.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FINADOS: SERÁ GRANDE A VOSSA RECOMPENSA NOS CÉUS - José Salviano.

2 de Novembro de 2013 

Comemoração de todos os Fiéis Defuntos, Solenidade

Evangelho - Mt 5,1-12a

Domingo dia 02 de novembro

Alegrai-vos e exultai, porque será
grande a vossa recompensa nos céus.


            No tempo de Jesus, os valores, da sociedade eram totalmente contrários aos valores do Reino dos Céus, os quais foram anunciados neste sermão feito  pelo Mestre.
            Nos nossos dias não mudaram nada. Da mesma forma a sociedade valoriza aqueles que têm o poder econômico, e são bem sucedidos na vida. 
            Jesus neste famoso sermão nos mostra que quase tudo o que valorizamos nesta vida não vale nada para a VIDA ETERNA.  Muitos se matam acumulando valores econômicos, riquezas, e quando morrem não levam nada. E o pior, não se dedicam ao devido preparo para merecerem a glória eterna.
            Naquela tempo, assim como hoje, os arrogantes eram o mais valorizados.  Jesus inverteu os valores e proclama que "Bem-aventurados os pobres em espírito".
 Na sociedade ninguém pode demonstrar nenhuma fraqueza, diante dos sofrimentos ou dificuldades desta vida, devendo portanto encarar tudo com muito otimismo e coragem inabalável, caso contrário, será desprezado por todos por ser considerado um FRACO.
            Jesus nos ensina a sermos sinceros e a não pretender tampar o sol com uma peneira e declara: "Bem-aventurados os aflitos, e por que? porque serão consolados"  Na outra vida. Percebe-se aqui neste discurso de Jesus, que o Plano de Deus não é voltado a uma felicidade terrena, mas sim, a uma preparação para conquistarmos a felicidade celestial um dia.
            A nossa sociedade abomina os fracos e covardes, os humildes. Para o Plano de Deus, Jesus afirma: " Bem-aventurados os mansos.  Os bons, os calmos, os humildes...
            E para aqueles que no uso do seu poder terreno vivem praticando injustiças, e se acham os maiorais, os mais importantes da sociedade, capazes de usar e abusar do dinheiro público para o seu conforto, Jesus derruba toda a sua pompa e arrogância mostrando o contrário:  Dizendo que muito mais felizes do que eles, bem-aventurados são todos aqueles que  têm fome e sede de justiça, que têm de sobreviver com salários de fome, porque um dia eles serão  saciados na felicidade eterna pelo Pai celeste.
            Em uma sociedade competitiva, onde os "granfinos" os "colunáveis" nem se aproximam dos fracos, dos pobres, é grande o número daqueles que não abrem suas mãos para dar uma migalha do muito que roubaram, para matar a fome dos seus irmãos, os quais eles nem os consideram como irmãos, Jesus tem uma surpresa:  Ele declarou que felizes mesmo serão os  misericordiosos, os caridosos, aqueles que se importam com os famintos da sociedade, e por que?  Porque eles alcançarão a misericórdia do Pai no dia do julgamento final.
            Nesta vida terrena, os mais valorizados são aqueles que falseiam, enganam, que simulam, que se fazem passar por importantes, que negam ou escondem a verdade, em fim aqueles que são fingidos.  Jesus ao inverter a ESCALA DE VALORES,  anuncia que os mais valorizados no Reino dos Céus, os  bem-aventurados serão os puros de coração, porque eles terão a honra de ver a Deus.
            Numa sociedade em que a violência virou moda, e isso aconteceu pela força da Catequese do Mal iniciada nos filmes, em uma sociedade em que muitos "botam" lenha na fogueira da violência, incentivando a solução dos problemas vitais mediante o uso de armas, Jesus apresentou uma outra solução perfeita, duradoura, e eficiente: Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
            Já para aqueles que vivem perseguindo professores, jornalistas, religiosos e todos aqueles que denunciam os abusos, as injustiças, cometidas pelos poderosos, com o objetivo de continuarem injustamente desfrutando de uma vida de opulência às custas da fome dos excluídos, Jesus adverte afirmando que bem-aventurados serão os  perseguidos por causa da justiça... Felizes e ou bem-aventurados serão todos aqueles, 
quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
            Prezada irmã, prezado irmão.  Se a sua vida está se aproximando do fim, não fique triste, sentindo saudade antecipada da sua experiência vital. Pense:  A nossa vida é pontilhada de momentos bons, agradáveis, e de momentos ruins.  Se você fizer uma avaliação, uma peneira de todos esses momentos, perceberá que o volume dos momentos difíceis supera o volume dos momentos alegres, isso sem contar que muitos dos momentos considerados de felicidade, de prazer, lhe custaram bem caro. Ou eles causaram prejuízos a sua saúde, ou são responsáveis pela sua infelicidade atual, etc.
            Pense: Apesar de sabermos muito pouco a respeito da outra vida, vamos confiar em Jesus Cristo que nos garantiu: Ninguém jamais imaginou quão maravilhoso será o que o Pai preparou para aqueles que o amam.  Não vamos ficar com medo de partir desta vida, pelo fato de estarmos indo para o desconhecido.  Afinal, onde está a nossa fé?   Precisamos nos desapegar de tudo por aqui. Chegou a hora? Então chegou. mesmo porque, não tem mais graça vivermos com os nosso limites quase zerados, dando trabalho aos nossos familiares, e sofrendo a cada dia mais.  Isso é viver?  Preparemo-nos para viver de verdade e eternamente na glória que  Deus nos preparou. Ou você está com medo de não merecer esta glória? Ainda está em tempo. Procure um sacerdote e ele vai resolver tudo.    Coragem!

                                   José Salviano

Um comentário:

  1. Também é feliz quem tem fé e tem coragem de testemunha-la. AVANTE GUERREIRO...........................
    NÃO DESISTA. SIGA EM FRENTE.

    ResponderExcluir