.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS-Adélio Francisco


EVANGELHO DO DIA 11/12/2019
-(Mateus 11,28-30)
2ª SEMANA DO ADVENTO-ano-A
"VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS…".
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 
– Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.
-Reflexão:
Para facilitar o entendimento de seus ouvintes, Jesus sempre usava de comparações conhecidas. No  texto do Evangelho que acabamos de ouvir, Ele fala do jugo; mas o quê é mesmo este jugo no qual Jesus  está falando? Nós a conhecemos como um pedaço de madeira, usada para atrelar bois a carroça ou arado; mais popularmente conhecido como canga. Mas na época de Jesus, eles usavam este pedaço de madeira com uns ganchos para pendurar os fardos, e colocava nos ombros, para transportar. Era difícil, vida bem retraída, não tinha veículo automotivo, como nós a temos hoje;  era nos ombros mesmos, e ficavam pesados, pois além dos pesos dos fardos, tinha também o peso do pedaço de madeira que se chama jugo. A classe pobre tinha que fazer isso para os ricos, aqueles que se achavam donos do mundo.
    Jesus convida: "Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei". Quanto conforto trazem essas palavras! E como são desumanos e soberbos os homens que não querem considerar o Evangelho e os livros sagrados também como livros de consolação. Reconheçamos, porém, sinceramente, que aqui na terra se sofre e que a vida é dura! Sim, a vida é dura e Deus, que é amor, o sabe e sempre cuidou disso: primeiramente com o Messias esperado desde o início do mundo, depois com o Messias vindo à terra. Assim, para quem crê tudo tem uma resposta. E o equilíbrio se restabelece.
   Vale a pena repetir o pequeno trecho do versículo 29 "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso. Meu  jugo é suave e o meu fardo é leve."
      No jeito de falar da Bíblia, "aceitar o jogo" significa aceitar na Lei do Senhor. Jesus não impõe um peso aos que acreditam nele, nem lhes quer dificultar a vida. Aos que aceitam seu jeito de viver, Ele promete descanso e recuperação. Não promete vida sem dificuldades, mas garante que ficaremos livres do peso da falta de amor, das ilusões e das decepções da procura de falsas felicidades.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário