.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 17 de agosto de 2014

Ai de vós, guias cegos!-Claretianos

Segunda-feira, 25 de agosto de 2014
21ª Semana do Tempo Comum
São Luís, Rei de França (Memória facultativa) e São José de Calazans, Presbítero (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Arédio de Limoges (abade), Ebba de Coldingham (abadessa), Eusébio, Ponciano, Vicente e Peregrino (mártires), Gerôncio (bispo, mártir), Genésio de Roma (comediante, mártir), Genésio de Arles (bispo, mártir), Gregório de Utrecht (bispo), Juliano da Síria (mártir), Lucila de Roma (virgem), Magin de Tarragona (mártir), Maria Michaela do SS. Sacramento (fundadora), Menas de Constantinopla (bispo), Nemésio de Roma (diácono), Patrícia de Nápolis (virgem).
Primeira leitura: 2Tessaloniceses 1,1-5.11b-12
O nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós e vós nele. 
Salmo responsorial: 95,1-5
Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações! 
Evangelho: Mateus 23,13-22
Ai de vós, guias cegos!
No tempo de Jesus, os fariseus constituíam o grupo religioso mais piedoso, mais numeroso e com a maior influência na sociedade judaica. Em aliança com os mestres da lei, decidia sobre a interpretação da lei e as práticas religiosas. Na maneira como interpretam e exigem o cumprimento da lei na população, radicam as grandes diferenças em relação a Jesus.
A preocupação fundamental do movimento fariseu era assegurar a todo israelita o cumprimento estrito dos preceitos da lei que havia sido dada pelo próprio Deus e que os distinguia de todos os demais povos da terra. Daí seu zelo por aprofundar o estudo da Torá e seu cuidado por cumprir estritamente todas as prescrições, em especial as que reforçavam a identidade do povo santo de Deus: o sábado, o pagamento dos dízimos para o templo ou a pureza ritual.
Alguns desses fariseus, que costumam ser os mais fanáticos, não manifestavam coerência entre o que diziam e o que viviam. Outros se aproveitavam de sua autoridade para enganar o povo simples. Para um fariseu nada está acima da lei, para Jesus a vida está acima da lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário