.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

AS PROMESSAS DE CRISTO - José Salviano

6º DOMINGO DA PÁSCOA

Evangelho - Jo 14,15-21
25 de Maio de 2014 - Ano A


            Neste Evangelho Jesus nos faz várias promessas. Porém, com uma condição: Que guardemos e pratiquemos os seus ensinamentos, o seu Evangelho.
            "Se me amais, guardareis os meus mandamentos". Esta é a marca do cristão. É a demonstração do nosso amor a Deus. É a resposta que daremos ao Pai pelo seu imenso amor para conosco. Praticar os seus ensinamentos.  Jesus promete rogar ao Pai que nos dê um outro defensor que permanecerá sempre ao nosso lado, dentro de nós.  E este defensor é o Espírito de verdade, o qual o mundo não recebe porque não reconhece aquele do qual ele  procede.  Quanto a nós, fiéis ao Evangelho, temos o privilégio de receber o Espírito Santo.
            Jesus promete que não nos deixará órfãos. Mesmo que a vida nos deixe sozinhos, O Espírito de Deus estará sempre do nosso lado nos fazendo companhia. Só tem medo da solidão quem não está com Deus. A solidão apavora somente aqueles que viraram as costas para Deus, e tenta viver com seus próprios recursos.  Não vemos Deus do nosso lado, mas podemos sentir a sua presença o tempo todo.  Para que isso aconteça cada vez mais com intensidade, é necessário que nos afastemos do pecado e das suas causas, com oração constante e com eucaristia diária, penitência, jejum, caridade e evangelização, com toda certeza Deus estará sempre conosco. "...eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós."
            Com a prática do pecado, nós nos distanciamos de Deus. Não conseguimos rezar direito, nem conseguimos perceber Deus do nosso lado. E com a consciência pesada, somos presas fáceis do maligno.
            Jesus insiste que quem acolher e observar os seus mandamentos, esse O ama na teoria e na prática. E essa é a vida em abundância! Ser um cristão, uma cristã não só na teoria, mas principalmente na prática. Por em prática o que aprendemos de Jesus, o que aprendemos pela palavra e pelo testemunho dos ministros da Igreja e dos nossos familiares e bons amigos.  E assim, seremos também amados pelo Pai, e por Jesus Cristo, que se manifestará através da nossa pessoa.  Essa foi a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
            Quando Jesus esteve a Terra Ele estava fisicamente visível a todos. Hoje Jesus está presente entre nós de uma forma diferente, não mais visível, palpável, mas através do Espírito da Verdade. É uma presença menos atingida pelos nossos sentidos mas ela é real. Real apenas para aqueles que têm fé. Aqueles que o reconhecem, acreditam e o aceitam. Jesus nos  faz companhia principalmente nas horas difíceis como nos momentos de solidão, nos confortando, nos protegendo de todo o mal principalmente das tentações. Você pode sentir a sua presença. Fale com Jesus. Peça o que você precisa. Agradeça,  ouça-O, Ele está sempre preenchendo as lacunas do seu ser faminto e sedento de amor e carinho, gerado pela solidão. Jesus é o consolo que lhe acalma, o hóspede da alma, o doce alívio, que sempre vem no trabalho e no  descanso, na aflição e no  remanso, no calor e na friagem.
            Deus Pai sempre se importou conosco.  O seu primeiro socorro enviado par aliviar o nosso sofrimento e nos salvar, foi o seu Filho Jesus, que cumpre e revela o conteúdo da sua própria missão. O segundo enviado do Pai é o Espírito Santo Paráclito.
            "Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis."  Palavras um tanto enigmáticas, difíceis de entender. É o estilo de Jesus. Nem sempre Ele falava claramente. Pois queria que cada um de nós fizéssemos por onde merecer a iluminação do Espírito Santo no entendimento e interpretação da sua palavra.
            ...mas vós me vereis"  Com estas palavras Jesus está se referindo a sua segunda vinda no fim do mundo e o encontro com cada alma quando se separar do corpo.
Caríssimos.  Não tenhamos medo da morte. Ela, além de ser apenas a separação do nosso corpo e da nossa alma, será mais do que isso. Significa o encontro com Cristo. Este Cristo que durante a nossa vida procuramos servir.  É Ele que nos conduzirá à plenitude da glória eterna!
"Ninguém jamais imaginou quão maravilhosos será o que o Pai preparou para aqueles que o ama...".  Será o encontro com Aquele com quem falamos diariamente nas nossas orações, aquele a quem fomos caridosos na pessoa do irmão carente. Será um encontro maravilhoso, com Jesus que embora um dia foi visível, agora permanece invisível, e que tanto gostaríamos de vê-LO!
            A morte nos amedronta por ser  uma viagem ao desconhecido. E este medo é muito maior para aqueles que vivem no pecado, e embora estejam com a consciência embrutecida, lá no fundo sabem que existe um Deus justo que vai dar a cada um o que ele merece.
            Mas para aqueles que acreditam de verdade nos mistérios de Deus, a  fé faz a diferença; Ela faz uma filtragem das asperezas da morte, ao ponto de desejarmos logo este encontro com Jesus. A nossa fé e o amor a Deus por Jesus, muda completamente o sentido desse momento final da nossa existência que chegará para todos, mas que não gostamos de pensar nele. A esperança da glória eterna nos ajudará a superar o medo do desconhecido e os momentos difíceis desta vida.
            Meu irmão, minha irmã. Nas horas difíceis desta vida, e também nos momentos de tentações, pense nas maravilhas que nos esperam no Céu! E assim você terá forças para superar tudo por amor àquele que nos ama de verdade, e não por interesse.
        O mundo de hoje está repleto de coisas que nos convidam a desanimar do amor de Deus. Meus irmãos, coragem! Não estamos sós. Deus está conosco. Ele está de maneira invisível, mais está sempre presente através do Seu Espírito de Verdade.  A sua ação principal é de nos predispor a  enfrentar as  adversidades deste mundo sem nos intimidar.
Assim, cheios da sua força, continuemos a nossa missão de levar  a luz de Cristo para quem caminha na escuridão do pecado, no erro e na mentira. Esse mesmo Espírito nos dá coragem de levar a palavra de Jesus a humanidade marcada pela violência, pelo medo por estar   afastada de Deus.

