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quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Jerusalém será pisada pelos gentios-Claretianos

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2015
Daniel 6,12-28: Deus enviou seu anjo
Interlecional Daniel 3: Bendito sejas para sempre, Senhor
Lucas 21,20-28: Jerusalém será pisada pelos gentios, até que aos gentios chegue sua hora.
20Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína.21Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade.22Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito.23Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo.24Cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos pagãos, até se completarem os tempos das nações pagãs.25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas.26Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas.27Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade.28Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.

Comentário

O cerco e destruição de Jerusalém não se confundem com o final do mundo ou da história. O plano de Deus segue adiante e precisamente a cidade e o templo em ruinas será a ocasião para que as nações estrangeiras que não conheciam a Deus, o conheçam e se submetam a Ele. Os eventos cósmicos com os quais Lucas descreve esta passagem sobre a vinda do Filho do Homem não devem ser tomados no sentido literal, mas evocam uma maneira de pensar típica da literatura apocalíptica (cf. Dn 7, 13s) e servem para estabelecer a diferença entre esta primeira manifestação ou encarnação de Jesus, submetido à natureza e limitação humana e sua segunda vinda com todo poder e glória como Senhor do tempo, da história e do mundo. Os discípulos precisam estar atentos aos sinais dos tempos (vv. 29-31). O importante é saber descobrir esses sinais que a vinda de Jesus específica: a libertação de toda a criação. Esta é a essência da esperança escatológica da primitiva comunidade e é também nossa esperança.


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