.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto - Claretianos

Quarta-feira, 21 de maio de 2014
5ª Semana da Páscoa
São Cristóvão Magallanes, Presbítero, e Companheiros Mártires (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia:Agerano de Beze (monge, mártir), André Bobola (jesuíta, mártir), Barrindo de Killbarron (eremita), Eugênio de Mazenod (bispo), Godrico de Finchale (eremita), Hospício de Cap-Saint-Hospice (eremita), Isberga de Artois (virgem), Nicostrato, Antíoco e Companheiros (mártires de Cesaréia de Filipe), Poliêucto, Vitório e Donato (mártires de Cesaréia, na Capadócia), Secundino de Córdova (mártir), Segundo e Companheiros (mártires de Alexandria), Teobaldo de Viena (bispo), Teófilo de Corte (franciscano), Timóteo, Pólio e Êutico (mártires da Mauritânia, na África), Valente e Companheiros (mártires de Auxerre, na França).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 15, 1-6.
Decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos.
Salmo responsorial: 121, 1-5.
Que alegria quando ouvi que me disseram: Vamos à casa do Senhor!
Evangelho: João 15, 1-8.
Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto.
A vinha é uma figura muito utilizada no primeiro testamento. O povo aparece como a vinha cuidada por Deus, o vinhateiro. Porém, a vinha não produz os frutos esperados de justiça, solidariedade, circularidade e então o vinhateiro se irrita e a destrói. João utiliza esta imagem e a reinterpreta com liberdade.
Agora Jesus é a videira e seu Pai o vinheteiro. Jesus não criou um círculo fechado, mas uma comunidade em expansão. Esta adesão é demonstrada permanecendo unidos a Jesus e dando frutos, duas realidade que vão intimamente relacionadas. Estar unido a Jesus implica assumir o projeto do Pai e a prática libertadora do Reino. Esses são os frutos que o vinheteiro espera. Esta nova videira, a verdadeira, não pode falhar como a anterior, pois procede das próprias entranhas do Pai, que cuidará que todos os seus membros dêem frutos.
Os que não produzem frutos, serão podados, em linguagem que aponta mais para a purificação-conversão do que para a poda-exclusão. Permanecer é uma opção livre do discípulo e não uma decisão arbitrária do Pai. Permanecer, aderindo com vitalidade e guardando as palavras de Jesus é garantia de frutos abundantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário