.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Somos atraídos pela Estrela-Helena Serpa


5 de JANEIRO DE 2020

DOMINGO - EPIFANIA DO SENHOR 

Cor - Branco
1ª. Leitura -  Is 60, 1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías 60, 1-6 –
1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços.5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Jesus já está no meio de nós”
No início de mais um ano o Senhor nos dirige uma Palavra de incentivo, de ânimo, de motivação e de muita esperança! Cada um de nós é convocado a levantar-se da acomodação, da mesmice e da vida mansa. Somos, pois, convocados a ir muito mais além do de onde costumamos ir, acionando a nossa lâmpada para que a LUZ do SENHOR penetre o nosso coração e se irradie por meio de cada um de nós.
Não podemos mais dormir em berço esplêndido, ficar esperando um tempo que nunca chegará, deixando a banda passar olhando somente pela janela. Em todas as áreas da nossa vida, temos que ter consciência de que o cada instante da nossa vida é uma oportunidade que Deus nos dá para caminhar sob a Luz de Jesus.
As trevas nos rondam em todas as direções! Dentro de nós há trevas e por isso, influenciamos o nosso derredor e, aí também, a noite está presente. Precisamos de luz, de sabedoria, de disposição, de testemunho, de coragem e de firmeza.
Mas Jesus já veio, Ele está no meio de nós e a Sua Luz está à nossa disposição. O Espírito Santo já inunda o nosso coração e aí Deus faz morada. Precisamos nos levantar e acender as luzes na nossa casa, na nossa Comunidade, no nosso trabalho conscientes de que somos, hoje, tal qual a estrela que guiou os magos até Belém. Os outros que nos olham, virão atraídos pelo nosso jeito de ser e de viver! Virão trazendo outros, trarão os seus filhos. Virão em busca das riquezas de além-mar, isto é, o tesouro que ainda não haviam encontrado. Virão em busca de esperança!  Somos chamados a atrair os filhos para adorar o Pai e receber a herança que lhes foi destinada. Cada um de nós tem uma história e de repente nos encontramos para dar glórias a Deus, cantar os Seus louvores, oferecer a Ele o que temos de melhor, não as sobras do nosso tempo ou o que nos restar de disposição. Vamos descobrir  o que Deus quer de nós!  – O que mais você entendeu por esta Palavra? – O que você precisa fazer para sair da mesmice? – Para o que você se sente chamado? – Como tem sido o seu testemunho de vida diante da sua família e no mundo? – Você tem conseguido atrair as pessoas para Deus?

Salmo - Sl 71, 1-2.7-8.10-11.12-13 (R. Cf.11)

R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!

1
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo,*
com equidade ele julgue os vossos pobres. R.


7Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra! R.

10Os reis de Társis e das ilhas hão de vir*
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons;
e também os reis de Seba e de Sabá*
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
11Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,*
e todas as nações hão de servi-lo.R.

12Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará. R.

Reflexão - Essa é uma afirmação que confirma que todos os habitantes da terra têm direito a salvação preparada por Deus para os homens. Jesus é o Rei que acolhe a todos os reis da terra, assim como todos os povos, o indigente, o pobre, o humilde, o rico. Todos têm o direito O adorar. De mar a mar estende-se o Seu domínio e não fica ninguém de fora.



2ª. Leitura  - Ef  3,2-3a.5-6 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,2-3a.5-6
Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. Palavra do Senhor.

Reflexão – “livre escolha de cada um
São Paulo foi escolhido por Deus para quebrar o preconceito de que somente os judeus tinham direito a salvação.  Nessa perspectiva, portanto, todos nós precisamos ter consciência de que a salvação de Deus é para todos os homens, independentemente da raça, religião, cor, nível social e intelectual. Todos nós somos povo de Deus e temos direito à Salvação de Jesus, somos “admitidos à mesma herança, membros do mesmo corpo e associados à mesma promessa em Jesus Cristo!” No entanto, cabe a cada um de nós, receber, acatar, acolher ou não esse direito.  É uma livre escolha de cada um! A nós também, Deus dá conhecimento dos Seus mistérios, nos revela Seus projetos, Seus planos de amor, no entanto, não se interpõe e respeita a nossa liberdade. Em Jesus Cristo, Deus nos acena com uma vida nova, com direito à vida eterna, transformados pelo Espírito Santo. É opção nossa e depende de cada um! – Você já consegue desvendar os mistérios de Deus no seu coração?  – Você acredita que tem direito à herança destinada aos santos? – Você se acha indigno (a) de receber essa herança? – Você acha que depende de si o direito à herança? - Você tem algum preconceito com pessoas de outras religiões?
Evangelho - Mt 2,1-12

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,1-12
-
1
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia,
no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.' 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado
assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia,
pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá,
porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.' 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido.
8Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.' 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes,
retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “somos atraídos pela Estrela”
O acontecimento da visita que os reis magos fizeram a Jesus na gruta de Belém, é o primeiro sinal visível de que o Plano de Deus se dirigia a toda a humanidade e não somente aos judeus.   Guiados por uma estrela, eles foram à procura do lugar aonde poderiam adorar o menino Jesus e a Ele oferecerem o que traziam em suas mãos. Simplesmente, eles foram atraídos e saíram da sua terra para encontrar Jesus com a Sua Mãe Maria e, ali, o adoraram. Diante disso, podemos refletir o que poderia ser para nós, hoje, esta estrela por quem nos sentimos atraídos e nos motiva a encontrar Jesus, menino, simples, pobre, desprovido de bens materiais e de prestígio diante dos holofotes do mundo. Sabemos, porém, que, se formos apenas determinados por nossa vontade, humana, acabamos por desistir da nossa caminhada até Belém! No entanto, temos consciência de que, se estivermos atentos e abertos aos acenos de Deus dentro do nosso coração, iremos divisar aquela Estrela que sempre nos guia até Jesus e distinguir aquela Luz que ilumina a nossa caminhada. A Estrela é Maria, que nos conduz pela mão, que nos ampara e nos protege e a Luz é o Espírito Santo que nos inspira, nos dar forças para caminhar até Belém e nos ensina a adorar Aquele que nos salva do pecado e da morte. Nestas circunstâncias, Maria faz um duplo papel: orienta-nos, nos mostra onde Jesus se encontra e, ao mesmo tempo, nos recebe e nos acolhe como nossa intercessora. Os reis magos ofereceram a Jesus, ouro incenso e mirra.  Diante de Jesus, nós também podemos oferecer o ouro que são os nossos bens, dons, talentos, o incenso, que é o nosso louvor e adoração, assim como também, a mirra, que á nossa luta do dia a dia, os nossos sofrimentos e dificuldades. Tudo será acolhido com amor por Jesus, e Ele nos justificará diante do Pai. – Qual a Estrela que o (a) tem guiado até Jesus? – Qual a função que Maria tem exercido na sua vida? – Quem o tem ajudado a buscar Jesus?  –    Você tem ofertado ao Senhor,  as suas alegrias, tristezas e sofrimentos? – Isto é uma oferta que agrada a Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário