.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

-JESUS SE COMPADECE DE NÓS- Mt 4,12-17.23-25 -José Salviano


06 de Janeiro-2020

Evangelho – Mt 4,12-17.23-25

 


Compartilhe o link desta reflexão em suas redes sociais.

 

1ª Leitura - 1Jo 3,22 - 4,6

Examinai os espíritos para ver se são de Deus
Leitura da Primeira Carta de São João 3,22 - 4,6
Caríssimos:
Qualquer coisa que pedimos recebemos dele,
porque guardamos os seus mandamentos
e fazemos o que é do seu agrado.
Este é o seu mandamento:
que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo,
e nos amemos uns aos outros,
de acordo com o mandamento que ele nos deu.
Quem guarda os seus mandamentos
permanece com Deus e Deus permanece com ele.
Que ele permanece conosco,
sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.
Caríssimos,
não acrediteis em qualquer espírito,
mas examinai os espíritos para ver se são de Deus,
pois muitos falsos profetas vieram ao mundo.
Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus:
todo espírito que leva a professar
que Jesus Cristo veio na carne
é de Deus;
e todo espírito
que não professa a fé em Jesus
não é de Deus;
é o espírito do Anticristo.
Ouvistes dizer que o Anticristo virá;
pois bem, ele já está no mundo.
Filhinhos, vós sois de Deus
e vós vencestes o Anticristo.
Pois convosco está quem é maior
do que aquele que está no mundo.
Os vossos adversários são do mundo;
por isso, agem conforme o mundo,
e o mundo lhes presta ouvidos.
Nós somos de Deus.
Quem conhece a Deus, escuta-nos;
quem não é de Deus não nos escuta.
Nisto reconhecemos o espírito da verdade
e o espírito do erro.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

 

Quando obedecemos os seus mandamentos, qualquer coisa que lhe pedimos as receberemos, desde que  os nossos pedidos estejam de acordo com a vontade do Pai.

O mandamento  resumido por Jesus em apenas dois, é que amemos a Deus e amemos o próximo como a nós mesmos. E quem guarda  os mandamentos, permanece  em Deus, e Deus permanece nele.  Viver assim é só alegria.  É tudo de bom que poderemos  sonhar, desejar e querer para nós e para os nossos irmãos de sangue ou  fraternos.

Tomemos cuidado com os falsos profetas, pois eles só querem nos tirar o nosso dinheiro!  Não estão interessados  em nossa salvação, mais sim, em ficarem ricos.

 

Evangelho - Mt 4,12-17.23-25

O Reino dos Céus está próximo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 4,12-17.23-25
Naquele tempo:
Ao saber que João tinha sido preso,
Jesus voltou para a Galiléia.
Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum,
que fica às margens do mar da Galiléia,
no território de Zabulon e Neftali,
para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar,
região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos!
O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz;
e para os que viviam na região escura da morte
brilhou uma luz.'
Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo:
'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.'
Jesus andava por toda a Galiléia,
ensinando em suas sinagogas,
pregando o Evangelho do Reino
e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
E sua fama espalhou-se por toda a Síria.
Levavam-lhe todos os doentes,
que sofriam diversas enfermidades e tormentos:
endemoninhados, epiléticos e paralíticos.
E Jesus os curava.
Numerosas multidões o seguiam,
vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia,
e da região além do Jordão.
Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

 

Jesus continuou as suas andanças, fazendo milagres e curando muitas pessoas.
Ele expulsava  os espíritos maus, com sua palavra,  e curou todos os doentes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades.
Jesus se compadecia dos que sofriam, dos que não tinham para que recorrer, numa prova do seu imenso amor por nós.
Nós somos cristãos, e cristãos são todos aqueles que seguem a Cristo,  aqueles e aquelas que copiam o seu modo de vida, que praticam os seus ensinamentos.
Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, vamos ajudar os que sofrem os que estão doentes, os idosos, pois nós também vamos ficar idosos e doentes um dia.
Quem realmente tem fé de verdade, consegue ver Jesus presente em sua vida, nos momentos difíceis. E nos momentos de alegrias.  Só não vemos Jesus nos momentos em que o traímos, em que fazemos o mal, nos momentos em que pecamos.
Jesus está do nosso lado o dia todo, nos orientando, nos guiando, falando conosco por meio de pessoas e de acontecimentos. Só precisamos prestar mais atenção em tudo o que nos acontece.

Imitar Jesus é disponibilizar aos irmãos e irmãs, a solidariedade, a caridade, o acolhimento, como se fôssemos extensões dos braços de Jesus na Terra. Aliás, Jesus age no mundo por meio de nós, os seus escolhidos.

