.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

-JESUS MULTIPLICOU OS PÃES- Mc 6,34-44 -José Salviano


07 de Janeiro-2020
Evangelho – Mc 6,34-44

 

 


Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

 

2ª Leitura - 1Jo 4,7-10

Deus é amor

Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-10

Caríssimos:
Amemo-nos uns aos outros,
porque o amor vem de Deus
e todo aquele que ama
nasceu de Deus e conhece Deus.
Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus,
pois Deus é amor.
Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós:
Deus enviou o seu Filho único ao mundo,
para que tenhamos vida por meio dele.
Nisto consiste o amor:
não fomos nós que amamos a Deus,
mas foi ele que nos amou
e enviou o seu Filho
como vítima de reparação pelos nossos pecados.
Palavra do Senhor.

REFLEXÃO

O amor que nos vem de Deus nos conduz a amarmos uns aos outros. E todos aqueles e aquelas que amam uns aos outros, revelam o amor de Deus, porque eles estão com Deus. 

Quem diz que conhece a Deus e não  ama o seu irmão, a sua irmã,  é mentiroso.  Quem diz que ama a Deus e não pratica a palavra, não é caridoso, não está amando como Jesus nos amou.

O ato de Deus Pai ter nos enviado o seu Filho para a nossa salvação, foi um ato de puro amor por nós.  E desse modo, assim como não fomos nós que escolhemos a Deus, mas sim, Deus foi quem nos escolheu, nós não amamos primeiro a Deus, mas sim, Deus nos amou primeiro, e continua nos amando mesmo depois que  cometemos os nossos pecados.

A morte do Filho de Deus,  o cordeiro oferecido pelos nossos pecados, precisa ser  avaliada por todos nós.

 

Evangelho - Mc 6,34-44

Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos, 6,34-44
Naquele tempo:
Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão,
porque eram como ovelhas sem pastor.
Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
Quando estava ficando tarde,
os discípulos chegaram perto de Jesus
e disseram: 'Este lugar é deserto e já é tarde.
Despede o povo,
para que possa ir aos campos e povoados vizinhos
comprar alguma coisa para comer.'
Mas, Jesus respondeu:
'Dai-lhes vós mesmos de comer.'
Os discípulos perguntaram:
'Queres que gastemos duzentos denários
para comprar pão e dar-lhes de comer?'
Jesus perguntou:
'Quantos pães tendes? Ide ver.'
Eles foram e responderam:
'Cinco pães e dois peixes.'
Então Jesus mandou
que todos se sentassem na grama verde, formando grupos.
E todos se sentaram,
formando grupos de cem e de cinqüenta pessoas.
Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes,
ergueu os olhos para o céu,
pronunciou a bênção, partiu os pães
e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem.
Dividiu entre todos também os dois peixes.
Todos comeram, ficaram satisfeitos,
e recolheram doze cestos
cheios de pedaços de pão e também dos peixes.
O número dos que comeram os pães
era de cinco mil homens.
Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

 

 

O Evangelho de hoje nos mostra um grande milagre, e ao mesmo tempo,  uma grande PARTILHA entre as pessoas que estavam em volta de Jesus. Os que tinham algo para comer, colocaram à disposição dos demais. Mais é importante perceber, que não havia mantimentos disponíveis em poder dos presentes, que desse para alimentar  5.000 homens, sem contar mulheres e crianças, e ainda sobrar 12 cestos. Mesmo porque se tratava de uma comunidade pobre, localizada em uma região de pouca chuva, como é o caso da Palestina.
Sendo assim, erra quem interpreta e afirma que na Multiplicação dos pães, aconteceu apenas uma partilha entre as pessoas, e ignora a parte principal que foi o milagre da multiplicação dos pães efetuado por Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo.
Esse tipo de interpretação  acontece quando o texto bíblico é analisado e interpretado de forma fria e objetiva aos olhos da pura intelecção, sem nenhuma devoção, sem  espiritualidade, e com pouca ou nenhuma fé.
Houve milagre, sim, e não somente partilha! Jesus tomou os poucos mantimentos que haviam entre algumas pessoas, e os multiplicou com o seu poder divino, pois para Jesus nada, absolutamente nada é impossível.  Assim pensa quem acredita, quem tem uma fé não ingênua, mais uma fé científica e inabalável, pautada no poder de Deus manifestado na pessoa de seu Filho Jesus Cristo,  por meio de mais de mil fatos extraordinários inexplicáveis aos cientistas, ou seja, os  milagres realizados por Ele.

E a PARTILHA? Ela acontece sim! Na multiplicação dos pães, aprendemos que quando partilhamos os nossos bens, nada nos faltará. Por que repartir o que temos com quem não tem,  o que temos é multiplicado pelo poder de Deus!  E, por tanto,  este é o maior e o melhor de todos os investimentos.
Quando somos caridosos, a multiplicação dos nossos bens, acontece de vários modos: Por exemplo. O nosso carro não quebra, assim não temos de gastar dinheiro,  não somos assaltados, a colheita nãos se perde, a nossa casa continua firme, dificilmente adoecemos, etc.
Do mesmo modo, a partir do momento eu que você deixar de ofertar apenas algumas moedinhas na hora do ofertório na missa, e passar a fazer mensalmente uma  contribuição significativa para a sua Igreja, ou para o seminário, com toda certeza nada irá lhe faltar. Seu filho não vai perder no celular, no dia em que o seu dinheiro está contado. E seus rendimentos fluirão normalmente, pois contam com as bênçãos do todo Poderoso.
Prezados irmãos. Não acreditem nestas palavras! Experimentem  fazer isso e vocês verão que suas vidas econômica e financeira se transformarão. Nas suas mesas nada irá faltar. O vosso dinheiro, seja ele pouco ou muito, sempre vai dar para vocês fazerem ou adquirir tudo o que precisa, e ainda vai sobrar.   
E a ESMOLA é o mais forte desse  super  investimento. Porque quando matamos a fome de um mendigo, quando damos esmola, Jesus além de nos recompensar nesta vida e na outra, Ele perdoa os nossos pecados veniais. Você sabia disso?
Lembre que Ele disse aos fariseus que queimavam animais no Templo para o perdão dos seus pecados: "Eu não quero sacrifício, mais sim caridade".
Por tanto, quem é generoso, sabe que este é o melhor investimento. Por que realmente é dando que se recebe. Experimente. Multiplique seus bens, seu dinheiro, fazendo oferta nas missas e fazendo caridade.
Por outro lado, o Evangelho de hoje nos lembra que precisamos multiplicar o número dos cristãos no mundo.
Jesus multiplicou ao pães, para nos dar o exemplo da caridade, da partilha, da multiplicação dos nossos esforços no sentido de que todos os nossos irmãos sejam salvos.
Conclusão: Neste mundo existem muitos  preocupados em multiplicar  seus lucros: Aumentando  assim, o número de clientes, de filiais das lojas e fábricas, de vendas, o número de seus carros, casas, etc, de forma incansável,  sem perceber que nada disso levarão consigo quando chegar a sua hora de partir desta vida.
Prezados irmãos: Afinal de contas o que levamos conosco? O que precisamos multiplicar? Nós precisamos multiplicar a nossa  caridade, a solidariedade, a fortaleza através da oração, a nossa justiça para com os nossos irmãos, a prudência, a catequese,  a temperança, a esperança e a nossa fé. Ou seja, precisamos  multiplicar o nosso amor a Deus e ao próximo.

Faça isso, e você será salvo!  José Salviano.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário