.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

-JOSÉ PENSOU EM DESPEDIR MARIA - Mt 1,18-24-José Salviano


18 de Dezembro de 2019
Evangelho – Mt 1,18-24

 


A origem de Jesus Cristo foi assim:
Maria, sua mãe, estava prometida em casamento
a José, e, antes de viverem juntos,
ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
José, seu marido, era justo
e, não querendo denunciá-la,
resolveu abandonar Maria, em segredo.
Enquanto José pensava nisso,
eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho,
e lhe disse: 'José, Filho de Davi,
não tenhas medo de receber Maria como tua esposa,
porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho,
e tu lhe darás o nome de Jesus,
pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'.
Tudo isso aconteceu para se cumprir
o que o Senhor havia dito pelo profeta:
'Eis que a virgem conceberá
e dará à luz um filho.
Ele será chamado pelo nome de Emanuel,
que significa: Deus está conosco.'
Quando acordou,
José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado,
e aceitou sua esposa.
Palavra da Salvação.


José, ao tomar conhecimento da gravidez de ária, ficou furioso! Revoltado, decepcionado, para não dizer outra coisa...E como era um homem correto, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.
        A reação de José não seria diferente de qualquer um jovem de hoje que  soubesse que a sua namorada estivesse grávida.  Reservo a ele todo direito de ficar  revoltado e cheio de raiva. Porém,  eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.
        Após a conversa do Anjo do Senhor com José, esse passa a aceitar o Mistério da Encarnação com toda a sua boa vontade, de ser o pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
         Os relatos evangélicos entendem a conceição virginal como uma obra divina que ultrapassa toda compreensão e toda possibilidade humanas: O que foi gerado nela vem do Espírito Santo, diz o anjo a José acerca de Maria, sua noiva (Mt 1,20). A Igreja vê aí o cumprimento da promessa divina dada pelo profeta Isaias: "Eis que a virgem vai conceber e dar à luz um filho" (Is 7,14. É a revelação, em Jesus Cristo, da misericórdia de Deus para com os pecadores. O anjo anuncia a José: Tu chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados (Mt 1,21).
         O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como o do Messias prometido a Israel: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador que é o Cristo Senhor" (Lc 2,11). Desde o inicio Ele é "aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo" (Jo 10,36), concebido como "Santo" no seio virginal de Maria. José foi chamado por Deus "a receber Maria, sua mulher", grávida "daquele que foi gerado nela pelo Espírito Santo" (Mt 1,21), para que Jesus, "que se chama Cristo", nascesse da esposa de José na descendência messiânica de Davi (Mt 1,16).
         Então, José foi o guardião de Jesus, seu pai adotivo com toda boa vontade, colaborou com o Plano de Deus, mas não teve nada a ver com a fecundação física do Menino Jesus. E esse Menino de Deus foi submisso a José, e até aprendeu com ele a sua profissão de carpinteiro.
         É tempo de Advento, e as leituras nos colocam naquele clima de expectativa, através dos acontecimentos que anteciparam a chegada de Jesus Menino. Hoje também, vamo-nos colocando neste clima de expectativa da chegada de Cristo em nossa pessoa, em nossa alma. Através de uma conversão que deve acontecer a cada dia, através da reconciliação com nossos irmãos, e da reconciliação com Deus.


Fica com Deus. José  Salviano

LEIA MAIS
A São José Deus deu a imensa responsabilidade e privilégio de ser esposo da Virgem Maria e protetor da Sagrada Família. É por isso o santo que mais se aproxima de Jesus e da Santíssima Virgem Maria.

Nosso Senhor foi chamado "filho de José" o carpinteiro.

Não era pai natural de Jesus (quem foi engendrado no ventre virginal da Sagrada Virgem Maria por obra do Espírito Santo e é Filho de Deus , mas José o adotou e Jesus se submeteu como um bom filho ante seu pai. Quanto influenciou José no desenvolvimento humano do menino Jesus! Que perfeita união existiu em seu exemplar casal com Maria!

São José é chamado o "Santo do silêncio". Não conhecemos palavras expressadas por ele, tão só conhecemos suas obras, seus atos de fé, amor e de proteção como pai responsável do bem-estar de sua amada esposa e de seu excepcional Filho. José foi "santo" desde antes do casamento. Um "escolhido" de Deus. Desde o princípio recebeu a graça de discernir os mandatos do Senhor.

As principais fontes de informação sobre a vida de São José são os primeiros capítulos do evangelho de Mateus e de Lucas. São ao mesmo tempo as únicas fontes seguras por ser parte da Revelação.

Mateus chama a São José o filho de Jacob; segundo Lucas, seu pai era Eli. Provavelmente nasceu em Belém, a cidade de Davi do qual era descendente. Mas no começo da história dos Evangelhos (pouco antes da Anunciação), São José vivia em Nazaré.

Segundo Mateus 13:55 e Marcos, São José era um "tekton". A palavra significa em particular que era carpinteiro. São Justino o confirma, e a tradição aceitou esta interpretação.

Se o casamento de São José com A Santíssima Virgem ocorreu antes ou depois da Encarnação ainda é discutido pelos exegetas. As maiorias dos comentaristas, seguindo Santo Tomás, opinam que na Anunciação, a Virgem Maria estava noiva de José. Santo Tomás observa que esta interpretação encaixa melhor com os dados bíblicos.

Os homens em geral se casavam muito jovens, São José teria talvez entre 18 a 20 anos de idade quando se desposou Maria. Era um jovem justo, casto, honesto, humilde carpinteiro...exemplo para todos nós.

Textos Bíblicos

Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.


Não é Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz agora: Desci do céu?


E todos lhe davam testemunho, e se admiravam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Este não é filho de José?


Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?


de Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo.


Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli


Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele.
Fonte: Paróquia Coração de Maria


Fica com Deus. José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário