.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

PEQUENO AOS OLHOS DOS HOMENS, MAS GRANDE DIANTE DE DEUS – Maria de Lourdes Cury Macedo.






Domingo, 15 de dezembro de 2019.
Evangelho de Mt 11, 2-11.

A liturgia desse domingo suscita em nós uma grande “Alegria”, porque a vinda do Messias anunciado está próxima. O Natal está chegando, estes dois domingos que antecedem o Natal, vão falar da primeira vinda de Jesus.
O Evangelho de hoje pode ser dividido em duas partes: vv 2-6  João envia seus discípulos a Jesus; vv 7-11 Jesus faz elogios a João.
João Batista encontra-se preso por ordem do rei Herodes Antipas I. Embora preso, João continua a cumprir sua missão de precursor do Messias. Alguns discípulos mantinham constante contato com o seu mestre João, continuam a visitá-lo e tê-lo como seu guia espiritual.
João ouvindo dizer o que Jesus fazia, envia alguns discípulos seus com a finalidade de perguntar a Jesus se era ele o Messias esperado, pois tinha outra ideia do Messias, estava surpreso com o que Jesus fazia, era benevolente, preocupado com os pobres, com os pecadores e sempre pronto a perdoar.
João havia pregado um Messias mais forte do que ele, ‘pronto para cortar e queimar as árvores que não estivessem produzindo, guardar os grãos no celeiro e queimar a palha’. Seria um juiz definitivo, rigoroso, impiedoso, que castigaria os maus e pecadores. Mas o que João ouviu falar de Jesus era o contrário, uma pessoa que curava, perdoava, tinha compaixão do sofrimento de todos. Por isso João manda perguntar se ele era mesmo o Messias esperado. Também entre seus discípulos havia aqueles que duvidavam da missão do Salvador. Para que eles conhecessem a realidade dos fatos, João mandou que seus discípulos fossem até Jesus e assim vendo os milagres, os sinais que Jesus realizava, eles passariam a acreditar, não teriam dúvidas. Jesus se manifestaria a eles, porque para João era claro Jesus era o verdadeiro Messias esperado.
A resposta de Jesus foi lembrá-los de uma passagem do profeta Isaías 35,5 que diz das maravilhas que o Messias deveria realizar. Os cegos irão recuperar a vista. Os surdos ouvirão. Os coxos andarão. O mudo falará. A Boa Notícia será anunciada aos pobres. Todos esses prodígios, Jesus realizava. Com Ele se concretizavam as palavras de Isaías. Desta forma a resposta de Jesus era clara e simples: “Vão contar a João o que vocês estão ouvindo e vendo”. Eles estavam ouvindo e vendo Jesus realizar os prodígios que acompanhariam o Messias esperado.
Jesus instruiu os discípulos de João, confirmando suas palavras com milagres. E disse: “Bem aventurado aquele que não ficou escandalizado por causa de mim!” E Jesus diz que quem não se escandalizar com o que ele realiza é feliz. Quem não duvidar de suas obras terá fé e estará com ele.
Na segunda parte desse evangelho Jesus faz elogios a João. Os enviados de João partiram e Jesus começou a falar de João para o povo. Jesus faz ver que o Batista não é um espírito fraco que se dobre para um e outro lado como um caniço, mas um homem corajoso e perseverante, que pregou sempre a mesma doutrina e teve sempre vida austera e humilde. Morou no deserto, tinha o caráter enérgico e sua vida penitente, digno de admiração e de imitação. Vestia e comia pobremente.
Jesus diz que João é maior dos profetas e com muita razão, pois os profetas apenas anunciaram o advento do Messias. João preparou o povo para receber o Messias e foi seu precursor. É um profeta maior que todos, pois sua vinda foi profetizada como aquele que viria para preparar os caminhos do Senhor. João foi a pessoa mais elevada, que  viveu a Antiga Aliança. Jesus o definiu como o maior nascido de mulher, no entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. A Nova Lei de Jesus é tão superior à Antiga, que o menor de seus discípulos está em posição mais elevada que as pessoas mais dignas da Lei Antiga, aquele que entrar no Reino por meio do seguimento de Jesus, será maior que João. João Batista viveu a grandeza da vida profética.
João viveu uma vida de penitência, de dureza. Foi elogiado por Jesus, esteve na prisão e foi morto. Podemos ver que seguir a Cristo exige sacrifícios. É preciso deixar Deus viver em nós, nunca duvidar da sua graça, só assim seremos felizes.
Que nesse Natal sejamos todos acolhidos pelo grande amor de Deus que se revela em cada momento da liturgia de hoje, mas principalmente na Palavra e na Eucaristia.
Como João Batista, vamos procurar ser pequeno aos olhos dos homens para ser grande diante de Deus!

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes




Nenhum comentário:

Postar um comentário