.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

DEUS VEIO HABITAR COM SEU POVO - Maria de Lourdes Cury Macedo.

DEUS VEIO HABITAR COM SEU POVO - Maria de Lourdes Cury Macedo.

Sexta – feira, 1 de janeiro de 2016.
Evangelho de São Lucas 2,16-21.

         Hoje celebramos a solenidade de Maria, mãe de Deus, a qual nos ensina a perceber a presença de Deus em nossa vida, em nossa história. Deus sempre se mostrou presente e solidário com os anseios de seu povo, coroando de êxito suas lutas. Podemos enxergar a bondade de Deus na História da Salvação, ajudando o seu povo, atendendo seus desejos, protegendo, cuidando... Mas é em Jesus que a solidariedade de Deus se torna plena, definitiva, completa.
         O Evangelho de hoje conta que os pastores foram os primeiros a receber a notícia do nascimento do menino Jesus, e sem duvidar, sem pedir explicações, vão às pressas até Belém encontrar-se com o menino Deus. Os pastores eram pobres, marginalizados e excluídos. Eles não podiam subir ao Templo porque eram considerados impuros, e nem servir de juiz ou de testemunha nos tribunais. Na verdade os pastores eram malvistos porque não respeitavam as propriedades dos outros, invadindo-as com seus rebanhos e desonestos ao vender seus produtos por preços altíssimos.
         Foi para esse tipo de gente, que o primeiro anúncio do nascimento do Salvador foi dirigido. Como o próprio Jesus disse: “Eu vim para os doentes, os sãos não precisam de médico”.
         Ao chegar à gruta de Belém, constatam que eram verdadeiras as palavras do anjo. Encontram Maria, José e o menino deitado na manjedoura, para eles foi o grande sinal concreto do amor de Deus para com eles, pobres como eles, para dizer-lhes que de fato é o Deus-conosco. Deus fala a mesma linguagem deles, o Salvador nasceu pobre como eles e seus filhos. O patriarca Abraão e o rei Davi foram pastores e a eles fora prometido o Cristo. Aos pastores, Deus se deu a conhecer em primeiro lugar, tendo entendido o acontecimento voltaram louvando e glorificando a Deus, com alegria. Receberam a mensagem, agora se tornam anunciadores dela, com entusiasmo, aos outros homens.
         Realmente todas as pessoas que se sentem envolvidas pelo amor e solidariedade de Deus tem essa reação alegre e contagiante, quer levar a todos a sua experiência do amor de Deus em sua vida.
         Maria guardava cuidadosamente todas essas lembranças, refletindo sobre elas em seu coração. “Guardar no coração” é o mesmo que dizer: ela interpretava a ação de Deus nos acontecimentos obscuros da vida, bem como de toda a história do povo de Israel, acontecimentos tristes ou alegres, percebendo como Deus escolhe os humildes, simples, excluídos, empobrecidos, dos quais ela fazia parte. Maria tira proveito de tudo o que acontece em sua presença. Assim como Maria somos convidados a aproveitar os acontecimentos de nossa vida. O Senhor nos fala de muitas maneiras. Temos de ouvir sua voz. São meios de nossa santificação.
         Para pertencer ao povo de Israel, à descendência espiritual de Abraão era necessário fazer a circuncisão, a qual era uma figura do batismo sacramento, um sinal visível da Aliança que Deus fez com o povo de Israel, um sinal de consagração a Deus. Jesus pertence a esse povo, assume os valores do seu povo, por isso seus pais o levam para circuncidar e dar-lhe o nome. Para eles o nome tinha um valor imenso, era como se fosse a carteira de identidade. O nome revela quem é e o que faz. O nome Jesus significa “Deus Salva”. O profeta Isaías profetizara que Maria teria um filho, cujo nome seria designado por Deus. O nome “Jesus” veio do céu, e indica a missão de Jesus.  Este nome foi revelado a José, “Jesus” é palavra hebraica e significa: Deus é salvação, Deus é auxiliador, salvador e redentor. Jesus traz a salvação em si, ele salvará o povo de seus pecados.
Jesus quer salvar todos, todos que nele crer. O Filho de Deus se fez homem para nos salvar, para nos redimir do pecado e nos reconquistar a felicidade eterna. Santo Agostinho disse: “Deus se fez homem, para que o homem se tornasse Deus”. Jesus assumiu nossa natureza humana para que ela fosse, em Jesus imortalizada, por meio dele nos tornamos imortais.
         Conclusão: três são os protagonistas que estão ao redor do recém-nascido Jesus. Os pastores representam os marginalizados, os pobres, os últimos. Mas são os primeiros a encontrar, testemunhar e celebrar o mistério de vida e de salvação do Menino. Maria, símbolo de fé, que meditando, descobre o significado profundo da sua maternidade e José que, como pai adotivo, introduz Jesus na história concreta de um povo e da humanidade, por meio da circuncisão e do nome que lhe deu - Jesus.
         Vamos imitar essas figuras na sua fé e no seu amor.

Abraços em Cristo!
Feliz Ano Novo!
Maria de Lourdes



2 comentários:

  1. Que reflexão!!! Parabéns!!!

    Maristela

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA FELIZ 2016 QUE A GRAÇA DE DEUS SE ESTENDA A TODOS SEUS FAMILIARES. QUANDO FIZ A LEITURA DO SANTO EVANGELHO FIQUEI IMAGINADO QUE SIGNIFICARIA MAS DUROU POUCO MINHAS DÚVIDAS,POR QUE FORAM TIRADAS COM ESSE COMENTÁRIO PURO E RICO, QUE A SANTA MÃE DE DEUS CONTINUE INTERCEDENDO PRA QUE VOCÊ CONTINUE APAIXONADA RELIGIÃO, IGREJA, CATÓLICA. PARABÉNS ....

    ResponderExcluir