.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Para que sejamos um com Jesus e o Pai-Helena Serpa

04 de junho

Atos 20,28-38 – “cuidai de vós” 

As recomendações de Paulo aos anciãos da Igreja de Éfeso, hoje, também, valem muito para nós: “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus...” Cada um de nós, dentro da nossa realidade é sentinela de alguém que nos foi entregue para ser “pastoreado”, isto é, cuidado, tratado, orientado. Como pais de família, como coordenadores de comunidades, como chefes no trabalho ou dirigentes das nações e da Igreja, todos nós temos a nossa porção de responsabilidade na edificação do reino de Deus aqui na terra. Se tivermos consciência de que foi o Espírito Santo de Deus quem nos colocou no lugar onde nós exercemos o nosso ministério, nós saberemos que o próprio Espírito nos formará e nos dará condições para sermos fiéis no exercício da nossa missão. Todavia, precisamos ter consciência de que não somos eternos e que precisaremos nos afastar um dia do nosso rebanho e outros assumirão o nosso papel. Entretanto, enquanto estamos no desempenho da nossa missão precisamos estar alertas, pois aparecerão aqueles (as) que tentarão destruir o projeto que Deus realiza por meio de nós. Os lobos ferozes são todos os que procuram nos desvirtuar e tirar-nos do verdadeiro caminho. Eles estão infiltrados em todos os lugares. Por isso, necessitamos atentar bem nas palavras de São Paulo quando ele diz: “cuidai de vós”. Às vezes nos limitamos a cuidar do rebanho e não percebemos que, pessoalmente, nós também caímos nas garras dos lobos ferozes e nos deixamos vencer pelas tentações do orgulho, da vaidade. A humildade de Paulo era uma consequência da sua entrega à graça do Espírito que tem poder para edificar em nós uma criatura nova. São Paulo nos instrui a nos entregarmos a Deus e à Sua mensagem de salvação, isto é, à Sua Palavra que tem poder para nos edificar e nos dar a herança da santidade. Por isso, ele nos ensina a não cobiçarmos nem invejarmos a vida de ninguém, mas trabalharmos para nosso sustento próprio e daqueles que dependem de nós. Por fim, ele nos adverte a ajudar os mais fracos, recordando as palavras de Jesus: “há mais alegria em dar do que em receber!” - Você tem cuidado de você mesmo (a), exercitando a humildade, reconhecendo que é por graça do Espírito Santo que você serve ao Senhor? – Quem são as pessoas que você considera seu rebanho: seu pai, sua mãe, seus irmãos e irmãs de sangue e de comunidade? – Você orienta, coordena ou aconselha a alguém? – Como está o seu rebanho? – Você se alegra quando partilha o que você tem com alguém?

Salmo 67 – “Reinos da terra, cantai ao Senhor”.

O salmista suplica ao Senhor Deus que manifeste o Seu poder por meio de seu povo a fim de que ele possa dar testemunho da intervenção divina a todos os reinos da terra. O Senhor eleva a Sua voz poderosa e se faz ouvir por todos os povos por meio do canto dos nossos lábios. Assim todas as nações saberão que o Senhor é o Rei do Universo. Bendiga ao Senhor com esse salmo e se faça seu instrumento aqui na terra, expressando com palavras, cânticos e ação de graças o Seu poder amoroso.

Evangelho – João 17, 11-19 - “para que sejamos um com Jesus e o Pai.”

Na nossa carteira de identidade de cristãos autênticos devem constar três elementos importantíssimos: a unidade, a alegria e a verdade. Jesus atentou para isto, quando em oração rogou ao Pai pelos Seus discípulos, estendendo a Sua súplica por todos nós que haveríamos de crer Nele. Na Sua oração Ele pede ao Pai que sejamos um assim como Ele e o Pai são UM, para que a Sua alegria seja plenamente realizada em nós e para que sejamos consagrados na verdade que é a Sua Palavra rejeitada pelo mundo. Em outras palavras Jesus pede ao Pai a unidade de mentalidade e de coração, nos distinguindo daqueles que são do mundo, isto é, daqueles que não o têm como Salvador porque não acreditam que Ele foi enviado pelo Pai. Sabendo que ia para junto do Pai, Jesus pede por todos nós que ficamos aqui a mercê do maligno, que é o príncipe do mundo. Precisamos refletir nisso: nós estamos no mundo, porém não somos do mundo, porque fomos consagrados a Deus pela Sua Palavra que é a verdade e o mundo prega a mentira. Entretanto, mesmo estando no mundo, nós cristãos, podemos ver a alegria de Cristo realizada na nossa vida. A alegria de Jesus está expressa na Palavra que Ele nos deixou e que nos revela a Face do Pai que é amor, paz, providência, perdão, coisas que o Mundo rejeita porque não compreende. Quem segue os ensinamentos de Jesus não pode considerar-se propriedade do mundo. Por isso, ele nos envia ao mundo para que todos O conheçam e cheguem a usufruir de tudo quanto nós recebemos. Precisamos ser fiéis ao pedido que Jesus fez ao Pai e nos conservarmos unidos para que sejamos um com Jesus e o Pai. – Como é o seu modo de pensar: de acordo com o mundo ou como Jesus ensinou? - Você se considera uma pessoa consagrada a Deus? – Você tem alguma dúvida em relação ao que Jesus veio ensinar? – Você luta pela unidade da sua família?

Helena Serpa

Um comentário: