.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A PORTA ESTREITA-Adélio Francisco



REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25 /08/2019
  21º DOMINGO DO TEMPO COMUM
-Lucas 13,22-30
"ESFORÇAI-VOS POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA. "
 
 Há aqui um conjunto de Jesus sobre a entrada no Reino, que procura explicar a dificuldade e a exigência do seguimento. Por outro lado, apresenta uma ameaça para a maioria dos judeus que foram deixados de lado enquanto que em todos os pontos cardeais homens e mulheres passaram a forma
parte desse Reino. Daí podemos perguntar :  Quem é que se salva? São muitos?
   Esse é um dos temas inevitáveis de Jesus que diz: "Muitos dos últimos serão os primeiros e muitos dos primeiros serão os últimos ".
    Não é suficiente ter ouvido a pregação de Jesus para a entrada ou fazer parte do Reino de Deus, mas depende da conversão ao Evangelho e da prática da justiça. Sem ela nada tem sentido. Com ela tudo tem sentido.
     
 O Evangelho da liturgia de hoje  que  nos é apresentado,  observamos  que  o evangelista  Lucas vem nos dizer que Jesus está  sempre em caminho para Jerusalém, Jesus atravessava as cidades e aldeias e  nelas ensinava. Isto  mostra-nos  que Jesus deixava  sinais do Reino de Deus por todos os lugares. Seu caminhar era de passos lentos, pois tinha que atender a todos, sem fazer discriminação a quem quer que seja. Aqui nos faz lembrar de outras falas de Jesus,  em outros textos do Evangelho em que nos  disse: "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei  vós a eles": essa frase do Evangelho  resume tudo o que devemos fazer na vida em resposta á vontade de Deus, impressa em nossos corações. Devemos amar cada pessoa, imaginando-nos  em sua situação e tratando-a  como gostaríamos de ser tratados.
     Voltando a narrativa do texto do Evangelho de hoje, vemos que Jesus enquanto caminhava, aparece alguém que lhe perguntou : "Senhor, são poucos os homens que se salvam? "
    Ele respondeu : "Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão...".
    Veja que Jesus sempre responde a quem faz perguntas, fazendo outras perguntas, e ensinando o caminho  certo a seguir.
    O caminho que conduz á vida é penoso e a porta estreita. Os dois adjetivos, sobretudo o primeiro, fazem referência claramente às tribulações e perseguições que os discípulos  têm que suportar.  Seguir o caminho do Reino leva consigo perseguições, elas fazem parte da vida.
 
   Meus irmãos e irmãs : a porta estreita  continua sendo para todos os seguidores de Jesus a porta do pobre e do excluído, a porta pelo qual o próprio Jesus atravessou o umbral da existência humana; ele não se fez genericamente homem, mas especificamente homem pobre.
   
     É bom lembrar nas  palavras do envio de Jesus a seus discípulos "como o Pai me enviou, assim eu vos envio" não só se exprime  o envio missionário, mas também a forma específica de realizar a missão como ele a realizou, pela vontade do Pai. Jesus mostra  para o missionário que, para seguir o caminho da vida são raros os que o encontram.
Conheça a minha página de reflexão sobre o Evangelho.  Nela eu publico minhas reflexões sobre o Evangelho do dia.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
- Adélio Francisco

Conheça a minha página de reflexão sobre o Evangelho.  Nela eu publico minhas reflexões sobre o Evangelho do dia.
           BASTA CLICAR NO LINK
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir