.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Minha mãe e meus irmãos...-Diac. José da Cruz


QUINTA FEIRA DA 33ª SEMANA DO TC 21/11/2013
1ª Leitura Êxodo 14, 21-15,1
Salmo 84(85),8ª “Mostrai-nos Senhor, a Vossa Misericórdia”
Evangelho Mateus 12, 46-50

Neste evangelho, os parentes de Jesus, sua Mãe e seus irmãos, nos diz o texto, foram á sua procura pois queriam levá-lo de volta á casa. Havia um consenso de que ele estivesse louco, falando e fazendo coisas sem o saber.
Jesus era uma ameaça constante á estrutura do templo, pois quebrava todas as regras e normas religiosas excludentes, curava as pessoas de todas as suas enfermidades, e a pessoa não precisava oferecer sacrifício algum pela sua cura. Como a Medicina não estava avançada e as doenças ou enfermidades psicossomáticas eram muitas, a clientela do templo era bem numerosa e as ofertas tinham que ser feitas, nem que fosse rolinhas e pombinhos, para os mais pobres, todos eram tarifados. Era uma forma de se obter a “pureza” institucionalizada. Quem ganhava com isso? A casta sacerdotal, que era em sua maioria Latifundiários proprietários doa animais, vendidos aos cambistas, que os revendiam por um alto preço nas portas do templo, e os sacerdotes ganhavam duas vezes, na venda para o atravessador e depois na oferta, onde uma boa parte lhes pertencia, segundo a lei.
Ora, se eu sou beneficiado com um negócio assim, altamente lucrativo, qualquer pessoa que interferir nesse sistema, tirando a clientela, vou fazer de tudo para tirá-lo de circulação, daí taxaram de Jesus de Louco, e com certeza pressionaram seus familiares sobre os riscos que ele estava correndo, por mexer em um Vespeiro, quando tornava menos lucrativo o negócio dos poderosos.
Agora fica fácil compreender a reação de Jesus diante da comunidade, quando alguém o comunica que sua mãe e seus irmãos estavam fora e queriam falar-lhe. Os que se deixam levar pelos orientações dos poderosos desse mundo, não pertencem á Cristo, não são portanto, sua Mãe e seus irmãos, uma vez que, não é sistema religioso que garante a salvação, mas trata-se de um Dom oferecido a todos os homens através de Jesus Cristo.

A partir de agora Jesus estabelece laços fortes na união dos Homens com Deus, quem ouvir a sua Palavra e seguir seus ensinamentos, procurando fazer a Vontade de Deus, que quer a Vida para todos, este sim tem com ele intimidade, está com ele em sintonia, esse sim pode ser chamado de “sua Família” sua Mãe e seus irmãos. Não dá para pertencer a Cristo mas viver segundo a vontade do mundo...ditada por um sistema que se omite diante de injustiças e desigualdades, e que decreta a morte do mais pobre. Quem concorda ou se omite diante dessa estrutura social injusta, não pode e nem deve apresentar-se como cristão....

Um comentário:

  1. É verdade ! Mais podemos ainda destacar em um âmbito maior , pois é muito importante percebermos que Jesus , ele vem realmente para trazer uma nova realidade de salvação , e é a partir de suas atitudes que tudo vem a contradizer os costumes e tradições da época. "Necessário vos é nascer de novo, da água e do espírito". " Sem mim nada podeis fazer" . Partindo deste pressuposto é que deveremos ter atitudes de conversão, atitudes de zelo, mostrar que a casa de Deus é em primeiro lugar o nosso coração. Sabemos que em momento algum Jesus quis menosprezar os seus, não quis diminuir a sua Mãe, mais fazer cada um de nos entender que é por meio de pequenas atitudes que podemos chegar a ter este encontro individual com Deus, fazendo sempre a sua vontade, para sermos semelhantes a ele. É essencial termos um discurso na Igreja mais profundo a respeito da espiritualidade e da busca da radicalidade Evangélica, não abreviando ou aliviando discursos que se prendi simplesmente a parte social que também nos cabe , mais que é a salvação que Cristo colocou sempre a frente de todas as suas ações e intervenções junto ao povo e aos poderosos da época , que se repeti hoje a partir de conceitos puramente individuais e pensamentos que não comungam com a Igreja de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir