.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

-O NASCIMENTO DE JESUS-Lc 2,1-14-José Salviano

25 de Dezembro de 2019
Evangelho – Lc 2,1-14

 



No princípio era a Palavra,
e a Palavra estava com Deus;
e a Palavra era Deus.
2No princípio estava ela com Deus.
3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez
de tudo que foi feito.
4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5E a luz brilha nas trevas,
e as trevas não conseguiram dominá-la.
6Surgiu um homem enviado por Deus;
Seu nome era João.
7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz,
para que todos chegassem à fé por meio dele.
8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz:
9daquele que era a luz de verdade,
que, vindo ao mundo,
ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo
- e o mundo foi feito por meio dela -
mas o mundo não quis conhecê-la.
11Veio para o que era seu,
e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam,
deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus
isto é, aos que acreditam em seu nome,
13pois estes não nasceram do sangue
nem da vontade da carne
nem da vontade do varão,
mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós.
E nós contemplamos a sua glória,
glória que recebe do Pai como filho unigênito,
cheio de graça e de verdade.
15Dele, João dá testemunho, clamando:
'Este é aquele de quem eu disse:
O que vem depois de mim
passou à minha frente,
porque ele existia antes de mim'.
16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça.
17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a
verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.
18A Deus, ninguém jamais viu.
Mas o Unigênito de Deus, que está
na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
Palavra da Salvação.



             No princípio era a Palavra, e essa  Palavra estava com Deus que sempre existiu, e a Palavra era a pessoa do próprio Deus.  O fenômeno da vida estava na palavra, e a vida era a luz dos homens.
            E eis que a Luz brilha nas trevas. Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João, ele não era a luz, mas  veio para anunciar e dar testemunho dessa mesma Luz e assim, para  que todos chegassem à fé e à salvação através do brilho dessa Luz que iluminou as mentes dos homens e mulheres de boa vontade. E eis que de repente  a Luz da palavra estava presente no mundo. Ela estava entre nós, mais infelizmente grande parte do mundo não quis conhecê-la e reconhecê-la.  A Luz que veio para os que eram escolhidos, descendentes de Abraão, não foi acolhida por todos eles.  Mas todos que com humildade reconheceram e receberam a Luz, receberam, ganharam de presente a capacidade de se tornarem filhos de Deus. E isto só acontece aos que acreditam em seu nome. Aqueles que têm fé, os que não nasceram da violência, do sangue, aqueles e aquelas que não são frutos do prazer pelo prazer, que não nasceram da vontade da carne, mas sim da vontade de Deus, esses são filhos de Deus!
            O significado do mistério do Natal  está no fato de  Deus ter vindo habitar entre nós. Assim temos: A Palavra que se fez carne, se manifestou aos homens e mulheres, anunciando  a Boa Nova. São palavras de vida eterna. É uma palavra que se abre a todos sem exceção, convidando-os a participar da vida do Reino, e a viver segundo o espírito para poder um dia merecer o prêmio da morada na Casa do Pai. "Em minha casa há muitas moradas".  Essa palavra que revelou as profundezas do amor de Deus para com todos os habitantes do Planeta Terra de antes e depois da vinda do Filho eterno e Salvador. Esta palavra nos revelou o profundo amor de Deus, sua infinita misericórdia,  sua paternidade e sua profunda ternura para com a humanidade.
            Jesus veio ao mundo como uma Luz para iluminar os caminhos escuros dos homens e das mulheres. A Luz que nos mostra o caminho para que não tropecemos nas pedras que são as tentações espalhadas por todo o trajeto da estrada da nossa vida terena. A Luz é o bem, palavra de salvação. Enquanto a escuridão é o mal, a mentira, o egoísmo e a maldade que reside nas mentes das pessoas contaminadas pelos meios de comunicações. A luz é o clarão que ilumina as trevas da nossa caminhada para que percebamos a tempo de evitar, se possível, que o mal se instale em nossas vidas e destrua principalmente a nossa alma, a nossa fé, e a esperança da salvação, como está acontecendo com muitos que de forma descuidada, não percebem a chegada da escuridão e são tomados por ela, e passam a viver segundo a carne, segundo a violência segundo o puro egoísmo, e por isso estão se debatendo no fundo do poço sem conseguir sair dele!
            Isso está acontecendo porque infelizmente esta Luz não penetra nas mentes daqueles que tomaram o caminho das trevas. São como cegos que não querem enxergar o caminho iluminado, o caminho certo. E o pior cego é aquele que não quer ver. Desta forma, vemos tantos jovens seguindo o caminho da mentira, do viver o momento apenas, os caminhos das baladas, das noitadas sem limites com muita embriagues que acabam em pecados graves, em crimes bárbaros, ou tragédias.
            Esta é a colheita feita pelos nossos jovens, influenciados pela onda do momento, pelos amigos, pela moda, ou pela mídia.
            O Natal nos mostra a chegada da Luz que ilumina os nossos passos enquanto estamos nesta vida. Que Deus nos livre da cegueira espiritual, a qual nos impede de seguir a claridade das palavras de Jesus, que nos faz evitar os tropeços da caminhada, e assim cheguemos no final da nossa existência preparados para embarcar na segunda fase da vida, rumo ao bem eterno.
            Prezados irmãos e irmãs. Andar na luz é seguir Jesus, é  tentar encontrá-lo, é se esforçar para guardar os seus mandamentos, praticando-os e ensinando-os pelo nosso modo de viver, e pela evangelização. Andar na Luz é deixar que Deus dirija os nossos passos, nossos pensamentos, nossas emoções, nossas decisões, enfim, a nossa caminhada terrena.
            Ao contrário, a escuridão é a rejeição de Jesus, de seus ensinamentos e a negação da pessoa do nosso irmão, principalmente  os carentes que precisam da nossa ajuda.
            O Natal convida-nos renovar o nosso relacionamento com Deus e com o mundo. O nosso relacionamento  com Deus e com os nossos irmãos, revendo as nossas amizades, a nossa caridade, a nossa espiritualidade, e a pensar na possibilidade de anunciar a boa nova ao mundo decadente e carente de paz, de fraternidade, de salvação, sedento da palavra de Cristo, porque é um mundo que está vivendo sem Deus, e por isso está sofrendo as consequências, pelo domínio do mal em todos os setores da sociedade. 
            Que mundo é esse?  Que vida é essa?  Com toda certeza não é a vida que Jesus nos prometeu. Ele nos prometeu vida em abundância.  E isso significa uma vida onde não haja tanta distância social entre os ricos e os pobres.
            As fábricas estão precisando de profissionais qualificados. Mais nas escolas, as quais representam a micro sociedade, os jovens deveriam aprender profissões e também os valores essenciais da vida,  nelas, o educando deveria ser preparado para a vida. Mas infelizmente, as nossas escolas, infelizmente não oferecer um ensino técnico profissionalizante.
            Mas não desanimemos. Pois aqueles que continuarem firmes até o fim, serão salvos!  Não basta continuarmos firmes defendendo a nossa pele, sem nos importar com os demais.  Se somos imitadores de Cristo, precisamos nos empenhar em buscar uma saída para salvar este mundo!  E esta saída está na PALAVRA DE DEUS QUE VEIO AO MUNDO ATRAVÉS DO MENINO JESUS!
FELIZ NATAL!
Apesar de tudo isso! Depositemos a nossa confiança no criador. Ele não vai nos abandonar!

José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário