Dia 15 de Dezembro de 2015
Evangelho de Mt 21,28-32
O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos adverte sobre o perigo que corremos quando ficamos somente na interpretação da palavra de Deus e não a trazemos para a nossa vida!
A palavra de Deus é fonte de vida, quando embebedamos desta fonte, tornamos grandes dentro da nossa pequenez, pois Deus passa a agir no mundo através de nós!
Conhecer a palavra de Deus e não vivê-la, é conhecer a verdade e optar pela mentira. Era o que acontecia com os líderes religiosos do tempo de Jesus, eles conheciam bem as escrituras, mas não viviam o que conheciam, colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas e eles mesmos ficavam somente no discurso, não viviam o que falavam.
Jesus desmascara estas autoridades dizendo: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no reino dos céus.” Isto é, o povo excluído, vistos como pecadores, ouviram a pregação de João e se converteram, endireitando os seus caminhos, enquanto que estes líderes, não deram crédito a pregação de João, não buscaram a conversão.
Para despertar nestes líderes e hoje em nós, a importância de uma revisão de vida, Jesus conta-lhes a parábola dos dois filhos convocados pelo pai a trabalhar na vinha. O pai, representa Deus, os dois filhos representam duas posturas diferentes diante o chamado de Deus. É uma parábola que chama a nossa atenção para a responsabilidade do nosso sim!
Quantas vezes dizemos sim, a Deus, mas não cumprimos o que assumimos!
Na parábola, o “não” do primeiro filho, representa os cobradores de impostos e as prostitutas, estes, a princípio disseram não a Deus, optando por caminhos contrários, mas depois arrependeram-se e se converteram. Já o “sim” do segundo filho, representa os líderes religiosos que disseram sim a Deus, mas um sim que ficou somente na palavra.
Com qual filho nos identificamos? Com aquele que disse não, mas que depois se arrependeu e foi trabalhar na vinha? Ou com aquele que disse sim, mas que o seu sim, ficou somente na palavra?
Operário da vinha do Senhor, não é aquele que fica somente no discurso, ditando o que o outro deve fazer, operário do Senhor, é aquele que ensina fazendo, como Jesus fazia! Jesus não ensinava os discípulos através de teorias, Ele os ensinava fazendo, ou seja, os ensinava com as suas atitudes.
O nosso sim à Deus, deve ser sincero, deve ser um sim, brotado do coração, que nos coloque à serviço do Reino, como o sim de Maria!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:
Este comentário vai me ajudar muito em uma celebração. amém.obrigada
ResponderExcluirDeus abençõe suas palavras que hoje pode nos ensinar uma verdadeira realidade que enfrentamos no cotidiano de nossa vida. Vemos hoje muitos sacerdotes que é o segundo filho, tentando fazer muito bonito dentro de nossas igrejas mais sem um fio de cabelo de humildade, que Deus hoje com esse maravilhoso evangelho, nos conceda a oportunidade de mudança. Deus abençõe muito você. Vilson de Orlândia - SP
ResponderExcluirSabias palavras, sempre nos ajudando.
ResponderExcluirRonaldo Urbano, Carapicuiba, SP