.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Luz de Deus para as nações-Helena Serpa


 

6 DE JANEIRO DE 2020

SEGUNDA FEIRA – SEMANA DA EPIFANIA

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – 1 Jo 3, 22-4,6


Leitura da Primeira Carta de São João 3,22 - 4,6
Caríssimos: 22Qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.  24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu. 4,1, Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. 2Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; 3e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo. 4Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo. 5Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos. 6Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a arma que possuímos é o Espírito Santo”
Todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; e todo espírito que não professa a fé em Jesus, não é de Deus.” Com estas palavras São João nos ajuda a discernir se o espírito com que agimos é guiado por Deus ou pelo mundo.  A fé em Jesus Cristo e a vivência dos mandamentos de amor ao próximo são o fundamento para que possamos nos considerar filhos de Deus e seguidores de Cristo. Diante disso, não podemos nos enganar aderindo às fábulas que os homens apregoam alegando que todos os caminhos nos levam a Deus. Precisamos, pois, ter consciência da verdade de Deus e estar atentos, pois, São João também nos diz, claramente, que o espírito do anticristo já está no mundo e poderá ser identificado nas pessoas com as quais convivemos, mas, não professam a fé em Jesus Cristo. Quando proclamamos Jesus como Filho de Deus feito homem nós também assumimos os mandamentos que Ele veio nos ensinar. O Espírito Santo é quem se manifesta em nós e nos faz viver os mandamentos de Deus e, somente assim, poderemos afirmar: “Nós somos de Deus” e, todos os que são de Deus também irão nos escutar. Os nossos adversários são do mundo porque têm a mentalidade obscurecida e agem conforme o mundo, por isso, "o mundo lhes presta ouvidos". Há muitas pessoas, que mesmo perto de nós não reconhecem a Deus e permanecem no espírito do erro. Mesmo assim, não podemos desistir delas e podemos atraí-las, com a arma que possuímos que é o Espírito Santo, o qual manifesta por meio de cada um de nós, o Seu amor, para que elas possam também encontrar o espírito da verdade. – As suas ações são dirigidas por quem? – Como você tem aproveitado o Espírito santo para guiar as suas ações? – Você se considera uma pessoa de Deus? – Você tem fé em Jesus Cristo como seu  Senhor e Salvador? – Você conhece alguém que tem o espírito do anticristo? 

 

Salmo – 2, 7-8. 10-11 (R.8a)


R. Eu te darei por tua herança os povos todos.

7O decreto do Senhor promulgarei,
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
8Podes pedir-me, e em resposta eu te darei
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio. R.

10E agora, poderosos, entendei;*
soberanos, aprendei esta lição:
11Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito! R.

Reflexão - Os que são de Deus têm como herança a vida eterna, pois foram gerados no Seu amor que se manifestou em Jesus Cristo, Salvador. Jesus é o Senhor de todas as nações, pois o próprio Deus entregou a Ele os confins do mundo. Até os reis e juízes da terra estão sob o Seu domínio e dentro dos seus ministérios são chamados a servi-Lo com respeito e tremor. Por isso, o salmista conclama a todos: “exultai em sua presença, prestai-lhe homenagem com tremor” e, “são felizes os que nele confiam!”

Evangelho - Mt 4,12-17.23-25

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 4,12-17.23-25

Naquele tempo: 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15'Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz.' 17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: 'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.' 23Jesus andava por toda a Galiléia,
ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino
e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes,
que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia, e da região além do Jordão. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Luz de Deus para as nações”
Jesus não se acomodava em nenhum lugar e procurava caminhar de acordo com o que os profetas haviam anunciado. Ele tinha consciência de que o povo vivia nas trevas do pecado e da morte e que a Sua missão era, justamente, a de levar a Luz de Deus para as nações. Por isso, Jesus não tinha descanso tentado instalar o Seu reino aqui na terra, pois, era esta a vontade do Pai. Deste modo, ao mesmo tempo que ensinava e pregava o Evangelho, Jesus  curava e libertava os cativos, mostrando a todos que o reino acontece num coração curado e convertido. Conclamava o povo à conversão, dizendo: “convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo”. O reino dos céus é o próprio Jesus, que ainda hoje nos atrai e quer nos tirar das trevas da ignorância. A conversão do nosso coração sugere uma mudança de mentalidade e de comportamento e requer, como primeiro passo, a cura da nossa mentalidade mundana. O mundo nos oferece uma vida ilusória e passageira, por isso não temos constância nas nossas realizações. Jesus, ao contrário, quer nos dar uma vida duradoura e abundante e nos atrai para que sejamos, primeiro do que tudo, curados (as) das nossas feridas e das nossas mazelas. A Palavra de Deus é a receita para que sejamos sarados (as) das nossas enfermidades. Firmados (as) nas Escrituras e curados pelo amor nós poderemos também, como Jesus, levar ao mundo a Luz de Deus até os confins da terra. – Você percebe se o reino de Deus já foi instalado no seu coração? – No seu coração há  muitas feridas? – De que você precisa Jesus está a sua disposição para curá-lo (a) para que você leve a Sua Luz a todas as nações.


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento6 de janeiro de 2020 às 07:04

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir