.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

E, imediatamente, a lepra o deixou Claretianos

Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Sexta-feira depois da Epifania
Santos do Dia: Ágato(papa), Benincasa de Cava (abade), Gregório X (papa), Guilherme de Bourges (monge, bispo), João Camilo (bispo de Milão), Marciano de Constantinopla (bispo), Nicanor (um dos sete diáconos escolhidos pelos Apóstolos conforme consta em At 6,5; morreu mártir em Chipre), Pedro Orséolo (eremita), Petrônio de Avinhão (bispo), Tomás de Armagh (bispo).
Primeira leitura: 1Jo 5,5-13.
O Espírito, a água e o sangue.
Salmo responsorial:147(148),12-13.14-15.19-20 (R. 12a).
Glorifica o Senhor, Jerusalém.
Evangelho:Lucas 5,12-16
E, imediatamente, a lepra o deixou.
É reiterado em Jesus sua intenção por incluir os excluídos, por resgatar os marginalizados, por amar os depreciados. Todas essas características estão presentes plenamente nos leprosos, que em Israel representavam o pecado, a impureza, o nojo e temor. Nestas circunstancias, onde o evangelho mostra toda sua novidade e sua vigência para todos os tempos.
Outro elemento mostra toda sua novidade e sua vigência para todos os tempos. Também está presente no texto a confiança à primeira vista entre o querer do leproso e o querer de Jesus. Quando queremos, Jesus também quer conosco. Finalmente, o evangelho destaca a humildade no atuar de Jesus. Sabe que seu poder de amar, de servir e de resgatar a vida se difunde rapidamente por toda região.

Mas Jesus não cai na trama de deixar se seduzir por um messianismo centrado em fama, poder e manipulação psicológica. Jesus prefere o silencio da oração para se encontrar com o Pai, para reafirmar seu compromisso de fazer sempre a vontade de Deus. É nossa oração um encontro com a vontade de Deus que nos pede para curar a lepra do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário