.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

“BENDITA ENTRE AS MULHERES” (Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta).



DIA 21 DE DEZEMBRO - SEGUNDA-FEIRA

IV SEMANA DO ADVENTO *
(ROXO, PREFÁCIO DO ADVENTO II – OFÍCIO DO DIA)


 
         Evangelho (Lucas 1,39-45):

         A visita de Maria a Isabel revelou traços importantes da personalidade da mãe do Messias Jesus. Ao levantar-se e ir às pressas até a Judéia, para servir a uma parenta necessitada de sua ajuda, Maria demonstrou sua disponibilidade para servir, sem interpor nenhum obstáculo: viagem longa, caminho perigoso, sua gravidez. Muito menos, julgou que a condição de mãe do Messias a colocava numa situação de superioridade. Com toda simplicidade, ela se pôs a caminho, para servir.

         A saudação de Isabel sublinhou o quanto Maria era querida por Deus. Era uma mulher abençoada e trazia, no ventre, um ser igualmente abençoado. Por conseguinte, portadora e penhor de bênçãos. Donde a alegria de João Batista, ainda no ventre materno, quando do encontro com a mãe de Jesus. Esta era bem-aventurada, sobretudo por ser mulher de fé, capaz de acreditar no cumprimento de tudo o que lhe fora dito da parte do Senhor.

         As palavras de Isabel foram inspiradas. Explicitaram, perfeitamente bem, o que se passava com Maria. Talvez, a própria mãe de Jesus não compreendesse as reais dimensões de sua relação com Deus. Sua simplicidade a impedia de se ter em grande conta. Sua condição de mãe do Senhor não mudou a ideia que fazia de si mesma.

         A servidora de Deus estava ali para servir à parenta necessitada. Uma coisa implicava a outra.

          Oração:
 
         Senhor Jesus, ajuda-me a compreender a bem-aventurança aplicada a Maria, que se fez servidora de Deus e dos irmãos.
 

Santo do Dia / Comemoração (São Pedro Canísio):

 

 

         Pedro Canísio nasceu na Holanda em 1521. Desde menino manifestou sua vocação religiosa, sendo um amante da catequese.
         Ao contrário dos demais garotos preferia os livros de oração às brincadeiras. Mais tarde ele iria escrever um catecismo, traduzindo em mais de quinze línguas. 

         Sua família queria que Pedro conseguisse um bom casamento, mas o jovem recusou-se, fazendo voto de castidade.

          Em 1543, ingressou na recém fundada Companhia de Jesus.

         Três anos depois, ordenado padre jesuíta, recebeu a incumbência de voltar para sua terra natal e fundar uma nova casa para a Ordem. 

         Destacou-se como um ardoroso defensor da fé católica e questionador das posturas protestantes. Foi nesse período que sua luta incansável trouxe mais frutos e onde também escreveu a maior parte de suas obras literárias. 

         Admirado pelos pontífices e governantes do seu tempo, respeitado como primeiro jesuíta de nacionalidade alemã, Pedro Canísio morreu em 21 de dezembro de 1597, em Friburgo, atual Suíça.

         Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.


         REFLEXÃO:

         Pedro Canísio viveu o que pregou e sua obra foi gigantesca.

         Pregador, escritor e peregrino do Evangelho, suas obras fizeram-no merecer o título de Doutor da Igreja. Uma das frases de São Pedro Canísio: "O que todo mundo ama e busca, é a moderação unida à gravidade da linguagem e à força dos argumentos. Abramos os olhos dos extraviados, mas sem nunca causar-lhes irritação".

         ORAÇÃO:

          Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Pedro Canísio, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
        
         São Pedro Canísio, rogai por nós.


 Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Link no Facebook:
https://www.facebook.com/ademilson.moura.752

Nenhum comentário:

Postar um comentário