TERÇA
FEIRA DEPOIS DA AESCENSÃO DO SENHOR 03/06/2014
1º
Leitura Atos 20, 28-38
Salmo67
(68),4ª “OS Justos exultam e se
rejubilam em sua presença
Evangelho
João 17, 1-11ª
Se
pudéssemos fazer um gráfico comparativo entre os evangelhos sinóticos e o de
João, iríamos perceber que nos sinóticos, ne medida em que vai chegando a
paixão e morte de Jesus, a linha do gráfico vai decaindo, tudo começou tão bem,
atingiu o auge mas agora o Messianismo de Jesus parece que está acabando em
nada, e a linha vai chegar no zero.
No
evangelho Joanino tudo é diferente, e na medida em que se aproxima a paixão e a
morte do Senhor, a linha do gráfico vai subindo de forma ascendente atingindo o
ponto mais alto, o cume do messianismo: Jesus é Deus verdadeiramente! Por isso
a palavra "Glorificação" é importante e só nesse evangelho aparece
meia dúzia de vêzes...Mas essa glorificação deve ser bem entendida, senão fica
parecendo, na nossa linguagem humana, uma rasgação de elogio e jogação de
confete entre o Pai e o Filho, quando na verdade o que está em jogo é a vida e
o destino de toda humanidade.
A
glorificação de Jesus significa a total restauração do Ser humano, Jesus não só
resgata o homem para o paraíso, ele o coloca em um trono e o homem, doravante,
fará parte da Divindade Trinitária, o homem deixa o caos desordenado do pecado
e passa á luz da Graça de Deus, ou seja, em Jesus, o Homem Novo, Deus renova
toda a humanidade e a sua glória se irradia em cada ser humano.
Por
isso que a glorificação de Jesus têm continuidade nos seus discípulos, pois
assim como Jesus e o Pai formavam uma unidade perfeita, agora em Jesus, o homem
começa a participar dessa unidade. A obra de Jesus foi terminada, o elo entre
Deus e o Homem foi refeito, e a Vida de comunhão com Deus tornou-se uma
realidade. Eliminada essa distância que havia entre Deus e o homem, na Teologia
Joanina a Vida Eterna já foi dada a cada ser humano.
Precisamente
esta Vida Eterna presente em nós na Graça Santificante e Operante, é que dá um
novo significado á nossa existência naquilo que somos e fazemos, no que falamos
e pensamos, em tudo isso resplandece á Luz Divina e assim, Jesus e o Pai são
glorificados.
A
oração de Jesus, chamada nesse capítulo 17 , de Oração sacerdotal, é a oração
que pede, mas ao mesmo tempo que se propõe a fazer, aquilo que pediu ao Pai.
Jesus pede que nenhum dos que o Pai deu a ele, se percam, mas para que a oração
seja atendida, Jesus irá dar o precioso dom da sua Vida, deixando-se imolar,
pagando assim um alto preço para nossa renovação e total restauração.
A oração
de Jesus é no sentido de que esse novo homem agora seja forte e não caia mais
nas seduções do "mundo" do mal como ocorrera com nossos primeiros
pais. Jesus, o homem novo, pressionado pelas forças do mal, quando estava no
mundo, as derrotou com a morte na cruz, agora a pressão do mal será sobre os
discípulos, que têm em Jesus essa mesma força, capaz de superar todo o mal e
assim sacramentar a vitória de Jesus tornando-a definitiva.
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