.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Não tenhais medo!-Helena Serpa



8 DE JANEIRO 2020


4ª. FEIRA – SEMANA DA EPIFANIA

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – 1 Jo 4, 11-18


Leitura da Primeira Carta de São João 4,11-18
11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.
16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco,
e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor,
permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo. 18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo,
e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “Deus nos ama com amor perfeito”
A presença de Deus se comprova em nós pelo amor que comunicamos uns aos outros, porque Deus é Amor! Enquanto estivermos aqui na terra, nós não teremos acesso à imagem visível de Deus, no entanto, quando nos amamos mutuamente, entramos em uma relação com a essência de Deus e o Seu amor é plenamente realizado em nós. O Pai manifestou o Seu grande amor por nós, quando enviou ao mundo o Seu Filho Jesus Cristo que morreu para nos dar vida plena. O filho veio ao mundo para revelar a Face do Pai que não tem face. Em Jesus nós temos conhecimento do amor do Pai, por isso, quem permanece com Ele permanece no amor. O amor sugere confiança, por isso, por mais que sejamos pecadores nada devemos temer. O perfeito amor lança fora o temor e Deus nos ama com amor perfeito. Nós devemos, então, colocar em prática o amor que recebemos do Pai e do Filho e usá-lo nos nossos relacionamentos, porque, assim fazendo, estaremos verdadeiramente em comunhão com o Pai e o Filho, pelo poder do Espírito Santo. – Você tem usado o amor de Deus que tem em si? – Você tem medo de Deus? – Qual a imagem que você tem de Deus Pai? – E Jesus, quem Ele é para você?

Salmo  71 (72), 1-2. 10-11. 12-13 (R. Cf. 11)

R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo,*
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.R.

10Os reis de Társis e das ilhas hão de vir*
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons;
e também os reis de Seba e de Sabá*
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
11Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,*
e todas as nações hão de servi-lo.R.

12Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará.R.

Reflexão – Quando confiamos plenamente na ação do Espírito Santo, nós nos inserimos no contexto deste salmo. Algumas vezes nós somos  os reis, outras vezes, nós somos o indigente ou o pobre e infeliz, no entanto, nós sabemos que o Rei veio para nos fazer justiça e, mesmo, ricos ou pobres nós somos carentes do Seu amor e da Sua justiça. Precisamos ter um coração que louva e adora o Senhor em todas as circunstâncias. Em nós as profecias e os salmos se cumprem e concretizam-se.

 

Evangelho – Mc 6, 45-52


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,45-52
Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário.
Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. 49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma
e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: 'Coragem, sou eu! Não tenhais medo!' 51Então subiu com eles na barca. E o vento cessou.
Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Não tenhais medo”!
Jesus fazia todas as coisas com o intuito de ensinar aos seus discípulos a ter experiência com o amor de Deus. Assim sendo, todas as Suas ações tinham uma razão de ser. Para que tudo saísse de acordo com a vontade do Pai, Ele encontrava momentos em que ficava a sós com os discípulos e dava-lhes orientação acerca do que teriam que realizar. Jesus não agia somente como Deus, mas como homem que faz a vontade de Deus. Assim, pois, Ele foi ao encontro dos seus discípulos que, cansados de remar, sucumbiam diante do vento contrário. Jesus não andou sobre as águas como um super-homem nem com o Seu poder divino, mas sim, com o poder do Espírito Santo do Pai que agia Nele. Ele tinha perfeita intimidade com Deus e confiava que estava sendo amparado pela Sua força. Hoje, Jesus vem, vivo e ressuscitado, e chega à nossa vida para, também, nos ajudar. Ele conhece quando estamos cansados de remar e conhece as tempestades da nossa vida. Ele vem sobre as nossas dificuldades e por cima dos nossos problemas para nos acalmar e nos animar.  Quando confiamos no poder do Alto, e nos apossamos das Suas palavras, nós podemos continuar remando, pois, o vento cessa na medida em que sentimos o nosso coração se abrir para entender as palavras de Jesus que nos diz: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo”!  Com a força e o poder do Espírito Santo, nós também, como Jesus,   podemos andar sobre as águas da nossa vida, desde que tenhamos com o Pai uma profunda intimidade.  – Você está cansado (a) de remar? – Você percebe a chegada de Jesus que vem ao seu encontro? – Você tem entregado as suas dificuldades e os seus problemas nas mãos de Dele? – Você acha que também pode andar sobre as águas como Jesus o fez? 

Um comentário: