.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ai de vocês, mestres da Lei! -Claretianos



Quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Santo Inácio de Antioquia
Outros Santos do DiaAnstrude de Laon (virgem), Berário I de Le Mans (bispo), Colmano de Kilroot (bispo), Edilberto e Etelredo de Kent (mártires), Florêncio de Orange (bispo), Heron de Antioquia (bispo, mártir), João Colobus (eremita), Mamelta da Pérsia (mártir), Notelmo de Cantuária (bispo), Ricardo Gwyn (mártir), Rodolfo de Gubbio (monge, bispo), Solina de Gascony (virgem, mártir), Vitor, Alexandre e Mariano (mártires). 
Primeira leituraRomanos 3,21-30
O homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei.  
Salmo responsorialSl 129 (130), 1-2. 3-4b. 5-6 (R/. 7)
Do Senhor vem a misericórdia, copiosa redenção. 
Evangelho
Lucas 11, 47-54
Ai de vocês, mestres da Lei!
Continuamos acompanhando Jesus em seu longo debate com os fariseus e mestres da lei. A denúncia de Jesus assinala a responsabilidade histórica dos crimes cometidos por um longo período da história de seu povo. Aquela comida se tornou um tribunal para assinalar culpados. Textos como estes nos demonstram a imagem passiva e a espiritualizada de Jesus, que evita acusar e apontar.
Jesus denuncia os pais dos opositores como responsáveis diretos pela morte violenta dos profetas. Os opositores de Jesus são apontados como cumplices dessas mortes. Trata-se de uma prestação de contas relacionada ao juízo final, do qual não escaparia a geração do tempo de Jesus; porém também à nossa geração será cobrada pelo sangue que foi derramado pelos poderes da morte.
Jesus apela para a sabedoria de Deus, denunciando que os doutores da lei se tornaram donos das chaves do saber, numa lógica de total fechamento. É uma mensagem os que trabalham na formação de líderes, para que não manipulem os saberes e não sejam intolerantes na aplicação da lei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário