.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 4 de janeiro de 2015

“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER.” Olívia Coutinho

 
Dia 06 de Janeiro de 2015
 
Evangelho de Mc 6,34-44
 
A falta de pão na mesa de tantos irmãos é uma ferida que sangra constantemente no coração de Jesus, e nós, que dizemos seus seguidores, o que temos feito para aliviar esta dor de Jesus? 
É difícil de acreditar, mas é a mais dura realidade: num mundo de tanta fartura de alimentos, ainda hoje, morrem milhares de pessoas vítimas do nosso abandono, da nossa falta de amor! São muitos os  irmãos  necessitados  do   mínimo para a sua sobrevivência,   pessoas que desfilam diariamente diante dos nossos olhos, mas que nós não queremos enxergá-las, preferindo ignorá-las, para nos isentar de qualquer responsabilidade sobre elas. E assim vamos buscando mil desculpas para justificar a nossa impassibilidade, culpando-os dos seus fracassos.
Precisamos aprender a olhar o irmão com o mesmo olhar de Jesus, um olhar de amor, que não apenas constata a sua necessidade, mas que nos leve a busca de soluções para os seus problemas.
A exemplo de Jesus, não podemos fechar os olhos diante às necessidades dos nossos irmãos, e nem transferir para outros a responsabilidade que é nossa, ou seja, a responsabilidade que devemos ter para com a vida dos nossos irmãos , afinal, como membros da família de Deus, somos corresponsáveis pela vida do outro, o próprio Jesus nos encarregou disso, quando diz: “ Dai-lhes vós mesmos de comer!” 
Jesus nos encarrega de saciar a fome dos nossos irmãos, nos dando a certeza de que, se colocarmos em suas mãos o pouco que temos, como fizeram os discípulos, neste episódio, Ele transforma este pouco em muito!
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Deus entra e o milagre da multiplicação acontece!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, mostra-nos mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante à necessidade humana!
O texto que nos é apresentado, narra o episódio que marcou o milagre da multiplicação dos pães: o milagre da partilha! O ponto fundamental deste acontecimento é o amor, o amor que move, que leva à partilha.
Na multiplicação dos pães, Jesus nos ensina na prática, que é na partilha que resolvemos o problema emergencial da fome, mas não podemos parar por aí, é preciso ir mais além, além de uma conscientização social, precisamos nos conscientizar politicamente, para que possamos eleger com responsabilidade os nossos governantes, homens e mulheres comprometidos com o bem comum, que busque soluções que diminua a desigualdade social.
Como verdadeiros seguidores de Jesus, temos o compromisso de despertar no outro a necessidade de Deus, mas não tem como  falar de Deus com quem não tem o que comer, é preciso primeiro saciar a sua fome do pão material, só assim, será possível despertar  no seu coração a necessidade do pão do céu que é Jesus! Foi o que fez Jesus, a partir da necessidade do pão material, ele criou no povo a necessidade do pão da vida eterna, que nós sabemos ser o próprio Jesus.
Não percamos a oportunidade de ajudar os nossos irmãos necessitados, de saciar a sua fome de pão, fome de amor e de justiça. 
Não esqueçamos nunca: com  os pobres está a chave que abre a  porta do céu para nós.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. BELO COMENTÁRIO. CONTINUE PARTILHANDO ESTE MARAVILHOSO DON DE INTERPRETAR A PALAVRA DE DEUS E ELABORAR COMENTÁRIOS SIMPLES, DE FÁCIL COMPREENSÃO PORÉM RICOS DE ENSINAMENTOS. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir