.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A autoridade de Jesus-Helena Serpa


16 DE DEZEMBRO DE 2019

2ª. FEIRA DA TERCEIRA SEMANA

DO ADVENTO

Cor Roxo

1ª Leitura - Nm 24,2-7.15-17a


Leitura do Livro dos Números 24,2-7.15-17a
Naqueles dias: 2Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, 3e Balaão pronunciou seu poema: 'Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos; 4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! 6Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedros junto das águas. 7A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão'. 15E Balaão continuou pronunciando o seu  poema: 'Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, 16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 17aEu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel'.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “o homem que tem os olhos abertos”
Eu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto”, diz o profeta. A percepção do profeta Balaão é própria das pessoas que têm o seu olhar voltado para Deus e não se prendem somente ao momento e ao que os seus olhos físicos veem.   Como Balaão nós somos chamados (as) a profetizar e a distinguir os sinais de Deus em visões espirituais. Precisamos ter os olhos e os ouvidos abertos para ver e ouvir o que o Poderoso nos quer dar a perceber. O Senhor nos convida a experimentar de uma realidade fundamentada na esperança de um tempo cheio de riquezas que foi preparado para o nosso bem-estar. Assim é que o profeta fala de belas tendas, de cedros junto das águas, de semente que é regada. Fala também de rei e de reino em ascensão. Tudo isto prediz para nós a chegada do reino de Deus, que veio com Jesus uma primeira vez, mas que será definitivamente estabelecido quando da sua segunda vinda. Neste tempo de espera e de expectativa nós preparamos o nosso coração para “ver além das aparências” e já sonhar com a chegada do Menino Deus que vem mais uma vez no Natal, como prenúncio de um tempo novo cheio de graças. – Você já tem o coração expectante para receber mais uma vez Jesus neste Natal? – Você consegue enxergar além das aparências ou você se apavora pelas coisas que vê ao seu redor? – Você pensa no futuro? – O que você espera?

Salmo - Sl 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. 4b)


R. Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!

4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
4ce fazei-me conhecer a vossa estrada!
5aVossa verdade me oriente e me conduza,*
5bporque sois o Deus da minha salvação.R.

6Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *
e a vossa compaixão que são eternas!
7bDe mim lembrai-vos, porque sois misericórdia*
7ce sois bondade sem limites, ó Senhor!R.

8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho.R.

Reflexão - A estrada do Senhor já foi traçada dentro de nós e se abre na medida em que nós caminhamos orientados (as) pelos Seus ensinamentos, tomando a direção que  Ele nos indica. O caminho do Senhor é a vivência da misericórdia, da bondade sem limites, da ternura, da compaixão, da humildade, da piedade, da retidão, isto é, de todos os bens que compõem a essência de Deus. Fomos criados (as) à Sua Imagem e Semelhança, portanto, temos em nós, também, o germe da verdadeira vocação.

 

Evangelho - Mt 21,23-27


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 21,23-27
Naquele tempo: 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: 'Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?' 24Jesus respondeu-lhes: 'Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi
com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?' Eles refletiam entre si:
'Se dissermos: 'Do céu', ele nos dirá: 'Por que não acreditastes nele?' 26Se dissermos: 'Dos homens', temos medo do povo,
pois todos têm João Batista na conta de profeta.' 27Eles então responderam a Jesus: 'Não sabemos.' Ao que Jesus também respondeu: 'Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas. Palavra da Salvação.

Reflexão – “a autoridade de Jesus”
Jesus não se detinha a dar satisfação àqueles que duvidavam da Sua origem divina e sabia que não seriam as Suas palavras e justificativas que fariam com que os sumos sacerdotes e anciãos acreditassem Nele.  Deste modo, Ele confundia a todos os que queriam pô-lo em julgamento. Jesus tinha consciência da Sua autoridade de Filho de Deus que fora enviado para uma missão redentora e aproveitava o tempo para abrir os olhos das pessoas, não apenas com pregações, mas com ações. Ele se apoiava no relacionamento íntimo que tinha com o Pai e o Espírito Santo, e tinha ciência exata de que as Suas ações eram conduzidas pelo céu e não pela mentalidade do mundo. Hoje, Jesus continua nos ensinando coisas do céu que podemos viver aqui na terra e, somente O entendem as pessoas que não questionam e abrem o coração para receber a mensagem evangélica. Portanto, se não formos incrédulos (as), mas despojados (as) da nossa mentalidade lógica nós teremos todas as respostas para as nossas expectativas. Muitas vezes nós nos encontramos também interrogando se a Palavra de Deus, que é o próprio Jesus Cristo, o Verbo encarnado, pode interferir na nossa vida quando vem de encontro a algumas coisas que estamos praticando. E, por isso, nos tornamos reféns da nossa mentalidade racional que deseja dirigir a nossa vida, mesmo que à custa do contra testemunho da Palavra. O que precisamos fazer é nos entregarmos sem reservas a Jesus com fé para que tudo o que o Pai planejou para nós se realize como Ele quiser.   A Fé em Jesus Cristo é a ponte que nos faz atravessar do ponto da nossa humanidade para termos acesso à divindade, ao transcendental e infinito. Confiando nisto nós podemos seguir firmes na estrada que nos leva à santidade que é justamente, a vontade de Deus acontecendo na vida dos batizados em nome Jesus Cristo! – Você também costuma questionar a autoridade de Jesus para a sua vida? – O que você faz quando descobre que não está agindo de acordo com os ensinamentos da Bíblia? – Você tem procurado regar a sua fé? – Você confia em Jesus Cristo e na força do Espírito Santo?


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento16 de dezembro de 2019 às 04:01

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir