.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Abertos ao poder do Espírito Santo!-Helena Serpa

26/12/2015 – sábado - Santo Estevão –  Atos 6,8-10; 7,54-59   “o papel que Deus nos destinou”
Estevão, o primeiro mártir cristão realizava prodígios e grandes sinais entre o povo porque estava cheio de graça e de poder. Por essa razão foi perseguido por aqueles que não reconheciam a Jesus, mesmo depois da Sua ressurreição. As pessoas se enfureciam contra Estevão e não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. No entanto, mesmo sendo perseguido e apedrejado Estevão testemunhou a glória de Deus quando “viu o céu aberto e Jesus à direita do Pai.”  Arrastado para fora da cidade, apedrejado e morto na presença de testemunhas, inclusive, de Saulo de Tarso, Estêvão deu prova de  grande  fé no plano de Deus. Quando lemos esta narrativa nós nos entristecemos, pois ela é, para nós, aparentemente, o cenário de uma grande desgraça, entretanto se nos colocarmos na perspectiva de Estevão, e da missão que ele tinha aqui na terra, iremos descobrir que o poder e a glória de Deus se manifestam concretamente, por meio de cada um de nós que cumpre com fidelidade o papel que Deus nos destinou. E quando nós enfrentamos os desafios em nome de Jesus o céu também se abre e o próprio Jesus aparece para nos dar segurança, conforto manifestando assim a Sua glória por meio de nós. Assim sendo, não precisamos nos angustiar nem desesperar na hora em que estamos sofrendo por causa do cumprimento do nosso dever em vista do reino de Deus. Mesmo que nos persigam e nos apedrejem com palavras e ações rebeldes, nós podemos ter a certeza de que a glória do Senhor se reflete no nosso semblante e alguém vai ser tocado por causa disso.    Você alguma vez já enfrentou os homens para defender a Deus? Como?- Você sabia que enfrentamos os homens não necessariamente quando falamos, mas quando agimos diferentemente da mentalidade do mundo? Você tem receio de ser chamado (a) de carola, beato (a), santinho (a)?

Salmo 30 – “Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito”
Precisamos a cada momento da nossa vida cultivar o hábito de entregar a Deus o nosso espírito. Quando nós nos abandonamos nas mãos de Deus e nos entregamos a Ele de todo o coração, os nossos inimigos fogem e nós nos tornamos pessoas serenas. Deus tem compaixão de nós e sabe que nós necessitamos do Seu abrigo e da Sua proteção. Se acreditássemos, realmente, na misericórdia e na fidelidade do nosso Criador, nós nunca teríamos um espírito atribulado e aflito, mas conservaríamos sempre a alegria e a serenidade dentro de nós.

Evangelho – Mateus 10, 17-22 – “abertos ao poder do Espírito Santo!”
O Espírito Santo, a 3ª pessoa da Santíssima Trindade é o agente por meio do qual Deus se manifesta para realizar a Sua vontade em nós e por nosso intermédio. Neste Evangelho Jesus nos ensina a enfrentar os desafios da nossa missão e a confiar na ajuda do Espírito Santo que Ele enviou para nós. Assim Ele instruía aos seus discípulos como fazer quando fossem levados diante dos homens e dos tribunais em defesa do reino de Deus. Já de antemão Ele os advertia e abria os olhos em relação às coisas que poderiam acontecer, porém Ele lhes indicava a chave principal para que o reino de Deus se manifestasse com força: ficar aberto ao poder do Espírito Santo! Este é para nós também hoje um ensinamento precioso: não precisamos fazer cálculos, nem planos. Não precisamos nos atemorizar nem nos tornarmos subservientes às acusações e às apelações dos nossos carrascos.  Apenas, precisamos nos deixar  conduzir pelo Espírito de Deus e perseverar com firmeza e determinação. A perseverança é o único esforço que nós precisamos fazer e é a parte que nos compete. Não desistir, não perder a esperança nem a fé e deixar que o Espírito Santo, no momento exato, fará Deus reinar e tudo será realizado conforme o seu querer. - Você é uma pessoa perseverante: na oração, na Palavra, nos Sacramentos na vivencia do Amor?- Você tem se deixado conduzir pelo Espírito Santo quando vai dizer ou fazer alguma coisa? - Faça de hoje em diante esse propósito: tudo o que você fizer, peça a ajuda do Espírito Santo.  


3 comentários: