.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de maio de 2014

O Espírito da verdade-Helena Serpa

28 de maio - Evangelho - Jo 16,12-15
Atos 17, 15.22—18,1 – “Ele não está longe de cada um de nós ”

Os homens a quem Paulo encontrou em Atenas eram extremamente religiosos e prestavam culto a uma variedade de deuses. Entre muitos, Paulo encontrou um altar dedicado ao Deus desconhecido a quem os atenienses adoravam mesmo sem conhecer ou entender quem ele fosse. Partindo desta realidade Paulo anunciou a eles o Deus Criador que fez o mundo e tudo o que nele existe e é Senhor do céu e da terra. O Deus desconhecido a quem eles haviam erigido um altar é justamente o Deus que não precisa de mãos humanas, muito pelo contrário, é quem dá vida aos homens e aos animais. Hoje também existem as pessoas que têm muita religiosidade, gostam das celebrações, seguem as tradições e os preceitos, no entanto, não conhecem verdadeiramente a Deus, pois cultuam um Deus escondido, distante, que não tem influência pessoal nas suas vidas, que não os sustenta nas dificuldades, e de quem elas não dependem. “Ele não está longe de cada um de nós, pois nele, nós vivemos, nos movemos e existimos”. Quando buscamos a Deus, Ele se deixa encontrar e mesmo que às apalpadelas, isto é, devagarzinho, aos poucos, sem entendermos nem sentirmos emoções, mas somente pela fé vamos percebendo que algo em nós mudou. Na medida em que O buscamos na oração, no recolhimento do nosso coração, na expressão do nosso louvor, na reflexão da Palavra descobrimos que Ele é um Deus vivo e atuante em nosso existir, no nosso mover, nas nossas ações e que a cada dia que passamos, nós crescemos na Sua graça. Deus, porém, não leva em conta o tempo da nossa ignorância e mesmo que tenhamos caído na idolatria e no desconhecimento do Seu Amor podemos buscá-lo dia a dia, na Sua Palavra, na Eucaristia, frequentando os lugares onde se ouve falar Dele assimilando a Sua mensagem de amor e vida nova. É tempo de abrir o coração e não olhar pra trás, tempo de conversão. – Como está sendo o seu conhecimento de Deus, superficial, por ouvir falar ou você já teve uma experiência forte com o Seu Amor? – Você se considera uma pessoa “religiosa”? – Você conhece a Deus? – Você já experimenta o Seu amor? – O que o Amor de Deus o (a) faz compreender? – O que você entende por “caminhar às apalpadelas”?

Salmo 148 – “Da vossa glória estão cheios o céu e a terra”

O céu e a terra estão cheios da glória de Deus e esta é a maior razão para que nós elevemos a Ele o nosso louvor e a nossa adoração. O Senhor Deus é o motivo do louvor dos anjos e dos santos que já presenciam o esplendor da sua glória. Nesta perspectiva nós também podemos nos unir aos habitantes celestes e, desde já elevar a Ele o louvor de um povo que Lhe pertence. Todos nós, príncipes, juízes, jovens, anciãos e criancinhas, somos convocados (as) a bendizer ao Senhor que fez o céu e a terra a fim de que tenhamos a alma configurada ao modelo que Deus fez para cada um de nós.

Evangelho – João 16, 12-15 - “O Espírito da verdade”

A nossa vida a cada dia que passa é uma oportunidade para que nos conscientizemos dos planos que Deus já traçou para nossa felicidade. A reflexão deste Evangelho nos dá motivação para que tenhamos esperança e confiança de que isto é uma grande verdade. Descobrimos também que não estamos aqui à mercê da sorte, pois o Espírito Santo de quem Jesus falou aos Apóstolos já veio e está à nossa disposição. Por isso, já podemos ter acesso às revelações dos planos de Deus, agora, e nos preparar também para as coisas futuras que o Senhor desde já, nos acena. Por meio da Sua Palavra e das moções Jesus nos envia mensagens, que só são compreensíveis quando estamos em sintonia com o espírito da verdade que é o Espírito Santo de Deus. Só o Espírito Santo que habita em nós é capaz de nos fazer compreender a Palavra, as moções, os fatos e acontecimentos e até as coisas que estão por vir. Deus vive no nosso coração e o Seu Espírito nos conduz. Enquanto não nos deixamos mergulhar no Espírito Santo, nós, como os discípulos de Jesus, não somos capazes de compreender as manifestações do Senhor em relação à nossa vida, à nossa missão e, também para a nossa realização pessoal, familiar e comunitária. O Espírito Santo expressa a linguagem do Pai e do Filho. Eles têm em Si o entendimento perfeito do que concerne a cada um de nós. E como podemos perceber as Suas revelações? Jesus nos fala por meio da Sua Palavra, mas também nos orienta por intermédio das pessoas que são mensageiras dos recados de Deus para nós. Seremos Seus fiéis seguidores se acolhermos as Suas orientações de coração sem duvidar nem questionar. Assim agindo nós faremos o teste da obediência a Deus através dos homens e a consequência será uma vida em harmonia com Deus, conosco e com os irmãos e irmãs. Tente obedecer e você verá a diferença. - Você crê que o Pai tem um plano para você e que através do Espírito Santo Ele está elaborando o seu coração para tudo acontecer como Ele quer? - Você consegue assimilar o que Jesus lhe fala? – Você reconhece a vontade do Pai nos fatos e acontecimentos da sua vida?

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Um comentário:

  1. O SABER LER A SI:
    (ES.12.1)
    (AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

    (ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

    ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)



    O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)

    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:

    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)

    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir