.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Precisamos mergulhar nos acontecimentos da nossa vida-Helena Serpa

01/01/2016 – 6ª. feira SANTA MARIA MÃE DE DEUS - 1ª. Leitura -Números 6, 22-27 –  “A paz de Deus esteja conosco”
No primeiro dia do ano, peçamos ao Senhor que nos abençoe e derrame sobre nós e nossas famílias a Sua graça e a Sua paz. Neste dia, que é dedicado à Mãe de Deus a liturgia nos convoca a assumirmos também a condição de filhos e filhas e a nos apossarmos da bênção do Pai do Céu, cujo conteúdo o próprio Deus nos ensinou por meio de Moisés. “O Senhor te abençoe e te guarde!” “O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!”  “O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”!   As promessas de Deus se cumprem na medida da nossa Fé e confiança, deste modo, não podemos perder tempo, hoje é o dia em que o Senhor Deus derrama sobre a humanidade paz e amor em abundância. Deus já destinou para nós e a nossa família muitas bênçãos e graças.   A benção de Deus, portanto, é o princípio para todas as nossas realizações do Ano.  Esta poderosa bênção deve também ser ministrada por pais e mães aos seus filhos (as), assim como também uns aos outros.  Esta prece contém a vontade de Deus  a nosso respeito e satisfaz ao que o nosso coração também aspira: contemplar a face de Deus, ter sobre nós a Sua atenção, Sua misericórdia e Sua paz! A paz de Deus excede a qualquer estado de espírito que podemos experimentar. Ela provém do Amor atencioso e zeloso que Ele dispensa aos Seus filhos e filhas. E finalmente, o Senhor nos promete: “E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei".    – Experimente hoje fazer esta invocação conforme mostra a Leitura e a ministre às pessoas da sua casa, com muita fé e respeito.  Assim você estará obedecendo a Palavra de Deus.

Salmo  66 -Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção”.

O salmo também é um apelo para o que o Senhor nos dê graça e bênção e, ao mesmo tempo, um chamado para que toda a terra reconheça a Sua grandeza, justiça e santidade. Todo aquele (a) que recebe a bênção de Deus é alguém convidado a glorificar o Senhor e apregoar até os confins do universo a salvação que dele vem!  No começo de mais um ano é nosso dever e faz bem à nossa alma oferecer o nosso coração e a nossa vida como dom precioso para que Deus a abençoe nos perdoe e nos motive a viver com alegria. A luz do Senhor então, nos cobrirá e nos dirigirá com segurança pelos caminhos que nós ainda não atravessamos. Assim, nós não teremos medo de enfrentar o desconhecido nem tampouco de desbravar as barreiras que, com certeza, nós precisaremos enfrentar. A bênção do Senhor fará com que a nossa terra dê frutos bons que nos alimentarão durante todo este ano.
           
2ª. Leitura Gálatas 4, 4-7 – “na “plenitude dos tempos ”
O projeto de Salvação do homem prognosticado por Deus desde toda a eternidade foi concretizado em Maria, no tempo previsto. Houve um tempo de maturação e somente na “plenitude dos tempos”, isto é, na hora marcada pelo Pai Jesus nasceu para nos dar uma nova vida. Assim também Deus deixa amadurecer em nós os Seus projetos que, por outro lado, necessitam da nossa adesão. Os projetos de Deus são sempre de resgate e de restauração das nossas vidas. O tempo previsto está sempre se completando para todos aqueles (as) que ainda não se conformaram ao Projeto do Pai. Precisamos ter consciência, de que a plenitude dos tempos já chegou e Jesus já veio e o momento é propício para que aceitemos a salvação que Ele veio nos trazer.   Quando dizemos sim a Jesus, nós nos tornamos filhos e filhas do Pai e nos apossamos do Seu amor que foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o Dom de Deus para todos os que foram adotados (as) por Jesus Cristo e é Ele quem nos convence de que já não somos mais escravos, porém filhos, herdeiros da graça do Amor de Deus Pai.  O mesmo amor que foi gerado em Maria é também gerado em nós e assim nós nos tornamos missionários (as) da graça de Deus no mundo. – Você tem consciência de que é filho (a) e herdeiro (a) de todas as dádivas de Deus? – Você tem usufruído desta riqueza ou vive mendigando a felicidade que o mundo oferece? – Você já está na plenitude dos tempos? – Como você tem vivido o tempo presente?

Evangelho-  Lucas 2, 16-21 – “precisamos mergulhar nos acontecimentos da nossa vida
Belém foi a cidade escolhida para abrigar a Família de Nazaré e ser cenário do nascimento do Filho de Deus. Assim, os pastores que às pressas se dirigiram para lá encontraram Maria, José e o Menino Jesus deitado em uma manjedoura. Todos os que estavam presentes ficaram maravilhados com o que eles lhes contaram sobre as palavras do anjo. Maria, no entanto,  “guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração”, porque, cheia do Espírito Santo, alcançava  os mistérios de Deus e sondava qual seria a vontade do Pai para o Filho que nela fora gerado e, agora, colocado no mundo. Qualquer outra mãe que não tivesse a sua sabedoria tornar-se-ia cheia de orgulho e admiração pela sua própria conquista, pelo privilégio, pela fama e ficaria apenas no superficial.   Maria, entretanto, nos dá exemplo de sobriedade, de discrição, de simplicidade e submissão à vontade e aos desígnios de Deus.  Do mesmo modo, nós também, a exemplo de Maria, precisamos mergulhar nos acontecimentos da nossa vida, a fim de que percebamos nas nossas “aparentes” conquistas, o que é essencial para Deus e não para nós mesmos.  É este também o nosso papel diante das coisas extraordinárias que nos são anunciadas: guardar com carinho no nosso coração e perceber os sinais de Deus através do desenrolar da nossa vida, confirmando-os na Palavra e nos ensinamentos evangélicos. Belém, hoje, é a nossa casa que recebe também a visita da Sagrada Família de Nazaré e onde o anjo se apresenta para, mais uma vez nos anunciar tudo o que lhe diz respeito.    Abramos a  porta  da  nossa casa para que a Sagrada Família nos ensine a fazer a vontade do Pai e, então, todos os nossos planos serão bem sucedidos. – Você tem a Sagrada Família como modelo? – Qual é a influência que ela tem nas suas ações em família? – Como você encara  a atitude de Maria?

 – Qual teria sido a sua atitude?  – A sua casa é um lugar onde habita a paz?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário