.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de março de 2015

“... EU TAMBÉM NÃO TE CONDENO...”- Olívia Coutinho

 

 Dia 23 de Março de 2015
 
Evangelho de Jo 8,1-11
 
 Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo de conversão! É o seu amor querendo falar mais forte ao nosso coração, no desejo de  nos recolocar no nosso  verdadeiro lugar que é o coração do  Pai!
Jesus não quer que nenhum de nós se perca, por isto a todo instante Ele nos chama a uma mudança de vida, uma mudança  que nos leve ao arrependimento e ao perdão.
A nossa conversão tem que ser diária, pois são muitos os adversários do projeto de Deus que a todo instante tentam nos desviar do caminho!
Uma conversão sincera, exige de nós um exercício constante, um voltar atrás e reparar o mal que causamos aos nosso semelhante que muitos vezes apedrejamos com as nossas atitudes não cristãs.
O evangelho de hoje, como sempre, nos convida a pautar a nossa vida no exemplo de Jesus, Ele sempre colocou a pessoa humana acima de qualquer lei!
Para Jesus, não é através da  intolerância do castigo que se liberta alguém da escravidão  do pecado, e sim, através do amor, pois o amor o transforma corações,  faz uma pessoa nascer de novo! 
De um lado, o texto  nos mostra  claramente o  amor misericordioso de Jesus para com uma mulher que fora colocada diante Dele, pelos mestres da lei e fariseus, acusada de adultério. 
A narrativa destaca a atitude de Jesus frente ao pecado e ao pecador! Jesus não exime aquela mulher de sua culpa, afinal, o pecado tem consequências graves. Jesus não aceita o pecado, mas acolhe o pecador! Ele  jamais aceitaria  pactuar com uma lei que mata em nome de Deus, seria  contradizer todas as  suas pregações, que tem fator  primordial, a vida humana! Do outro lado o texto nos mostra a hipocrisia dos  mestres da lei e fariseus que escondiam  atrás de uma  intolerância contra uma   mulher, a intenção de incriminar Jesus! Para eles, qualquer decisão que  Jesus tomasse em relação àquela mulher,  seria motivo para incriminá-Lo. Por tanto, no pensar deles, Jesus não tinha saída: se Ele a condenasse, a multidão se voltaria  contra Ele, afinal, o amor a misericórdia que Ele tanto pregava, seria  uma contradição! E se Jesus absolvesse aquela mulher, Ele estaria infligindo a lei de Moisés.
À princípio, Jesus se mostra indiferente a tudo aquilo,  mas diante ao insistente interrogatório,  Ele reage dizendo: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe a primeira pedra. Com isto, Jesus transfere para os seus adversários  a responsabilidade de condenar ou não, aquela mulher.
Podemos tirar daí, uma grande lição: diante de Jesus e de todos os que estão com Ele, o mal não tem vez! O mal planejado pelos doutores da lei e fariseus, usando uma mulher como armadilha para pegar Jesus, reverteu num bem para ela, tirou-a de sua vida errante! Ao ser levada para a morte, aquela mulher, ganha a vida, num encontro pessoal com Jesus! Um encontro transformador, que a tirou das trevas para a luz! Se fosse prevalecer o que Jesus disse, o  único que poderia apedrejá-la,  seria Ele, pois somente Ele, não tinha pecado! Jesus  não condenou a mulher, pelo contrário, a libertou da pior de todas as escravidões: a escravidão do pecado! “Ninguém a condenou? Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante não peques mais.”
Completamente libertada da escravidão do pecado,  aquela mulher sem nome,  certamente tornou-se uma fiel seguidora de Jesus,  comprometida com o  projeto de Deus!
A lógica de Deus é o amor! O amor gera vida!  Deus é amor!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário