.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Sagrada Família-Jorge Lorente


Evangelhos Dominicais Comentados
29/dezembro/2019 – Sagrada Família, Jesus, Maria e José

Evangelho: (Mt 2, 13-15.19-23)

Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, pois Herodes vai procurar o menino para o matar”. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e partiu de noite para o Egito. E ali ficou até a morte de Herodes, a fim de que se cumprisse o que o Senhor falou pelo Profeta: Do Egito chamei meu filho. Quando Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e volta para a terra de Israel, pois já morreram os que procuravam matar o menino”. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Mas, tendo ouvido que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Avisado em sonho, retirou-se para a região da Galileia. Foi morar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos Profetas: Será chamado nazareno.
Estamos celebrando hoje a grande Festa da Sagrada Família de Nazaré. Esta festa é muito mais que uma simples homenagem, ela nos leva a refletir a situação em que vivem nossas famílias, suas alegrias e sofrimentos, conflitos e conquistas.

Mateus nos relata a angustiante aventura de José. Esse jovem pai de família que, corajosamente, durante a noite, sai pelo mundo levando consigo somente a mulher e filho. Deixa tudo para trás, sua casa, suas raízes e foge para um país estranho. Submete-se aos mais diversos sacrifícios, para preservar a vida de seu Filho.

Trazendo para hoje o texto de Mateus, veremos que diariamente, milhares de pais imigram, mudam de cidade ou de estado e enfrentam o desconhecido para preservar suas famílias. Enfrentam a escuridão e se submetem a duras provas, na esperança de vida digna para seus filhos.
No quarto domingo do Advento, vimos como José vivia uma difícil situação. Apesar de confiar em Deus e em sua noiva, não consegue entender sua gravidez. Estava desesperado, sem saber que atitude tomar, quando então, um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e suas dúvidas desapareceram.

Hoje, por três vezes, Deus se manifesta para José através de um anjo. Na primeira vez para alertá-lo sobre o grande perigo que rondava sua família. A vida de Jesus estava sendo ameaçada por Herodes. Na mesma noite fugiu para o Egito.

Na segunda vez, o anjo o procura para avisá-lo que podia retornar para a terra de Israel, pois Herodes já havia morrido. Novamente José obedeceu e fez exatamente o que o anjo lhe pedira, porém, quando entrou na terra de Israel e soube que Arquelau, filho de Herodes, reinava na Judeia, teve medo de ir para lá.

Diante desta nova dúvida, mais uma vez o anjo se manifesta a José. Depois de receber o terceiro aviso, José retira-se para a região da Galileia e vai morar em Nazaré. Neste evangelho transparece a atenção e a obediência de José que, acreditou e sempre se deixou guiar pela Palavra de Deus.

Este é o grande exemplo que São José nos traz hoje. Diante de tantas tribulações, em nenhum momento o protetor das Famílias afastou-se da Mulher e do Filho. Isso prova a importância da presença de Jesus e de Maria para a integridade de filhos e pais, para a preservação da família e do lar.

Coragem é algo que está diretamente relacionado com fé. Neste evangelho, São José deixa claro que não importa a dimensão do problema, mas sim o tamanho da coragem para enfrentá-lo. A obediência e a fé de José, muito contribuíram para o sucesso do Plano de salvação da humanidade.

Nas dificuldades, as famílias entram em crise, desesperam-se, maldizem e separam-se. A Sagrada Família, ao contrário, encontrou nas dificuldades o estímulo para permanecer unida. Juntos traçaram planos, procuraram alternativas, dividiram problemas, choraram perdas e comemoraram conquistas.

Finalizando, vamos guardar com muito carinho os ensinamentos que nos traz hoje a Sagrada Família. Não foram poucos nem simples os problemas que tiveram que enfrentar, no entanto encontraram no diálogo e na oração as forças necessárias para superá-los.
Este é o exemplo que devemos levar para nossas famílias e comunidades: onde existe unidade, existe amor. Esses são os únicos ingredientes capazes de superar as barreiras e transpor t


Nenhum comentário:

Postar um comentário