Neste evangelho vamos ver vários milagres realizados por Cristo, e por isso vamos fortalecer a nossa confiança no poder de Jesus, o qual não precisava  ir até a  casa do doente para realizar o milagre da cura. No caso do Centurião romano, Jesus até se dispôs a ir. "Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei." Porém, o centurião se julgava indigno da sua visita, porque ele era um dominador romano, e o povo poderia se revoltar se o Mestre o visitasse.
Também somos sempre indignos da visita de Cristo à nossa casa, a nossa alma. Somos também indignos de receber as graças que ousamos pedir-lhe todos os dias. É por isso que devemos preceder aos nossos pedidos, um pedido de perdão.
Jesus por várias vezes demonstrou a sua indignação pela incredulidade dos líderes judaicos, e afirma que pessoas outras de outros lugares, como os publicanos e as prostitutas,  irão para o reino do céu, enquanto que os descendentes do próprio povo de Deus, pela sua indiferença ao Filho de Deus, irão para o inferno.

E aqui, Jesus também faz referência ao Fogo Eterno. Tem gente que diz. O inferno é aqui mesmo nesta vida. Isso nada mais é que uma grande evasiva para se livrar, ou se desculpar por não procurar Deus através da Sua Igreja.
"Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes".

Jesus se compadece de nós. Jesus se importa com os nossos sofrimentos. Precisamos oferecer a Ele as nossas dores, e pedir-lhe a ajuda que necessitamos. Porém, não nos façamos de surdos aos seus chamados para participar da catequese. Esta catequese que nem sempre é feita por palavras, mas sim, pelo nosso testemunho.
Precisamos intensificar mais a nossa ação evangelizadora no mundo, pois as forças sociais estão fazendo uma grande LAVAGEM CEREBRAL nas mentes dos nossos jovens. O mundo digital liderado pela mídia está mostrando aos nossos jovens, valores outros que eles estão acatando como valores importantes, valores naturais, valores que devem ser adotados em suas vidas. Tudo isso em detrimento aos ensinamentos do Evangelho, os quais são os verdadeiros valores que necessitamos para que tenhamos vida em abundância.  A  fé é um dom de Deus, que já vem instalada em nossa mente ao nascermos. Enquanto somos pequenos, cabe aos nossos pais regar, alimentar e orientar esta semente, esta plantinha, para que ela cresça junto conosco. Não devemos perder tempo, pois é na infância que devemos fazer isso. Se deixarmos para a adolescência, será tarde demais, pois os amigos, os colegas, a televisão, o videogame, a internet chegarão primeiro que nós, fazendo uma varredura, uma verdadeira LAVAGEM CEREBRAL tirado da mente dos jovens os valores morais, os valores cristãos, e instalando em seu lugar tudo o que os afastam de Deus: Sexo livre, pornografia, sentimentos de inveja, ódio, vingança, embriaguez, e reações de violência. Tudo isso no lugar que deveria ser de Deus.
O mundo está um caos, o mundo está perdido, onde é que vamos parar? São frases que dizemos todos os dias, principalmente quando acabamos de ver os noticiários, os quais mostram quase que somente as barbaridades causadas pela falta de fraternidade e pela falta  da prática da fé em Deus. Pois aquela fé que muitos nasceram com ela, em vez de ser incentivada pelos pais e familiares, foi sufocada pelas redes sociais, e pelo exemplo da juventude a qual apoiada pela impunidade, e impulsionada pelo desemprego ou pelo subemprego, com salários vergonhosos, ensinam aos demais jovens a viverem sem nenhum limite! 

Caríssimos. Jesus hoje nos chama para irmos  à luta, contra a incredulidade do mundo, que não cultivou a fé, que é um presente de Deus, na mente dos pequeninos. Vamos que ainda dá tempo de se fazer alguma coisa! Vamos que nem tudo está perdido! Vamos com muita fé e coragem, nós que ainda continuamos firmes na fé. Não deixemos para depois, pois não haverá mais nenhum catequista disponível para pelo menos tentar salvar o mundo.  Veja a realidade lamentável  que está acontecendo com esta geração de jovens! Você vai ficar omisso, omissa, esperando que eles façam alguma coisa pelo Reino de Deus?  É claro que não são todos os jovens do mundo! Ainda temos bons jovens  e podemos constatar isso em algumas paróquias.  Vamos incentivá-los, vamos convidá-los para formar um grupo de coroinhas, que os coroinhas maiores e mais conhecedores da liturgia ensinem os novatos, que desse grupo se forme um grupo ou pastoral das vocações, e que, finalmente  desse grupo saiam alguns que entrem para o seminário e sigam carreira para um dia serem ordenados padres. AMÉM, QUE ASSIM SEJA!  

 Tenha um bom dia.  José Salviano. 

 ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES- Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite: -"Vem e  segue-me"! Derrama, sobre nós o teu Espírito. Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz. Senhor. Que a Messe não se perca por falta de operários! Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta em nossos jovens a vocação para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e pastor do rebanho. Chama-nos para o serviço de teu Reino e de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho. Ajuda-nos a responder SIM. Amém.  



 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário