.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Convite de Jesus para celebrar a Páscoa-Helena Serpa

1º DE ABRIL
Isaías 50, 4-9 -  “modelo de servo obediente e confiante” 


Em Jesus Cristo, realizou-se plenamente  esta profecia de Isaías. Ele cumpriu fielmente tudo quanto fora predito ao seu respeito com a plena consciência de que seria provado até a Morte, mas nem assim se deixou abater o ânimo. Jesus reconhecia a ação do Pai na sua vida e tinha a firme convicção de que nunca seria abandonado por Ele, ainda que chegasse ao limite das suas forças. O servo fiel é provado na medida em que atende ao chamado do seu Senhor e se põe à Sua disposição para exercer a missão que lhe é confiada. O Senhor Deus concede aos Seus servos língua adestrada para confortar as pessoas enfraquecidas e abre-lhes os ouvidos para O escutarem como um discípulo.   Assim sendo, todos nós que nos colocamos a serviço do reino de Deus devemos ter em Jesus o modelo do servo obediente e confiante. Deus nos dá também uma língua capacitada para que possamos consolar as pessoas abatidas, dá-nos ouvidos atentos para prestar atenção e aprender a ter confiança absoluta nos seus planos. O Senhor nos concede a competência para, também, sermos fiéis a Ele no serviço, na Igreja, na Comunidade, na família e no mundo. Nada precisamos temer nem nos abater, porque o Senhor também é o nosso auxiliador e sabemos que no final não sairemos humilhados! - Quem poderá estar contra você? – Quem poderá faze-lo ter medo? – Qual a dificuldade que você não poderá superar, se você confiar no Senhor? Faça também a sua oração hoje, oferecendo-se a Deus para que seja realizado em você, como foi em Jesus a vontade do Pai.


Salmo 68 – “Respondei-me, pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.!”

O salmo retrata a situação de Jesus quando da Sua entrega por amor ao Pai e a humanidade. “Por vossa causa é que sofri tantos insultos e o meu rosto se cobriu de confusão”, diz o salmista preanunciando ao mundo o sofrimento de Jesus. Abandonado pelos homens, Seus seguidores, Ele mesmo assim, louvou o Nome do Pai e exultou de alegria no Espírito. E aconselha aos humildes: “o vosso coração reviverá se procurardes o Senhor continuamente!”

Evangelho – Mateus 26, 14-25 – “ convite de Jesus para celebrar a Páscoa”

O Evangelho de hoje, narrado por Mateus nos revela, mais uma vez, a traição do discípulo que O entregou à morte. Pelo relato, podemos perceber que, enquanto Judas combinava com os sumos sacerdotes o preço da traição, (30 moedas), os outros discípulos combinavam com Jesus o lugar aonde iriam comer a Páscoa! Cada um com o seu objetivo e interesse! Jesus sabia que iria ser traído e quem o iria trair, no entanto, apesar de ter conhecimento do que se passava no interior do coração de Judas, expressava abertamente os Seus sentimentos em relação a ele e, continuava nos preparativos da Páscoa que marcaria o tempo em que iria ser entregue por amor a nós. Por apenas trinta moedas de prata Judas traiu Jesus e se tornou cúmplice dos sumos sacerdotes, porém, com certeza, não foi somente pelo dinheiro que ele aceitou entregar Jesus, mas sim, porque dentro do seu coração o inimigo já havia plantado a semente da traição e ele se deixou corromper, passando do pensamento à ação. Jesus não dispensou a presença de nenhum discípulo e, na última Ceia ofereceu Seu Corpo e Seu Sangue na presença de todos eles. Hoje, somos nós os discípulos a quem Jesus oferece um lugar para celebrarmos com Ele a Páscoa da Ressurreição e, assim nos propõe:  “Vou celebrar a Páscoa na tua casa”.  Ele sabe também o que se passa dentro do nosso coração e tem conhecimento de que somos aqueles (as) que, costumeiramente, O traímos, mas mesmo assim nos faz o convite. Ele sabe que O traímos por qualquer coisa e em qualquer ocasião, quando atraiçoamos as pessoas a quem invejamos e, por isso as caluniamos.  Quando pomos em prática os maus pensamentos do nosso coração ou quando desprezamos os nossos irmãos e irmãs mais necessitados (as).  Atraiçoamos e negamos os nossos irmãos por pouco mais ou nada, por ambição, por interesse, portanto traímos a Jesus. De alguma forma, estamos igualmente sendo outro Judas, e, mesmo assim, não somos preteridos por Jesus.  Muito pelo contrário, somos até atraídos por Ele para o Banquete da Ressurreição que é o objetivo da Sua entrega. Por isso, arrependamo-nos e deixemos morrer o nosso pecado na Cruz com Jesus para que possamos ressuscitar com Ele e desfrutar da verdadeira alegria que Ele mesmo conheceu – Para você o que significa deixar morrer o pecado? – Você já ofereceu a sua casa para que Jesus celebre a Páscoa com Seus discípulos? – Quem são hoje os discípulos de Jesus? – Você também reconhece que é traidor e traidora de Jesus? – Você tem tramado contra alguém? -  A quem você poderá estar traindo a confiança?- Procure, hoje,  descobrir em que você não está sendo fiel a Deus e peça perdão pelas suas traições.


Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário