.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

UM REI COM REINADO DIFERENTE – Maria de Lourdes Cury Macedo


         Domingo, 22 de novembro de 2015.
Cristo Rei  –  Jo 18,33-37

         Domingo a Igreja celebra a Solenidade de Cristo-Rei, todas as leituras de domingo vão destacar que Cristo é o Rei. Embora Jesus fosse verdadeiramente Rei, Ele nunca usou este título para si. Jesus preferia chamar-se de “Filho do Homem”, porque Ele era humilde, e mesmo sendo Deus quis se igualar a nós seres humanos, passar pelas mesmas fragilidades nossas, por isso Ele se fez homem e veio habitar no meio de nós, como gente, como pessoa humana. Ele quis ser igual a nós e foi, nasceu, cresceu, aprendeu a falar, andar, chorou, ficou triste, foi a festas, teve amigos, teve sede, fome, trabalhou, sorriu, teve angústia, enfim passou por tudo o que um ser humano passa, se igualou em tudo a nós, menos no pecado.
         Encontramos na Bíblia vários textos que confirmam que Cristo é Rei:
         1º - Logo ao nascer, Jesus foi procurado pelos reis magos que vieram visitá-lo como o “Rei dos judeus que acaba de nascer”.
         2º - O título de Rei também aparece quando Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, não como um rei que ostenta poder e glória, mas montado humildemente num jumento. (Domingo de Ramos). O povo ficou enlouquecido por Jesus e clamava: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!”
         3º - O título de Rei também aparece nas cenas do interrogatório e da crucificação, (evangelho de hoje) não como reconhecimento da soberania de Cristo, mas em clima de desprezo e ironia. Quando interrogado por Pilatos: “És o rei dos judeus”? Jesus simplesmente responde: “Sim, Eu sou rei”. Então os soldados teceram uma coroa de espinhos e puseram na sua cabeça e zombavam dele dizendo: “Salve Rei dos judeus”, e davam-lhe bofetadas. No lugar de uma coroa de ouro e pedras preciosas como os reis deste mundo, uma coroa de dor, de espinhos pontiagudos que rasgavam a carne da sua cabeça e fazia escorrer o sangue precioso do verdadeiro Rei. Pilatos escreveu uma inscrição e a fixou por cima da cruz. “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”.
         Realmente Jesus é Rei. Os textos bíblicos nos mostram de uma maneira bastante séria e clara a diferença entre o reinado de Cristo e o domínio dos Reis ou dos Poderosos e Políticos da terra.
         Quando pensamos em rei, imediatamente pensamos em palácio luxuoso, em exército, em armas, em burocracia,  intermediários que esbarram o povo para não se aproximarem facilmente, seguranças, luxo, riqueza, formalidade, julgamento, lei, trono, corrupção.
         Jesus realmente é REI, mas não igual aos da terra. Jesus veio instalar aqui na terra o Reino de Deus que é um reino de Amor, Justiça e Paz.
         Jesus usou muito, a expressão - “Reino de Deus”. Jesus veio instalar entre nós o seu “Reino”. JESUS É O REINO. Reino que Ele viveu, praticou e ensinou a todos no qual a lei maior é a lei do Amor. O Reino de Jesus não é um lugar, um país, uma nação: é um novo modo de ser, de agir e de amar; um novo modo de crer e esperar. A terra que Jesus quer reinar é a terra do nosso coração. Porque o Reino de Deus está no coração das pessoas que amam Jesus, que o segue, que são da verdade e que escutam a sua voz.
         Jesus é Rei-pastor, aquele que cuida, ampara, carrega no colo, alimenta, cura as feridas, encoraja, não desampara, ama e serve cada ovelhinha do seu rebanho que somos nós.
         Jesus foi manso e humilde de coração, foi simples, misericordioso, amoroso, coerente, amável, fiel, se compadecia de todos, um rei diferente dos reis ou dos poderosos da terra do seu tempo e de hoje. Jesus pregava um reinado de paz, justiça, fraternidade, amor, caridade, mansidão, misericórdia e convidava todos para segui-lo, para agirem como Ele.  Jesus pregava um Reino onde todos servem principalmente o Rei. Um Reino serviço, disponibilidade em ajudar e servir os irmãos.
         Jesus criticava os reis do mundo, que governam sem amor, sem justiça, visando seus próprios interesses e não se importam com o povo, se estão ou não sofrendo, chorando, morrendo, doente, passando fome, sem emprego, sem casa, sem remédio, sem médico, sem educação, sem escola, sem atendimento digno de um filho de Deus.
         Jesus ensina os discípulos não imitar os reis, os governos da época, porque eles agiam em benefício próprio. Escravizavam o povo. Usavam do cargo, do poder não para bem governar e dar boas condições de vida para o povo, mas para mandar, explorar, enriquecer e ser servido.
         Jesus ensina que o 1º a servir tem que ser o chefe, o Rei, o Governo. Que o trabalho de comandar um povo tem que ser um serviço para o bem de todos. Quando Jesus na 5ª feira Santa lava os pés dos apóstolos, Ele mesmo nos dá o ensinamento e testemunho de serviço ao irmão. Eu lavei os pés de vocês, vocês também deverão lavar os pés uns aos outros. Com isto Ele queria ensinar que devemos servir a todos sem esperar recompensa.
         Quando Jesus diz “Meu Reino não é deste mundo” Ele queria dizer que os valores do seu reino são diferentes dos reinados deste mundo, valores que ele anunciou e ensinou durante toda a sua vida. Jesus disse que o seu Reino não é deste mundo, mas o “Seu Reino está neste mundo” no coração de cada pessoa que o ama e segue como Ele mesmo ensinou.
Façamos uma comparação entre o reino dos homens e o Reino de Deus.
No “reino dos homens” distantes de Jesus, que não o seguem, o poder é para oprimir e tirar vantagens; no reino de Jesus o poder é o mesmo que serviço, o mesmo que atenção aos mais necessitados. Nos “reinos do mundo” a justiça livra, protege os ricos e castiga os pobres; no reino de Jesus, a justiça promove a pessoa humana para ela viver dignamente; “nos reinos” deste mundo, existe a vingança; “no reino de Deus”, o perdão infinito. “Nos reinos deste mundo”, o acúmulo, a ganância, o ter mais, “no reino de Deus”, a partilha, a fraternidade. 
Eu aceito Jesus como Rei e Senhor da minha vida, da minha família, dos meus dons, do meu trabalho, dos meus bens, dos meus negócios. Senhor dos meus projetos e sonhos, dos meus objetivos e conquistas. Senhor dos meus sentimentos, da minha vontade e decisões??? Jesus é o Senhor de tudo aquilo que sou e que tenho?? Vamos assumir isto em nossas vidas?
Irmãos, vamos com fé e amor proclamar que Jesus é o Senhor e diante dele se dobre todo o joelho, até mesmo nos infernos. (Fl 2,10)
         Reconhecendo que Cristo é Rei vamos dar um novo ponto de partida em nossa vida, um novo recomeçar cheio de esperança em fazer a sua vontade, de seguir o que Ele nos ensinou. Vamos proclamar Jesus com os nossos lábios e muito mais com a nossa vida: que Jesus Cristo é Rei, Jesus Cristo é o meu Senhor!

Maria de Lourdes

2 comentários:

  1. MARIA DE LOURDES; que bela reflexão! Desde segunda feira dia 16 fiquei aguardando sua reflexão, leio as leituras e o evangelho, estudo todas reflexões de vocês, depois preparo a minha, ontem terminei. QUE DEUS TE ABENÇOE, E AUMENTE ESTA SUA SABEDORIA DADA POR ELE.

    ResponderExcluir
  2. MARIA DE LOURDES; que bela reflexão! Desde segunda feira dia 16 fiquei aguardando sua reflexão, leio as leituras e o evangelho, estudo todas reflexões de vocês, depois preparo a minha, ontem terminei. QUE DEUS TE ABENÇOE, E AUMENTE ESTA SUA SABEDORIA DADA POR ELE.

    ResponderExcluir