.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

João Batista é morto - Claretianos

Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
4ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Adauto da Frígia (mártir), Amolvino de Lobbes (abade, bispo), Anatólio de Cahors (bispo), Augúrio (bispo, mártir), Crisólio, o Armeno (bispo, mártir), Fidélis de Mérida (bispo), Juliana de Bolonha (viúva), Lourenço de Siponto (bispo), Meldon de Péronne (bispo), Moisés (bispo do Egito), Ricardo (rei), Ronan de Kilmaronen (bispo), Teodoro de Heracléia (militar romano).
Primeira leitura: Eclesiastico 47,2-13
Em todas suas obras dava graça ao Santo Altíssimo
Salmo responsorial: 17(18), 31.47.50.51 (R. 47b)
Louvado seja Deus, meu Salvador
Evangelho: Marcos 6,14-29
João Batista é morto
O evangelho nos diz qual opinião Herodes e o povo tinham sobre Jesus. Alguns associavam-no à João Batista e Elias, outros como um profeta. A profecia nesse caso é assumida por João ao criticar Herodes por ter como esposa a mulher do irmão. Herodes era autoridade romana sobre a Palestina e era considerado um tirano, uma pessoa que defendia apenas seus interesses e os do Império.
Por isso, a denúncia de João é motivo suficiente para prendê-lo, apesar do respaldo popular que contava. O banquete de aniversário oferecido por Herodes mostra a não sintonia dos interesses do rei para com o povo, principalmente para com os mais humildes e simples: trata-se de um deboche, um baile e orgias dos poderosos da corte. É neste ambiente onde se trama o assassinato de João.
O evangelho de hoje é uma denúncia à falta de ética, à corrupção e a covardia de todos os governos que se assemelham ao de Herodes. Que fazemos para converter os banquetes de morte em banquetes de justiça e paz?


Nenhum comentário:

Postar um comentário