            Finalizando. Jesus nos fez várias promessas, assim como nos fez advertências aparentemente duras de se cumprir, como foi aquela de cortar a mão direita que nos leva a pecar.  Ele só queria nos mostrar que a nossa salvação é a coisa  mais importante que deveremos buscar a todo instante. A todo momento de nossa vida deveremos estar voltados às coisas do alto, e procurando a cada momento nascer de novo, isto é, zerar sempre os nossos pecados e caminhar na direção da perfeição. Cortar tudo que nos leva a pecar, cortar tudo o que nos afasta do caminho, da verdade e da verdadeira vida.
           
            E nessa busca diária pela nossa salvação, nos deparamos com uma grande dificuldade, que  é a procura de um bom relacionamento com o nosso irmão, nossa irmã, a começar pela nossa casa. Como é difícil nos entender! E isto porque o nosso egoísmo fala mais alto do que a nossa fraternidade. Cada um de nós se acha certo e os outros é que estão errados. Cada pessoa que comete um erro e é advertido por outra, seja a mãe, a professora, o pai, não reconhece o seu erro.  É muito difícil admitirmos que estamos errados, principalmente quando somos advertidos por alguém. Na nossa família é comum um invadir a privacidade do outro, e quando o outro reclama, este um ou uma, argumenta-se como se não estivesse fazendo nada de errado. E assim se vai... Se você é perversa, descrente, falam mal de você. Se você é caridosa, dizem que você é boba, se você é religiosa, dizem que você é carola e beata...
Se você é preguiçoso, falam mal de você. Se você é trabalhador, esforçado, também é criticado.  Se alguém é "burro", fazem chacotas dele, desprezam-no. Se outro é inteligente e talentoso, temos inveja, e buscamos inventar defeitos para ele!...
É...  Infelizmente nós somos assim. Cheios de defeitos, e não os vemos. Mas temos uma grande facilidade de enxergar  os defeitos dos outros.

            Jesus nos fez muitas outras promessas, porém, para que possamos recebê-las, precisamos praticar os dois mandamentos. Amar a Deus e amar o próximo como a nós mesmo.  Só isto nos basta para sermos dignos das promessas de Cristo.

Vai e faça o mesmo.

Abraço a todos.


José Salviano.

Um comentário: