.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Padre Queiroz

Sábado - 9 de Novembro de 2013 - Evangelho - Jo 2,13-22

Jesus estava falando do Templo do seu corpo.
Hoje nós celebramos o aniversário da dedicação da Igreja de Latrão. Dedicação é inauguração junto com a bênção do novo prédio. A Igreja de Latrão fica em Roma e foi construída pelo imperador Constantino no século IV. Chama-se Igreja Cristo Salvador. O nome popular Igreja (ou Basílica) de Latrão é porque fica no Bairro Latrão. Ela é a catedral da diocese de Roma, cujo bispo é o Papa, e é considerada a mãe e cabeça de todos os templos de Roma e do mundo católico-romano.
Para nós, celebrar o aniversário da bênção desta igreja é renovar a nossa adesão à cátedra de S. Pedro. Cátedra significa cadeira. Os papas vão se sucedendo, mas a cátedra deles é a mesma e o primeiro que se sentou nela foi S. Pedro.
No fundo, hoje é a  bênção da igreja catedral da nossa diocese, da nossa igreja matriz, ou da nossa capela, apesar de geralmente não sabermos o dia em que ela foi abençoada e inaugurada.
O Evangelho narra a expulsão dos vendilhões do Templo. O gesto de Jesus, de expulsá-los, foi porque, como Jesus disse, eles estavam transformando a casa de Deus em local de comércio. O gesto mostra o amor de Jesus a Deus Pai e o zelo que ele tinha em proteger as coisas mais ligadas a ele. Daí a lembrança dos discípulos, da frase que está no Salmo 69,10: "O zelo por tua casa me consumirá".
Nós também precisamos zelar pelo bom ambiente da nossa igreja ou capela. Que tudo favoreça a oração: o silêncio, a limpeza, boa ornamentação e decoração, e principalmente o nosso bom exemplo. Através desse zelo manifestamos o nosso amor a Deus.
“Estava próxima a Páscoa dos judeus.” É assim que o evangelista João começa a narrar a cena, para nos lembrar que a morte de Jesus aconteceria naquela Páscoa. Jesus foi corajoso; mesmo sabendo do perigo que corria, defendeu com energia a Casa de Deus.
“Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Jesus está falando do Templo do seu corpo. Ele dá um passo à frente e lembra que o principal templo de Deus é o nosso corpo, onde Deus habita, desde o nosso batismo. "Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós" (1Cor 3,16-17).
E mais na frente S. Paulo fala: “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo... Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (1Cor 12,12-13.27). É importante zelar pela Igreja viva, que é a Comunidade cristã, porque ela é o referencial de caminho, verdade e vida para o povo, mesmo para os que não a freqüentam. “Se o sal perde seu sabor, com que se salgará?” (Mt 5,13).
Certa vez, uma congada fez a sua apresentação de músicas e danças numa igreja. A fim de que todos pudessem ver, fizeram no presbitérios, isto é, subiram os degraus e apresentaram bem pertinho do Altar.
No final, ao saírem de lá, todos eles desceram os degraus de fasto. Alguém perguntou depois ao grupo por que fez aquilo. Eles responderam que foi para não virarem as costas para o Altar, que representa Jesus Cristo, o Rei dos Reis.
A congada é uma dança que, no Brasil, foi criada pelos escravos vindos do Congo. E lá, as pessoas da corte não viram as costas para o rei, mas saem de sua presença de fasto. É um sinal de respeito que eles têm para com o rei.
Nós precisamos respeitar mais a nossa igreja, pois é a casa de Deus, a casa do nosso Rei Jesus.
Maria Santíssima, na Ladainha, é chamada de Casa de Ouro, porque o seu seio abrigou o Rei do universo, que é representado pelo ouro, o rei dos metais. Que ela nos ajude a zelar pela nossa igreja ou capela.
Jesus estava falando do Templo do seu corpo.


Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário