.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de dezembro de 2019

“O MENINO CRESCIA E TORNAVA-SE FORTE CHEIO DE SABEDORIA...” Olivia Coutinho


 Dia 30 de Dezembro de 2019
 Evangelho de Lc2,36-40
 Se olharmos pela a lógica dos homens, vamos pensar que é muito mais fácil para os "grandes" os inteligentes entenderem a palavra de Deus, do que para os mais simples, os que não possuem estudos. Porém, a lógica de Deus difere da logica dos homens. Se por um lado, os que são vistos como entendidos ( inteligentes) se fundamentam em teorias para conhecer Jesus, os simples, se fundamenta no amor, na experiência que fazem com Ele! A estes, que se fazem pequenos, que esvaziam de si mesmos para encherem da sabedoria divina, Deus se revela! Os “pequenos”, podem não terem o saber humano, mas sabem ler com precisão, os sinais de Deus! 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, está dentro do contexto da apresentação de Jesus ao Templo. Ao falar da profetiza Ana, o texto vem confirmar, que as coisas de Deus, não seguem a lógica dos homens. A profetiza Ana, era uma mulher simples, de idade avançada, quando jovem, fora casada, vivendo com o marido apenas 7 anos. Viúva, ela, certamente, passava por muitas dificuldades, já que naquela cultura, uma mulher quando viúva, ficava desprovida de tudo, pois ela não herdava os bens deixados pelo marido, estes bens, eram confiscados. Só, quando uma viúva tinha filhos, é que estes bens ficavam aos cuidados deste filho, isto é: do filho mais velho, no entanto, Ana, não tinha filhos. Ao invés de se entregar ao sofrimento, ela entregou-se a Deus, passando a maior parte do seu tempo no, templo, servindo a Deus com jejuns e orações. Nem os longos anos que pesavam sobre seu corpo, tiravam a sua esperança de um dia ver o Messias! Seu corpo havia envelhecido, mas a sua alma continuava reluzente, pois o Senhor, a cada dia, renovava a sua força e assim, ela nunca se cansou de esperar pela chegada do Messias. Conhecedora das promessas de Deus, através da sua experiência com Ele, Ana, não cansava de esperar pela vinda do Messias, ela confiava nas promessas do altíssimo! Tanto ela, como Simeão, não cansavam de pedir a Deus para que a vinda do Messias acontecesse antes deles partirem deste mundo! Pedido, que fora atendido por Deus. Um dia, movida por uma inspiração divina, Ana, chega ao templo, exatamente, no momento em que Jesus estava sendo apresentado ao povo pelo o profeta Simeão. Junto com Simeão, a profetiza Ana, teve a alegria de ver realizada a promessa de Deus: O Messias estava ali, diante de seus olhos!
Devido à idade avançada, tanto Ana como Simeão, não tiveram a alegria de ver Jesus exercer o seu ministério, mas tiveram a alegria de vê-lo, de poder tocar Nele, de falar Dele a todos que esperavam pela a libertação de Jerusalém!
Aprendamos com Ana e com Simeão, a sermos persistentes nas nossas orações, a saber esperar pelo o tempo de Deus, a confiar na realização de suas promessas!
É a nossa confiança na realização das promessas de Deus, que não nos deixa sucumbir em meio as turbulências deste mundo que a cada dia, vem perdendo o horizonte da paz.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


MENSAGEM DE ANO NOVO!

No iniciar de um novo ano, é comum, colocarmos nossas expectativas na mudança do calendário, como se tudo pudesse mudar automaticamente numa simples virada de página! É importante conscientizarmos, de que na passagem de um ano para o outro, nada é modificado, tudo continuará como antes, dias, horas, o que pode e deve mudar, são as  nossas atitudes, o nosso olhar, a nossa postura diante as pessoas e os fatos...
Querer iniciar o ano com novos propósitos é positivo, mas o que vai fazer a diferença mesmo na nossa vida, vão ser as nossas escolhas.
Um feliz ano novo, não só se deseja, se constrói a partir das nossas escolhas! Está em nossas mãos, construir ou destruir, afinal, somos nós que tecemos a nossa vida, que decidimos o que queremos e o que não queremos cultivar como valores!
Saibamos, portanto, que esse novo período de tempo que se inicia como tantos outros, será repleto de oportunidades, aproveitá-las ou não, vai ser uma questão de decisão! O rio das oportunidades passa com suas águas sem retornar, assim é o curso da nossa vida, oportunidade perdida, não tem volta.
Que todos nós, possamos aproveitar bem cada minuto deste ano que está prestes a chegar, certos de que: a eternidade é feita de segundos!
Que possamos caminhar com segurança, apoiados no tripé da verdade, da justiça e do perdão, construindo assim, um mundo mais justo e mais fraterno.
Jesus nos recomenda: amemos uns aos outros, este é o caminho, o indicativo de um ano novo bem feliz!
Lembremos: Não existe data para iniciarmos uma vida nova.
Que tenhamos um ano verdadeiramente NOVO a partir das nossas escolhas.
DESEJO A TODOS OS MEUS IRMÃOS EM CRISTO, SAÚDE E PAZ NESTE ANO QUE SE INICIA!

De Olivia Coutinho


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir