Dia 16 de Janeiro de 2015
Evangelho de Mc 2,1-12
A todo instante somos chamados a fazer a experiência do amor de Deus, vivendo em comunhão com Ele e com os irmãos!
Um coração humano, quando tocado pelo amor divino, torna fonte de luz no mundo a tirar da escuridão muitos corações sombrios!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem nos mostrar dois belíssimos testemunhos de amor e de fé! O testemunho de fé, de um paralítico que depositou a sua confiança no poder misericordioso de Jesus, e o exemplo do amor solidário dos quatro homens que não mediram esforços para conduzir o paralítico até Jesus, se fazendo caminho de libertação para ele!
Podemos imaginar o tamanho do sofrimento daquele homem, além de não poder locomover-se, ele carregava consigo o peso dos pecados imposto à ele, por uma sociedade excludente, que não vê a pessoa na sua essência!
Diante de Jesus, ele não precisou pronunciou sequer uma palavra, o seu olhar de fé, era a sua comunicação com Jesus!
Ao ser curado, aquele que era paralítico, experimenta no corpo e na alma a ação vivificante de Jesus, recobrando para além da sua vida física, a sua vida social e religiosa! Superada a sua marginalização, ele, revestido da graça de Deus, vê abrir diante dele novas perspectivas!
Enquanto o povo, maravilhado, louvava a Deus por aquele milagre, os doutores da lei, mais uma vez, recusam a enxergar na pessoa de Jesus, a presença amorosa de Deus!
Ainda hoje, diante de tantos testemunhos, de tantas maravilhas realizada por Jesus no meio de nós, muitos, como os mestres da lei, não querem enxergar Nele a verdade que liberta!
Sigamos o exemplo daquele paralítico, que venceu todas as barreiras para aproximar-se de Jesus! Pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de aproximarmos de Jesus, de sermos tocado por Ele! A fé, abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, ainda que seja com a ajuda de alguém!
Por outro lado, é importante também, revermos as nossas atitudes, deixar de nos esconder atrás de pequenas paralisias para justificar o nosso não envolvimento na construção de um mundo melhor. Assim como aqueles quatro homens, que ajudaram o paralítico chegar até Jesus, nós também, como seguidores de Jesus, temos o compromisso de nos tornar ponte para que o outro chegue até Jesus! É missão de todos nós, libertar os acorrentados pelas paralisas do preconceito, da indiferença e do abandono. São muitos os irmãos, que vivem às margens do caminho, pessoas sem perspectivas, sem motivação, necessitadas de nossas mãos para reergue-las.
A pior de todas as paralisias é a paralisia do comodismo, do não querer caminhar ao encontro de Jesus!
Precisamos reaprender a amar, pois o amor recria a vida, abre caminhos, nos faz enxergar no outro, a pessoa de Jesus!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário