.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de maio de 2014

A tristeza que se transforma em alegria-Helena Serpa

29 de maio- Evangelho - Jo 16,16-20

Atos 18,1-8 – “A quem devemos anunciar Jesus”


Paulo não parava nem se acomodava, pois tinha um objetivo claro: anunciar Jesus. Para tornar isso possível, ele morava na casa de um e de outro, mas trabalhava para se sustentar e não ser pesado a ninguém. O seu trabalho era também um meio de anunciar Jesus, por isso, ele fazia de tudo para conquistar os judeus que, no entanto, não o compreendiam e resistiam às suas palavras. Guiado pelo Espírito Santo, contudo, chegou o dia em que ele resolveu deixar aos judeus a responsabilidade por terem rejeitado a salvação de Jesus. Assim sendo, o Espírito Santo o levou a propagar Jesus entre os pagãos e ali a Igreja começou a crescer. Deus vai realizando o Seu projeto através de nós mesmo que não entendamos a sua metodologia. Às vezes insistimos com as mesmas pessoas e queremos incutir na cabeça delas o que nós vivemos e não o conseguimos. Quando, porém, somos levados pelo vento do Espírito, Ele nos mostra aqueles (as) que estão de coração aberto, necessitados e assim a vida de homens, de mulheres e de famílias são renovadas por causa do nosso anúncio. Quantos de nós não conseguimos êxito no anúncio dentro da nossa casa, com a nossa família! Não precisamos nos angustiar por isto, mas ao contrário, devemos continuar com a nossa oração e com o testemunho e nos dirigir para os que estão sedentos e de coração aberto para receberem o Batismo no Espírito Santo. – Você tem insistido com alguém para acolher a Jesus no seu coração? – Como você se sente diante da recusa das pessoas em não entenderem isto? - Você ora pela conversão da sua família? – Você acredita que um dia eles irão entender? – Você tem se voltado também para a conversão das pessoas que não são seus amigos, sua família, pessoas que o Espírito Santo lhe mostra?

Salmo 97 – “O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações”

O Senhor é quem sabe de todas as coisas e “faz conhecer seu poder salvador perante as nações”. Deus chama a todos e cada um de nós atende ao Seu chamado de acordo com as nossas resoluções e quando nós nos rendemos ao Seu amor nós não conseguimos deixar de louvá-Lo e de anunciá-Lo.



Evangelho – João 16, 16-20 – “A tristeza que se transforma em alegria”

Jesus fazia de tudo para que os Seus discípulos percebessem o grande mistério da Sua missão aqui na terra e os instruía sobre as coisas que iriam acontecer. No entanto, Ele lhes dava sempre sinais de esperança a fim de lhes mostrar o sentido para tudo que Ele teria que vivenciar. Assim sendo, Ele lhes falava abertamente que iria embora, mas que voltaria em breve e que isto seria necessário que ocorresse. Eles ainda não conseguiam entender o que Jesus lhes anunciava, pois não haviam recebido o Espírito Santo. Jesus foi para junto do Pai para que o Espírito Santo viesse nos ensinar todas as coisas. Hoje nós percebemos e comprovamos este fato, pois sem a manifestação do Espírito nós permanecemos estáticos, aéreos e confusos. Nunca poderíamos entender as palavras de Jesus se o Espírito não nos tivesse sido dado. Às vezes ficamos tristes, mas logo depois compreendemos o porquê de todos os acontecimentos. Existe um infinito de esperança que move o nosso coração quando nós nos apropriamos do poder do Espírito Santo. Só Ele tem a capacidade de nos convencer de que nada do que passamos aqui na terra será em vão para a conquista do reino dos céus. Não tenhamos medo das coisas que não acontecem de acordo com o nosso planejamento. O Pai não quer que se perca ninguém e tudo faz para a nossa salvação. Precisamos acolher a Palavra de Jesus com fé e esperança, certos de que a tristeza de hoje, colocada nas Mãos do Pai, transformar-se-á em alegria, amanhã – Você tem medo do amanhã?– De que você gosta mais: alegrar-se ou fazer a alegria de alguém? – Você tem o coração aberto para acolher a manifestação do Espírito de Deus? – Você consegue ter paciência no meio da tribulação e esperar o bom que virá?

Helena Serpa

Um comentário:

José Maria Nascimento disse...

Muito esclarecedor! Obrigado!!!

Postar um comentário