“ESTA É A VOZ DAQUELE QUE GRITA NO DESERTO”... - Olívia Coutinho
2º DOMINGO DO ADVENTO
Dia 06 de Dezembro de 2015
Evangelho Lc 3,1-6
Neste segundo domingo do Advento, somos chamados a intensificar o nosso espírito de espera, espera pelo o Senhor Jesus, que vem realimentar em nós a esperança de um tempo novo, de um mundo mais justo e mais fraterno!
O Espírito Natalino nos convida a desacelerarmos um pouco da nossa rotina, a fazermos um retiro interior, intensificando o nosso relacionamento com Deus, na relação com o outro!
Precisamos tomar consciência da importância de estarmos, sempre vigilantes, num processo contínuo de conversão, pois sem um retorno de todo o nosso ser, a Jesus, não tem como vivermos o verdadeiro sentido do Natal!
O evangelho que a liturgia deste domingo nos apresenta, começa citando o nome das lideranças políticas religiosas do tempo de Jesus, certamente, para nos mostrar em que contexto o projeto de Deus em favor da humanidade, começa a se desenvolver!
Jesus está prestes a entrar na história! Ele vai entrar, não, pelos caminhos dos grandes e sim, pela via dos pequenos, daqueles que aprendem a caminhar fazendo o caminho!
Deus não desiste do humano é através do próprio humano, que Ele age em favor do humano! Podemos perceber isso claramente, quando Deus insere João Batista na história da salvação! João Batista foi o grande profeta, aquele que veio realimentar a esperança dos “pequenos”, dos que haviam perdido a esperança no humano!
A liturgia deste tempo, está sempre destacando a forte figura de João Batista, que continua a nos falar! Ele é, depois de Maria, a figura de maior relevo no tempo do advento! João Batista surge como protagonista da história, pois é a partir dele, que Jesus inicia o seu ministério!
Assim como João Batista apontou Jesus ao povo, um dia, alguém nos apontou Jesus, mas nós, só o conhecemos de fato, quando fazemos a experiência pessoal com Ele!
Imitemos o grande profeta João Batista, sendo a voz que grita no deserto contra tudo e contra todos que insistem em manter os caminhos tortuosos como expressão de valores!
O nosso caminho, é um caminho traçado por Deus, um caminho de fé, de esperança e de alegria, é trilhando este caminho, que encontraremos a felicidade plena!
Que a alegria da espera, possa nos dar a força que nos levará a vencer todas as adversidades da vida e assim, poder esperar confiantes a vinda do Emanuel: O Deus conosco”.
João Batista, foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, não se acomodando nas tradições do seu povo, nem de sua Família, pelo contrário, ele buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um novo tempo!
Assim como João Batista, preparemos os caminhos do Senhor, nos abrindo a tudo que é bom e que nos aproxima de Deus! Temos uma missão: continuar apontando Jesus ao outro! Para isso, é importante cultivarmos em nossos corações uma constante disposição de nos renovarmos a cada dia mediante a Palavra de Deus.
Colocar Jesus, como o centro da nossa vida, é pensar, é viver, é falar é mover-se em função do amor!
Na nossa vivencia de comunidade, devemos levar ao outro, uma mensagem de esperança, afinal, o Senhor vem, vem inaugurar um tempo novo!
Deus escolheu os mais simples dos simples para desenvolver o seu projeto de vida plena para todos!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:
Amooooooo esta pagina me ajuda muito a entender o Santo Evangelho muito obrigada.
ResponderExcluir