto, imitando a  Cristo, e O seguindo, já  temos a certeza de que O veremos tal como Ele é, pois o pecado não tem mais poder na nossa vida. Pecar é, portanto, uma opção nossa!  - Você vive como filho de Deus ou segundo a mentalidade do mundo que não conhece a Deus?  - As suas ações e reações se identificam com as de Jesus? – Você se considera realmente um (a) filho (a) de Deus? 

- Alguma vez você duvidou disso?

Salmo - Sl 97 (98), 1. 3cd-4. 5-6 (R. 3a)

R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória.R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus.
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa*
e da cítara suave!
6Aclamai, com os clarins e as trombetas,*
ao Senhor, o nosso Rei!R.

Reflexão – O salmo mais uma vez nos convoca a cantar um “canto novo”. Ano novo é vida nova! E é isto o que todos nós esperamos!     O cantar dos nossos lábios é a expressão do que há no nosso coração!  Que possamos criar um novo canto para expressar a expectativa que há em relação ao que o Senhor irá realizar em nós. Experimente entoar um cântico de esperança!

Evangelho Jo 1,29-34

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,29-34
Naquele tempo: 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse:
'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel'. 32E João deu testemunho, dizendo: 'Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: `Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!'
Palavra da Salvação.

Reflexão – “Aquele que batiza com o Espírito Santo”
Fiel à sua missão João Batista caminhava atento a todos os sinais que o Pai lhe revelava. Assim sendo, ele não tinha dúvidas sobre a identidade Jesus porque o próprio Espírito Santo se manifestava. Assim, pois, foi o que aconteceu no Batismo de Jesus no rio Jordão quando O Espírito Santo desceu sobre Ele como uma pomba, confirmando que era o Filho amado de Deus.  O testemunho de João Batista nos motiva também a confiar no Espírito Santo quando  se manifesta na nossa vida e nos revela os mistérios de Deus. Todos nós necessitamos da assistência do Espírito Santo, pois é Ele quem nos aponta Cristo e confirma para nós as obras que em nós são realizadas. João Batista era um homem como qualquer um de nós, mas soube apreender qual era a sua missão e cumpri-la sem titubear. O Espírito Santo também descansa sobre nós e nos motiva a desempenhar a nossa missão aqui na terra e dar testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Cordeiro que veio para tirar o pecado do mundo. O nosso testemunhar deve estar baseado na nossa vivência diária e na nossa intimidade com o Espírito Santo, aquele que nos santifica e nos convence. – Como é o seu relacionamento com o Espírito Santo? – Como Ele tem se manifestado na sua vida? - Você percebe os sinais de Deus? 
- Você tem confiança nas promessas de Deus? – Você dá testemunho da presença do Espírito Santo motivando as suas ações?

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento3 de janeiro de 2020 às 11:27

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir