Dia 16 de Dezembro de 2015
Evangelho de Lc7,19-23
Estamos na terceira semana do advento! Um tempo de gratidão, de reafirmarmos o nosso desejo de estarmos sempre com Jesus!
Neste tempo de alegria, o nosso coração se abre para acolher Jesus que já está no meio de nós, mas que ainda não o acolhemos devidamente!
Ao nos preparar para o Santo Natal, estamos também nos preparando para a segunda vinda de Jesus, o que pode acontecer a qualquer momento de nossa vida. Por tanto, precisamos estar sempre vigilantes, vivendo o Natal a cada dia de nossas vidas!
Quem faz da sua vida um eterno Natal, está sempre preparado para o encontro definitivo com o Pai! Encontro, que só será possível, se trilharmos o caminho que o seu Filho nos ensinou!
Em meio a este mundo tão conturbado, onde impera o egoísmo, a injustiça, Deus vem realimentar a esperança de milhões de empobrecidos, pessoas que mesmo às margens da sociedade, se abrem para acolher a oferta do amor e da alegria trazida por Aquele que veio nos libertar!
Todas as promessas anunciadas pelos profetas do antigo testamente, se realizaram nas ações libertadores de Jesus!
O evangelho de hoje nos fala da forte figura de João Batista, o profeta que continua falando ao nosso coração! João Batista é, depois de Maria, a figura de maior relevo no tempo do advento, ele surge como protagonista da história, pois é a partir dele que Jesus se manifesta à humanidade.
Através dele o antigo testamento dá lugar ao novo! João Batista representa o antigo testamento, àquele que aponta o novo que é Jesus: o Filho de Deus que se fez homem nascendo de uma mulher!
A prisão de João Batista não o impediu de continuar anunciando a vinda do Messias, afinal, ninguém consegue calar a voz de um profeta, nem mesmo a sua morte!
A narrativa nos diz, que João Batista ao ouvir falar das obras realizadas por Jesus, enviou alguns de seus discípulos até Jesus, para perguntá-Lo se Ele, era àquele que eles esperavam ou se deviam esperar outro! Jesus não os responde com palavras, mas manda-os dizer a João o que eles viram e ouviram. Provavelmente, João Batista, já sabia que Jesus era o Messias, mas Ele queria que seus discípulos certificasse disso num encontro pessoal com Ele!
O texto chama a nossa atenção sobre a importância do nosso encontro pessoal com Jesus! É a partir deste encontro, que o nosso horizonte se amplia, que passamos a enxergar além dos que os olhos humanos alcançam!
Um dia, alguém nos falou Jesus, mas nós, só vamos conhece-Lo de fato, através de ma experiência pessoal com Ele, como fizeram os discípulos de João!
Imitemos o grande profeta João Batista, sendo a voz que grita no deserto contra tudo e contra todos, que mantém os caminhos tortuosos como “expressão de valores”.
O nosso caminho é um caminho traçado por Deus, um caminho de fé, de esperança e de alegria! É trilhando este caminho, que encontraremos a felicidade plena!
Que a alegria da espera e a certeza da presença de Jesus no meio de nós, invada o nosso coração, intensifique a nossa disposição em dar passos ao encontro Dele, encontrando com o irmão, o desesperançado aquele que já perdeu a esperança no humano!
Neste tempo luminoso, tomemos consciência da importância de estarmos, sempre vigilantes, num processo contínuo de conversão, para que assim, possamos transformar, não somente o nosso coração, mas o coração de muitos, num berço aconchegante para acolher Jesus que quer fazer morada no meu, no seu coração!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebookhttps://www.facebook.com/group s/552336931551388
Obrigado por partilhar tão belas reflexões!!!
ResponderExcluir