6º DOMINGO DA PÁSCOA
Dia 25 de Maio de 2014
Evangelho de Jo 14,15-21
A todo instante Jesus nos chama a fazer a diferença no mundo, a dar um sentido novo à nossa existência, sendo protagonistas de uma historia de amor que nunca terá fim!
É amando Jesus, que faremos a diferença no mundo, pois amando-o, nós iremos cumprir os seus mandamentos, e assim realizar a vontade de Deus.
Com os seus mandamentos, Jesus nos oferece diretrizes precisas e importantes para a nossa caminhada rumo à eternidade!
É abrindo a porta do nosso coração para Jesus entrar, que damos o primeiro passo para uma vida voltada para o amor, uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos.
Sem conhecer Jesus, sem mergulhar na profundidade de suas palavras, ficamos na superficialidade da fé, gostando de Jesus, mas sem nos comprometer com o seu projeto de vida nova!
É sob a luz do Espírito Santo, que vamos entendendo as várias formas que Jesus usa para nos falar, Ele nos fala por meio da palavra, dos acontecimentos, da natureza... Muitas vezes não entendemos a sua mensagem, porque analisamos as suas palavras sob a ótica humana.
Não tivemos a alegria de conviver fisicamente com Jesus como os primeiros discípulos, mas temos a alegria de conviver com Ele, por meio do Espírito Santo! Esta relação de amor, nos transforma, mina as forças do mal que as vezes insiste em nos cegar, tentando nos impedir de enxergarmos a verdade que liberta!
No evangelho de hoje, Jesus, preparando os discípulos, para que eles não se dispersassem após a sua volta para o Pai, chama-os a vivencia do amor, começando pelo o amor a Ele! É o amor a Jesus, que nos leva a observância de seus mandamentos e é no cumprimento destes mandamentos, que recebemos o Espírito Santo, a fonte de luz, que clareia o nosso entendimento, que nos faz enxergar além do que os olhos humanos alcançam! “Se me amais guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor..."
O sentido dos mandamentos de Jesus, é destacar a importância do amor na vida de cada um de nós, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele. O mandamento do amor supera todos os outros mandamentos, ou seja, quem ama, pratica a justiça, portanto, cumpre os demais mandamentos.
“Daqui a pouco vocês não me verão, mas, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver”. Estas palavras de Jesus, certamente não foram compreendidas pelos discípulos, que ainda não estavam revestidos da presença iluminadora do Espírito Santo! Só mais tarde, é que o Espírito Santo os faria recordar o sentido destas palavras de Jesus.
É o Espírito Santo, que nos faz compreender as palavras de Jesus, que nos impulsiona a participar da construção e reconstrução do Reino de Deus aqui na terra.
A alegria de quem se deixa guiar pelo Espírito Santo de Deus, é uma alegria duradoura, consistente, diferente da alegria superficial proporcionada pelo mundo. A alegria de origem divina é permanente, é a certeza da presença contínua de Jesus em nossa vida, essa alegria, ninguém consegue arrancá-la de nós!
Num coração que se abre à luz do Espírito Santo, não existe espaço para as tristezas, para as incertezas, pois é um coração tomado pelo amor.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário