22- Terça - Evangelho - Lc 1,46-56
“Magnificat” é o título latino muito cedo dado ao
“Cântico de Maria”, o belo poema de Lc 1, 46-56. Mas engana-se quem pensa que
Maria pronunciou tudo aquilo de improviso, dando uma de “repentista”. O poema é
uma coletânea de versos extraídos do Primeiro Testamento, tendo como pano de
fundo o chamado Cântico de Ana (1 Sm 2,1-10).
E,
nesse sentido, é poema de mulheres pobres, não só por marcar o encontro de
Maria e Isabel, mas por se constituir em memória de um grupo que por nós
precisa ser melhor conhecido.
Ao
atribuir o poema a Maria, a comunidade de Lucas quer, entre outras coisas,
afirmar que a jovem mãe fazia parte dos pobres de Deus.
Desde
a época da destruição do país pela Babilônia, que aconteceu por volta de 587
a.C., o povo israelita começa a esperar o restaurador do reino davídico, o
Messias. Com o passar do tempo, vão se constituindo grupos e partidos, cada um
com sua teologia própria, cada um esperando um messias que viesse satisfazer
seus interesses. Começam a se formular compreensões diferentes dessa figura.
Os
fariseus, por exemplo, aguardavam a chegada de um messias que viesse restaurar
o reino davídico a partir da exigência do cumprimento total da Lei de Moisés.
Os zelotas, por sua vez, aguardavam um messias guerrilheiro que expulsasse a
dominação romana por meio de uma revolução armada.
Apesar
dos poucos registros históricos, sabemos da existência de um outro grupo que se
reunia para louvar ao Deus dos pobres, na espera de um messias que viesse do
meio dos pobres, tal como havia profetizado Zacarias: “Eis que o teu rei vem a
ti; ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento, sobre um
jumentinho, filho da jumenta” (Zc 9,9). Trata-se dos ‘anawîm’, os pobres de
Deus. Desse grupo faziam parte, provavelmente, Isabel e Zacarias, os pais de
João Batista, justos diante de Deus (Lc 1,5-6); o justo e piedoso Simeão, que
aguardava a consolação de Israel (Lc 2, 25); a profetiza Ana, com seus oitenta
e quatro anos de sonho e esperança (Lc 2, 36-38). E Maria, com seu noivo José,
que também era justo, conforme Mt 1,19.
O
termo “justo” é um adjetivo frequentemente atribuído às pessoas participantes
do grupo dos ‘anawîm’. É notável a liderança das mulheres entre os ‘anawîm’.
Muito provavelmente em seus momentos de encontro, de oração, elas iam coletando
frases do Primeiro Testamento e compondo canções como o Magnificat.
Os capítulos iniciais do Evangelho de Lucas
recolhem ainda o chamado Cântico de Zacarias (Lc 1, 68-75), outro exemplo
desses poemas. Maria sabia de cor essas canções, elas eram a história do seu
povo. Composição de mulheres que conhecem bem as Escrituras. Numa cultura
onde as mulheres não tinham acesso às letras, chama a atenção como no
Magnificat se fazem presentes os textos bíblicos.
É
evidente a força feminina na manutenção da história através da memória oral,
visto que a escrita estava ligada a pequenos grupos, normalmente de homens
detentores do poder. Assim perceberemos como Maria e as suas companheiras
conheciam bem a história de seu povo e dela tiravam forças para lutar. A principal
fonte inspiradora do Magnificat é o Cântico de Ana, mulher estéril, por isso
discriminada e humilhada. Na amargura, chora e derrama a sua alma diante de
Deus (1 Sm 1,10.15). Mas sabe expressar a sua gratidão ao se tornar mãe de
Samuel: “eu o pedi a Javé” (1 Sm 1, 20).
Muito
sabiamente, o redator de 1 Samuel a ela atribui o poema presente em 1Sm 2,1-10.
“O meu coração exulta em Deus, a minha força se exalta, o arco dos poderosos é
quebrado, os fracos são cingidos de força” (vv 1.4-5). Entretanto, o Magnificat
percorre vários livros do Primeiro Testamento. Isaías havia dito: “Transbordo
de alegria em Javé, a minha alma se alegra, porque ele me vestiu com vestes de
salvação, cobriu-me com um manto de justiça…” (Is 61,10). Hab 3,18 diz algo
semelhante: “Eu me alegrarei em Javé, exultarei no Deus de minha salvação”. A
figura do “Servo Sofredor” também é retomada, quando o poema diz que o Senhor
“socorreu a Israel seu servo”(Lc 1,54).
Em
Maria acontece algo extraordinário: toda a sua alma concebe o Verbo de Deus,
porque ela foi imaculada e isenta de vícios, guardou a sua castidade com pudor
inviolável. Assim, com Maria, engrandece ao Senhor, aquele que segue dignamente
a Jesus Cristo. A Virgem humilde de Nazaré vai ser a Mãe de Deus; jamais a
onipotência do Criador se manifestou de um modo tão pleno. E o Coração de Nossa
Senhora manifesta de modo transbordante a sua gratidão e a sua alegria. E
então, canta: “a minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus
meu Salvador”.
Pai,
faz-me sensível à espiritualidade daquela que escolheste para ser mãe de teu
Filho, porque ela penetrou, de modo admirável, em teu mistério de amor.
Muito boa essa reflexão, seguida de todas estas citações.
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