.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Com que autoridade fazes essas coisas?-Adélio Francisco


EVANGELHO DO DIA 16/12/2019
-(Mateus 21,23-27)
3ª SEMANA DO ADVENTO-ano A
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 
– Naquele tempo, 23Jesus voltou ao templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu tal autoridade?” 24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço essas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos ‘do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos ‘dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço essas coisas”.
 – Palavra da salvação.
-Reflexão:
"... Com que autoridade  fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade? Mt 21,23
    Como sempre, os caminhos de Deus não são os caminhos dos homens. Deus confirma isso através do seu profeta Isaías: " Pois os meus pensamentos não são os seus pensamentos nem os meus caminhos são os seus caminhos". 
    Jesus em outra ocasião tinha expulsado os que profanavam o Templo. Os chefes do povo perguntavam quem lhe deu autoridade para isso, pois não tinha agido como um simples rabi. Ouvindo falar de Jesus e de seus ensinamentos, é inevitável que se pergunte: Quem te deu autoridade para isso? Só podemos aceitar seus ensinamentos e propostas se acreditarmos que ele de fato é senhor, o filho de Deus.
  
Veja que as lideranças religiosas e civis estão incomodadas com a presença e a pregação de Jesus. Notam que aumenta o número dos seguidores do Mestre. Então tentam freá-lo, impondo-lhe silêncio e afastando-o de seus domínios. Pensam derrubá-lo com uma pergunta sobre a fonte de sua autoridade. Jesus sempre responde fazendo outra pergunta. Era um dos estilos de debate entre os rabinos. Na verdade a pergunta de Jesus força-os a tomar posição em relação a João Batista. Colocar-se a favor de João é colocar-se a favor de Jesus. Colocar-se contra João é colocar-se contra o povo, o qual tem pelo Batista grande estima e consideração. Sem saída, ficam mudos. Enquanto estão calados, podem refletir sobre a identidade e as ações de João e de Jesus.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
 -Adélio Francisco.


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir