.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O Salvador fez em mim grandes coisas-Claretianos

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015
1Samuel 1,24-28: Ana agradece pelo nascimento de Samuel
Interlecional 1Sm 2: Meu coração se alegra no Senhor, meu salvador
Lucas 1,46-56: O Salvador fez em mim grandes coisas.
46E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,47meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,48porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,49porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.50Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.51Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.52Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.53Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.54Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,55conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.56Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.

Comentário


O canto do Magnificat origina a reflexão sobre a forma como Deus se faz presente na história da salvação e especialmente em sua revelação mais plena: a encarnação histórica. A primeira parte deste canto se centra na personalidade de Maria e a segunda torna universalizável a experiência de Maria projetando-a como mediadora entre Deus e toda a humanidade. É o canto que inverte os parâmetros da história, mostrando que a ação de Deus vai se realizando nos excluídos humanos. O Deus do evangelho olha de maneira pessoal e comunitária para nós, humanos, para vincular-nos a seu projeto, apresentando-nos Maria como a mulher que denuncia a injustiça e a opressão, como a mulher que se solidariza com os pobres e reivindica a dignidade deles. O Magnificat é o canto que mostra seu compromisso por um mundo onde reine a vida, por um mundo totalmente outro: o da justiça e o do direito divinos. O cântico de Maria se torna revolucionário (em seu sentido mais pleno), pois coloca em ação a libertação que Deus realiza: das estruturas injustas, da escravidão da discriminação, da guerra e do abandono. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário