Dia 18 de Dezembro de 2015
Evangelho de Mt1, 18-24
O amor grandioso do Pai ultrapassou todos os limites, Deus se fez humano para resgatar o humano, possibilitando-o retornar ao seu convívio! É através do próprio humano, que Deus age em favor do humano! Foi vestindo- se da fragilidade humana, que Ele nos resgatou!
Deus se revelou na pessoa de Jesus! Jesus é o modelo de humildade, do amor perfeito, o amor que une, que promove, que liberta, é Ele quem nos conduz ao encontro do Pai!
O evangelho de hoje vem nos falar da origem de Jesus, de uma história de amor que começou com o “sim” de Maria e que deu continuidade com a significante colaboração de José, que abriu mão de uma vida tranquila na pacata cidade de Nazaré para assumir o grande desafio: cuidar do Filho de Deus!
A história de Jesus, o seu nascimento, não está distante da nossa história, afinal, Jesus, homem Deus, nasceu de uma mulher e viveu numa família como nós!
Olhando para Maria, a Mãe de Jesus, podemos ver uma jovem cheia de vida, de graça, de ternura e de amor, foi na sua humildade e simplicidade que ela acolheu a vontade de Deus, deixando tudo acontecer exatamente como Ele quis!
Olhando para José, o pai adotivo de Jesus, podemos ver a figura de um homem bom, um homem simples, de pouca fala, mas que também, como Maria, realizou a vontade de Deus! “José não tenhas medo de levar Maria para sua casa”... Na sua humildade, José, sem hesitar, acolheu estas palavras de Deus, proferidas pelo anjo em sonho, acolhendo Maria como sua esposa! E assim, o projeto de Deus começa a se desenvolver através do humano revestido do divino! É o início da história da salvação!
Hoje, nós vivemos os frutos desta bela história de amor, uma história que teve início e que nunca terá fim, pois esta história continua através de nós! É no amor, no carinho e no serviço ao outro, que vamos dando continuidade a esta história, entrando no caminho de Jesus, vislumbrando um novo céu e uma nova terra!
A nossa vida deve ser pautada no exemplo de Jesus, que mesmo sendo Deus, abriu mão de suas prerrogativas divinas, para se tornar "Filho", um filho totalmente dependente do Pai!
Graças ao "sim" de Maria e a significante colaboração de José, Deus se fez homem, experimentou as nossas dores e também as nossas alegrias!
Para dizer “Sim” a Deus, não é preciso saber exatamente o que Ele quer de nós, basta entregarmos a Ele, como servos, como fez Maria!
Para dizer “Sim” a Deus, não é preciso saber exatamente o que Ele quer de nós, basta entregarmos a Ele, como servos, como fez Maria!
Com Maria, e como Maria, apresentemo-nos à Deus com o firme propósito de dar Ele o nosso sim, um sim de fidelidade ao seu projeto de vida nova anunciado por Jesus.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário