.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Maria e Izabel-Adélio Francisco


EVANGELHO DO DIA 21/12/2019
-(Lcas 1,39-45)
3ª SEMANA DO ADVENTO-ano A
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 
– 39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. – Palavra da salvação.
-Reflexão:
… " Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Lc1,42
   Maria ouvira a mensagem do anjo, aceitara que nela se cumprisse a vontade de Deus. Seria Mãe, e seu filho seria chamado Filho de Deus. Como deveria agir dali em diante, como se relacionaria com as pessoas. Ela, que se apresentara  como serva, continuou a servir. Partir imediatamente para ajudar sua parente idosa que enfrentava os desafios novos da maternidade. Sem ficar duvidando.
    Depois da mensagem do anjo, Maria vivia uma rica experiência de Deus que nem podemos imaginar. O evangelista São Lucas  não diz que ela foi correndo ao Templo. Diz que ela foi apressadamente ajudar sua idosa parente às voltas com uma gravidez. Tenho até vontade de dizer que o evangelista quis  ensinar-nos que nosso ponto de encontro com Deus é onde nos espera a necessidade de nossos irmãos irmãs.
     
     O texto vai nos dizer que Isabel  ao ouvir a saudação de Maria, com um grande grito exclamou: " Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre." Lc1,42  Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?" Lc1,43

   O encontro de Maria com sua prima Isabel foi de grande profundidade. Maria foi levada pela disponibilidade e solidariedade.
    João Batista, no seio de sua mãe, percebe a presença de Jesus. O encontro das duas mães é, ao mesmo tempo, o encontro dos dois maiores personagens da história da salvação.
       
      Para Maria, o motivo do encontro é o desejo natural de comunicar o grande acontecimento que ela conhece: prestar auxílio a quem está em necessidade e conhecer o sinal dado pelo senhor através de Isabel, inserindo-se no grande plano de Deus.
  Movida pelo Espírito Santo, Isabel profetiza, reconhecendo o segredo que acontece no corpo e na vida de Maria: ela é a mãe do Messias. Por isso, elogia a grande fé de Maria, chamando-a de" a bendita entre todas as mulheres".
   Amados irmãos e irmãs: toda narrativa do Evangelista São Lucas é marcada pela alegria de Maria, Isabel, Zacarias, de todos que viam  como Deus é bom e cuida de fazer, como prometera, a felicidade de seus filhos. A ternura de Deus, que se manifestava no passado e nos momentos que viviam, enchia-os de confiança para o futuro. O senhor é fiel a seu amor, teima em nos amar, mesmo quando não lhe damos importância.
PERMANECEMOS NA SANTANA PAZ DE DEUS! 
--Adélio Francisco.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário